quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Questões Cespe/UnB (nº 66)

Cespe/UnB. 2008. INSS Prova: Técnico do Seguro Social

Miguel, civil, brasileiro nato que mora há muito tempo na Suíça, foi contratado em Genebra para trabalhar na Organização Mundial de Saúde. Seu objetivo é trabalhar nessa entidade por alguns anos e retornar ao Brasil, razão pela qual optou por não se filiar ao regime próprio daquela organização. Nessa situação, Miguel é segurado obrigatório da previdência social brasileira na qualidade de contribuinte individual.

(  ) Certo    (  ) Errado

41 comentários:

  1. Nossa, já resolvi essa questão no mínimo 30 vezes.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, já resolvi essa questão no mínimo 30 vezes.

    ResponderExcluir
  3. certo, mas essa não cai mais não , kkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. certo, mas essa não cai mais não , kkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Em reunião realizada na tarde da última quarta-feira (27), junto a representantes da Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social), a presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, Elisete Belchior, afirmou que o concurso do INSS registrou, até o momento, mais de 1 milhão de inscrições. A expectativa é que este número ainda aumente consideravelmente, já que faltam mais de 20 dias para o término do período para se candidatar. 

    Se o prazo terminasse hoje, por exemplo, a concorrência seria de aproximadamente 1.052 candidatos por vaga, já que o objetivo do INSS é preencher 950 postos imediatos, embora tradicionalmente o instituto costume convocar um número de aprovados excedente ao quantitativo de vagas oferecido em suas seleções. Os cargos envolvidos no atual concurso são os de técnico e analista do seguro social, que exigem níveis médio e superior, respectivamente. 

    O processo seletivo está sendo organizado e promovido pelo Cespe/UnB e a ficha de inscrição para o concurso deve ser preenchida até o dia 23 de fevereiro no site da organizadora (www.cespe.unb.br). São cobradas taxas de R$ 65 para técnico do seguro social e R$ 80 para analista do seguro social.

    ResponderExcluir
  6. Leon,
    O comentário da questão 58 diz que o restado seria 75%, caso fosse 27 anos de TC, porém ultrapassou 1 ano de contribuição (28 anos) o que daria mais 5%, passando a ser 80% e não 75%. Esse raciocínio está correto???

    ResponderExcluir
  7. Maria estava contribuindo para a seguridade social como segurada facultativa, no valor de 11% do salário mínimo a 3 meses, quando foi informada por uma amiga que poderia contribuir de uma forma menos onerosa e que teria os mesmos direitos. Maria não possuia renda própria, a renda total do seu grupo familiar é 3 salários mínimos ela está inscrita no CadUnico e mantém seu cadastro atualizado. Um mes apos começar a contribuir para a seguridade social da nova forma Maria descobriu que estava grávida de 2 meses. Após a feliz notícia Maria continuou contribuindo para o INSS da nova forma que sua amiga orientara. Quando o bebe nasceu Maria deu entrada no pedido do salário maternidade.
    O INSS negará o benefício protocolado por Maria em virtude de falta de carencia do benefício
    ( ) certo ( ) errado

    ResponderExcluir
  8. pessoal, alguém tem noção do horário que se iniciará a prova de técnico???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser as 14:00 até as 17:30 horário de Brasília.

      Excluir
  9. como certo???
    não foi informado a quantidade de pessoas em seu grupo familiar....

    ResponderExcluir
  10. Art. 4o Para fins deste Decreto, adotam-se as seguintes definições:

    I - família: a unidade nuclear composta por um ou mais indivíduos, eventualmente ampliada por outros indivíduos que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas por aquela unidade familiar, todos moradores em um mesmo domicílio.

    II - família de baixa renda: sem prejuízo do disposto no inciso I:

    a) aquela com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo; ou

    b) a que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos;

    ResponderExcluir