sábado, 14 de novembro de 2015

História dos aprovados. Marcelo Assis


Fala, galera!

Hoje, cá estou para compartilhar com vocês a minha trajetória nesse mundo dos concursos. Antes de mais nada, apresento-me:  meu nome é Marcelo Assis, tenho 31 anos (com rostinho de 20, como se vê :P). Atualmente,  ocupo o cargo de Técnico do INSS, juntamente com o colega Leon Góes, e sou formado em RH ( É… isso mesmo: aqueles cursos da universidade cujo Celso  Portiolli diz que lá você pode!).

Sempre estudei em escola pública  e, assim como alguns daqui, adorava fazer guerra com Bolachas Maria, jogar bolinhas de papel no ventilador (no meu tempo era ventilador  de teto. Rsrsrs…), fazer aqueles batuques no fundão da sala… entre outras  “artes”, sendo  que o meu sonho era ser jogador de futebol, mas, por ser meio rechonchudo, não deu para seguir carreira. Então, em 2001, terminei o ensino médio.

Depois disso, a chapa esquentou: tive que arrumar um trampo para ajudar em casa, pois meu pai era pedreiro , minha mãe costureira e eles não podiam ficar sustentando essa coisa linda que escreve a vocês no momento. Até meados de 2006, trabalhava pesado, muitas horas por dia e sem muita perspectiva de crescimento, embora sempre me questionara o que seria da vida. Aí, em mais um dia de rotina, TUDO MUDOU! Um amigo de infância e  de colégio me propôs:  Marcelão, vamos estudar para o concurso da Polícia Militar? Eu nunca gostei manusear armamentos, tinha/tenho pavor de coisa do tipo. Porém, ACEITEI frequentar o cursinho aqui da minha cidade.

Logo no primeiro dia de aula, uma sala com mais de 100 pessoas, um calor dos infernos e eu sem base nenhuma das épocas de colégio. Resultado: estudei por alguns meses e fui fazer a prova. Óbvio, não livrei nem a nota de corte. Me senti um lixo! Mas, embora não possua o dom para a maioria da coisas,  eu tenho um ponto que julgo positivo:  sempre fui competitivo e teimoso! Quando me interesso por algo, faço valer! Não enxergo metas inalcançáveis, nem obstáculos insuperáveis. E assim, continuei estudando para concurso.

Trabalhava e estudava ao mesmo tempo. Aos poucos, os resultados foram aparecendo. Em 2008, já com um pouco mais de bagagem, resolvi estudar para o INSS e descobri uma paixão: o Direito Previdenciário!  Cara, aquilo era o que desejava para minha vida. Além de achar extremamente prático, sabia que teria a chance de ajudar as pessoas. Aconteceu que a prova já estava em cima, e eu ainda não estava preparado o suficiente para passar nas vagas ( mesmo assim fiquei em 28º, de um total de 12 classificados). CHOREI, mas não desisti !!!

Comecei a investir pesado em bons materiais (entre os quais, o de questões comentadas do Professor Hugo e o curso prático do Professor Ítalo Romano). Só que o concurso do INSS não saia! Fui muitas vezes para Recife fazer provas do Cespe, da Esaf e da FCC. Às vezes voltava animando, às vezes conferia o gabarito do Cespe e ficava devendo pontos (Rrsrsrsr…). Então, em 2010, fui FINALMENTE NOMEADO em concurso da prefeitura da minha cidade. Não era ainda o que queria, mas já dava para ter uma tranquilidade maior. Pela primeira vez, vi nomezinho em um diário oficial! Continuei  estudando, querendo algo melhor para minha vida. Eu tinha uma escala de serviço muito boa – trabalhava um dia de 24 horas e folga três seguidos. Aí, poucos meses depois, perdi minha mãe para um câncer letal e fiquei alguns meses “sem chão”, mesmo assim, voltei aos estudos, cursei uma faculdade beeeeem a distância e os resultados vieram com força total: fui aprovado no MPU,  no IFPE, na UFPE, no TJPE e, finalmente, no INSS 2011/2012! Lembro do  dia que saiu a nomeação no INSS, coloquei o tema da vitória de Ayrton Senna umas 50 vezes no último volume e agradeci a Deus por tudo!!!  Foi emocionante!!! Eu, aquele cara que tinha mil motivos para desistir, estava sendo momeado para ser servidor público federal no INSS!!! 

Só que, como de costume, comecei a estudar para concursos novamente (isso é viciante!!!) e logo meus olhinhos começaram a brilhar para o cargo de Auditor Fiscal… Muitas matérias e muita gente boa na parada. Pois é, meus amigos… o combustível do desafio mais uma vez estava em mim. Com  cerca de um ano de estudos e várias renúncias, o resultado, novamente, surgiu:  de 7 mil inscritos, apenas 9 % livram a nota de corte e lá estava eu entre 694 os (em 248º) aprovados do concurso para o cargo de Auditor Fiscal do Tesouro de Pernambuco. CLARO, não é uma classificação tão significante assim, mas, para aquele aquele cara lá do começo do texto, tendo chances de ser nomeado ainda para esse cargo, digo a vocês, que ainda estão na batalha (eu ainda estou também, hein?!), com  toda humildade e certeza: Somos o que fazemos repetidamente. Por isso, o mérito não está na ação, e sim no hábito.”


Abraços! 

49 comentários:

  1. Parabéns !!!
    Tem dias que bate um desespero, uma dúvida, e ler histórias de colegas que estiveram no mesmo barco e chegaram lá é sempre inspirador!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Força, minha amiga! Sua hora irá chegar! Para você, recomendo o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ncYJ1BRu7fA

      Excluir
    2. Hahahaha Legal !!!!!
      Vou salvar aqui na minha pasta do youtube para ouvir na hora esperada !!!

