sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Questão Cespe/UnB (nº 44)

Cespe/UnB. 2015. TCU – Procurador do Ministério Público

Acerca dos benefícios e serviços previdenciários em espécie, assinale a opção correta.

A) O auxílio-doença deve ser equivalente a uma renda mensal igual a 100% do salário de benefício.
B) Conforme a legislação previdenciária atual, a conversão da aposentadoria por invalidez em aposentadoria por idade ocorre de modo automático e sem quaisquer requisitos.
C) No cálculo do salário de benefício da aposentadoria por idade, a média aritmética simples dos maiores salários de contribuição correspondentes a 80% de todo o período contributivo poderá por opção do segurado, ser multiplicada pelo fator previdenciário quando resultar majoração do valor mensal da prestação, nos termos do entendimento do STJ.
D) Conforme entendimento do STJ, a averbação de tempo de serviço rural sem o recolhimento das contribuições previdenciárias prestado anteriormente à Lei n.º 8.213/1991 poderá ser computada para fins de elevação da renda da aposentadoria por idade, à razão de 1% por ano de atividade rural prestada.
E) De acordo com o STJ, para fins de aposentadoria especial, é taxativo o rol de agentes nocivos listados em regulamento.


GABARITO

37 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. C ou e que dúvida ....
    Não sei o q Stj acha do rol....
    A opção do fp é do segurado ou obrigação do Inss usar (cálcula com Fp e sem e concede o mais vantajoso ) ??? :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com relação à alternativa E:

      Decreto 3048: o rol de agentes nocivos é exaustivo(taxativo), enquanto que as atividades listadas, nas quais pode haver a exposição, é exemplificativa.

      Superior Tribunal de Justiça (STJ): o rol de agentes nocivos é exemplificativo.

      Excluir
  4. Pessoal, estou com dúvida na questão abaixo: vcs conhecem esse entendimento do STJ: realmente está certo?
    De acordo com entendimento do STJ, é possível a aplicação de índice inflacionário negativo sobre a correção monetária dos débitos previdenciários, desde que se preserve o valor nominal do montante principal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está certo, sim. É um entendimento recente que já caiu mais de 1x nas provas da CESPE

      Excluir
  5. Essa questão realmente está certa? Não encontrei nada na lei a respeito disso...
    O reconhecimento da atividade exercida como especial é disciplinado pela lei vigente à época da prestação do serviço, por força do princípio tempus regit actum, passando a integrar, como direito adquirido, o patrimônio jurídico do trabalhador, não se aplicando retroativamente legislação nova mais restritiva.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de tirar uma duvida sobre "poderá por opção do segurado"...sobre o fator previdenciário fica a escolha do segurado ou do pessoal do inss aplica -lo????

    ResponderExcluir
  7. Estou com dúvidas....o fator previdenciário fica a critério do INSS ou próprio segurado tem esse direito de escolha???

    ResponderExcluir
  8. Estou com dúvidas....o fator previdenciário fica a critério do INSS ou próprio segurado tem esse direito de escolha???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que o Professor explicou, o INSS faz os dois cálculos, na prática hoje o Sistema já faz isso automático (para quem tem o CNIS atualizado claro).

      Excluir