sexta-feira, 25 de março de 2016

Questão Cespe/UnB (nº 90)

Cespe/UnB. 2011. Órgão: TRF - 3ª REGIÃO. Prova: Juiz Federal

A) O salário-família é devido ao segurado empregado, exceto ao doméstico, e ao segurado trabalhador avulso, na proporção do número de filhos e independentemente da renda do segurado.

B) Suponha que José, segurado facultativo, tenha recolhido sua última contribuição previdenciária em janeiro de 2011 e falecido em 17/9/2011. Nesse caso, José perdera a qualidade de segurado antes da data do óbito.

C) A renda mensal inicial do auxílio-doença é de 91% do salário de benefício, que corresponde à média aritmética simples dos maiores salários de contribuição relativos a 80% de todo o período contributivo, multiplicada pelo fator previdenciário.

D) O serviço social, que compreende a orientação aos segurados e dependentes sobre seus direitos e deveres perante a previdência social, é prestado de forma gratuita e sem prioridade a qualquer beneficiário.

E) Todas as empresas estão obrigadas a preencher um percentual de seus cargos com trabalhadores reabilitados e só podem dispensar um trabalhador reabilitado após a contratação de substituto de condição semelhante.

33 comentários:

  1. Se a B está correta, qual o erro da letra E?

    ResponderExcluir
  2. Já achei o erro, não são todas as empresas que são obrigadas a preencher um percentual de seus cargos com trabalhadores reabilitados. Somente aquelas com 100 ou mais empregados!.

    ResponderExcluir
  3. B. Pois a qualidade de segurado facultativo é devida por seis meses.

    ResponderExcluir
  4. B. Pois a qualidade de segurado facultativo é devida por seis meses.

    ResponderExcluir
  5. B. Perde a qualidade no 16º dia do 8º mês, no caso, dia 16 de setembro.

    ResponderExcluir
  6. Somente empresas a partir de 100 funcionários. :)

    ResponderExcluir