      Excluir
    3. Estou emocionada com o texto. Deus te abençoe muito rapaz. Tenho certeza da minha aprovação. Deus não colocaria um desejo em meu coração se eu não tivesse a capacidade de realizá-lo. ELE sabe que é o meu sonho ser concursada e ter a tão esperada estabilidade. Marta Manesco Botucatu/SP

      Excluir
  2. Parabéns, camarada! Quando fazemos nossa parte Deus nos ajuda! Um forte abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, meu amigo! Desejo-te sucesso! Faça o bem às pessoas e se dedique aos estudos! Esse é o segredo infalível! Abraços!

      Excluir
  3. Nossa parabéns e que história emocionante !

    ResponderExcluir
  4. Que emoção, choreiii largado kkkk, linda história, emocionante!, vou colocar esse hino ai da vitória do ayrton senna deu até pra imaginar a cena, amei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Força, minha amiga! Sua hora irá chegar! Para você, recomendo o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ncYJ1BRu7fA

      Excluir
  5. Que legal cara!!! Vc é persistente viu! Kkkkk!
    Deus te abençoe meu irmão! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, meu amigo! Desejo-te sucesso! Faça o bem às pessoas e se dedique aos estudos! Esse é o segredo infalível! Abraços!

      Excluir
  6. Parabéns cara! Você é merecedor!! Me identifiquei em algumas partes da sua história. O seu texto nos motiva a seguir em frente e nunca desistir dos nossos sonhos. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, meu amigo! Desejo-te sucesso! Faça o bem às pessoas e se dedique aos estudos! Esse é o segredo infalível! Abraços!

      Excluir
  7. Acho que me identifiquei com a parte das bolinhas de papel kkk Parabéns!!! Que Deus continue abençoando :)

    ResponderExcluir
  8. Acho que me identifiquei com a parte das bolinhas de papel kkk Parabéns!!! Que Deus continue abençoando :)

    ResponderExcluir
  9. Obrigado, meus amigos! Desejo sucesso a vocês! Façam o bem às pessoas e se dediquem aos estudos! Esse é o segredo infalível! Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Guerreiro!!! Teve foco e conseguiu. Parabéns! Que sua caminhada seja iluminada.

    ResponderExcluir
  11. Guerreiro!!! Teve foco e conseguiu. Parabéns! Que sua caminhada seja iluminada.

    ResponderExcluir
  12. Guerreiro!!! Teve foco e conseguiu. Parabéns! Que sua caminhada seja iluminada.

    ResponderExcluir
  13. Guerreiro!!! Teve foco e conseguiu. Parabéns! Que sua caminhada seja iluminada.

    ResponderExcluir
  14. Guerreiro!!! Teve foco e conseguiu. Parabéns! Que sua caminhada seja iluminada.

    ResponderExcluir
  15. Histórias, nossas histórias,..., dias de luta, dias de Glória! PARABÉNS! Me emocionei!

    ResponderExcluir
  16. Meus parabéns, Marcelo! Quero ter essa mesma perseverança e ser nomeada no INSS. Também fiz o concurso de 2012 e fiquei em 48°. No mesmo ano fiz o concurso da CEF e estou lá por enquanto. Sua história nos anima a continuar lutando! Grande abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  17. “Somos o que fazemos repetidamente. Por isso, o mérito não está na ação, e sim no hábito.” Cara ameiiiii.... Assis e Aristóteles.... me animou mto! TUA HISTÓRIA É MOTIVANTE! VOCÊ SUPEROU TUDO! Que DEUS te abençoe!

    ResponderExcluir
  18. linda e emocionante sua história, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  19. Emocionante sua história, Marcelo Assis, acho parecido com a minha, também tenho 31 anos e também perdi minha Mãe para um câncer letal, em maio deste triste ano. Também fiquei sem chão por alguns dias, na verdade nunca sai da cabeça da gente, mas mesmo assim, peço a Deus forças para continuar estudado, desde de 2012, época em que prestei o concurso do INSS, sem lograr êxito. É muito gratificante agente conhecer essas histórias, principalmente a sua, Marcelo, pois além de saber que sempre teremos altos e baixos nessa caminhada que não é fácil para os concurseiros e concurseiras que não desistem de seus objetivos, temos a prova concreta que não existem obstáculos que superem a persistência. Obrigado por compartilhar essa história de superação e vitórias.

    ResponderExcluir
  20. Obrigada por compartilhar conosco sua história. Precisamos de motivação sempre. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  21. Obrigada por compartilhar conosco sua história. Precisamos de motivação sempre. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  22. Marcelo, amigão, me orgulho de trabalhar com uma pessoal do seu quilate. Você merece voos mais altos, com certeza atingirá o topo. Fé, Força e Esperança, é o que te desejo...

    ResponderExcluir
  23. Meu Deussss 31 anos? você usa os produtos jequiti?

    ResponderExcluir
  24. Só não concordo com uma coisa nesse texto: "estudar pra concurso vicia" hahah. Deus me livre! Se eu passar nesse, adeus livros e apostilas de concursos, me dou por muito mais que satisfeita e realizada. Mas isso vai da amibição de cada um.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  25. Depoimento muito bom!! Valeu Marcelo! Também estou nesta luta, fui aprovado no concurso IFTM, mas as convocações estão paradas, sou o próximo da lista (Deus sabe todas as coisas). Abraço e sucesso pra você!

    ResponderExcluir