sábado, 7 de novembro de 2015

Questão Cespe/UnB (nº 23)

Cespe/UnB. 2010. Promotor de Justiça – MPE-ES.

Com relação ao reajustamento do valor dos benefícios, ao tempo de serviço para fins previdenciários e à carência, assinale a opção correta.

A) O reconhecimento da atividade exercida como especial é disciplinado pela lei vigente à época da prestação do serviço, por força do princípio tempus regit actum, passando a integrar, como direito adquirido, o patrimônio jurídico do trabalhador, não se aplicando retroativamente legislação nova mais restritiva.
B) No primeiro reajuste da renda mensal inicial da aposentadoria concedida na vigência da Lei n.º 8.213/1991, deve-se aplicar integralmente o índice oficial de correção, independentemente do mês de concessão do benefício previdenciário.
C) O tempo de serviço rural anterior à vigência da Lei n.º 8.213/1991 não será considerado para efeito de carência, mas poderá ser computado como tempo de contribuição, para efeito de aposentadoria, mediante o recolhimento das respectivas contribuições.
D) As contribuições que o segurado contribuinte individual pagar em atraso não serão consideradas para efeito de carência nem serão computadas como tempo de contribuição para efeito de aposentadoria, ainda que comprovado o exercício de atividade abrangida pela previdência social.

E) O trabalho infantil é repudiado pelo ordenamento jurídico brasileiro, de acordo com a CF, de modo que é inadmissível a contagem do trabalho rural em regime de economia familiar antes dos quatorze anos de idade, para efeito de aposentadoria.

20 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Leon, seria possível fazer um texto explicando as modificações da lei 13135 na causa de perda da pensão por morte e por outro lado explicar a perda da qualidade de dependente do filho e irmão, art. 16 e art. 77 da lei 8213 ? está muito confuso !

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Havia respondido C, mas numa análise mais minuciosa, vi que a correta é a letra A.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que o que está errado na letra c seja "mediante o recolhimento das respectivas contribuições", pois, em tese, o seg esp nao precisa comprovar a contribuição e sim o efetivo exercício da atividade rural.

    ResponderExcluir
  7. Acredito que o que está errado na letra c seja "mediante o recolhimento das respectivas contribuições", pois, em tese, o seg esp nao precisa comprovar a contribuição e sim o efetivo exercício da atividade rural.

    ResponderExcluir
  8. O erro da "c" é que o recolhimento das contribuições é necessário para usar esse período como carência e nao como periodo de contribuição, exceto no caso do segurado especial que tem que comprovar só o efetivo exercício para carência

    ResponderExcluir