segunda-feira, 23 de maio de 2016

O concurso do INSS passou. E agora?

Em 2012, após o resultado da prova para a citada autarquia, era essa a pergunta que vinha em minha mente. Foram meses e mais meses me preparando para uma prova, estudando de seis a oito horas diárias, focado como se não existisse mais nada após o dia do certame. Então, recebo a notícia de que havia ficado em segundo lugar para uma agência que só havia uma vaga, inicialmente.

Ali, naquele momento, a realidade batia em minha porta avisando "ei, existe vida após o concurso!" e eu precisava tomar uma decisão: ou eu parava um pouco e esperava para ver no que dava, aguardava para descobrir se seria chamado ou não; ou então, mantinha o ritmo de estudos que eu estava levando e já começava a focar em outro concurso. A opção que eu fiz foi aguardar, não quis seguir estudando. Passei um ano "parado", sem querer olhar para livros de concursos, apenas lendo notícias sobre o INSS, na expectativa de que fossem autorizadas mais nomeações. Eu dei sorte, porque minhas expectativas se concretizaram. Autorizaram mais nomeações e, depois de um tempo fui nomeado.


Porém, apesar de ter sido chamado posteriormente, não acho que fiz a escolha correta. Deixei de estudar e, consequentemente, não agarrei outras oportunidades que passaram por mim, inclusive de concursos bem melhores que o INSS. Perdi o ritmo de estudos que havia adquirido e até hoje sofro para retomá-lo. A opção que fiz foi arriscada e pouco inteligente. 

Portanto, minha dica para os que vão precisar se deparar com essa escolha é: NÃO PAREM! Aproveitem o ritmo de estudos e os conhecimentos que adquiriram (isso vale muito mais que qualquer cargo público), vocês têm o poder em mãos e na cabeça e só o que os separa do cargo público almejado é algum tempo a mais de dedicação e uma prova. 

Trabalho no INSS e estou por dentro do concurso de 2016 há um tempo, o que me fez ter a oportunidade de conhecer os candidatos e o seu grau de preparação intelectual. E isso me dá propriedade para dizer com total segurança que: as pessoas que não passarem nessa prova "por pouco", na verdade merecem coisa muito melhor que trabalhar no INSS. E os que passarem nem se fala, não deviam nem ter perdido o tempo deles estudando para essa prova. 

Destruir uma concorrência de mais de mil pessoas para uma vaga para ganhar cinco mil reais por mês? Cara, existem muitas e muitas pessoas no Brasil que não têm 10% da tua inteligência e conhecimento e que são milionárias. Se conformar com esse cargo é um desrespeito com o teu potencial.

Não estou desmerecendo o cargo nem o seu salário, os números de inscritos no concurso mostram o tanto de pessoas que gostariam de estar na posição de técnicos do seguro social. Ter estabilidade financeira é uma ótima oportunidade para poder dar seguimento aos seus projetos de vida. Mas, é preciso ter mais ambição! Não se conformem com tão pouco, porque eu tenho certeza que muitos que vão se desanimar por não ter passado nesse concurso, têm potencial para passar em outros muito melhores. E os que erguerem a cabeça e seguirem adiante, vão passar, de fato.

Por isso, aconselho que sigam estudando, não parem, pois as coisas boas chegarão em suas vidas antes mesmo do que vocês esperam. 

65 comentários:

  1. Que assim seja. Amém.

    ResponderExcluir
  2. Todavia o sentimento que fica leon é de incompetência e desilusão consigo , visto que estudasse tanto e não conseguisse mais uma vez ! juntarei os cacos e continuarei na luta , vinha estudando 10h por dia e desde a prova não toco nos livros , contudo sou pobre e tenho que continuar , valeu leon e um abraço !!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, não fique assim, larguei o emprego, estudei de 12 a 16 horas por dia, mal dava atenção para minha filhinha de 2 anos e esposa. A prova no dia do meu aniversário e qual foi o presente? 13 erros em 120 kkkk minha nota foi lá me baixo fuuuuu 86 líquidos pra minha GEX não vou nem ser classificado. Sabe o que eu estou sentindo? felicidade, é estou orgulhoso, não foi dessa vez mas não vim até aqui para desistir. Minhe esposa estudava para o BACEN, mal tínhamos dinheiro para as contas básicas, ela estuva com materiais doados por outros concurseiros, ela foi reprovada claro, mesmo assim continuou e meses depois foi aprovada Para ATA receita federal.Não desista!!! Abrax.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Infelizmente não consegui a pontuação necessária pra passar nesse concurso, mas não vou desistir de ganhar a guerra porque perdi uma batalha.

    ResponderExcluir
  4. EITA lEON PORRETA. eSTOU PENSANDO EM AFT, FAZ UMA GUINADA AQUI NA SUA PÁGINA E AJUDA A GENTE!!!!!
    P.S= ESCOLHI ESSE PQ TEM 'PREVI', PORQUE SIMPLESMENTE ME APAIXONEI POR ELE, NÃO POSSO MAIS VIVER SEM ESTUDAR PREVIDENCIÁRIO, É MUITO EMOCIONANTE... KKKKKK

    ResponderExcluir
  5. Você é admirável! Como se diz: Filho de peixe, peixinho é.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Leon!!! Podemos muito mais, o INSS só foi teste!!! Vamos projetar mais alto!!! Com Deus na frente tudo é possível!!!

    ResponderExcluir
  7. Leon se puder me esclareça uma duvida. Numa gex q tem 6 vagas, sendo 1 para deficientes e 1 para negros quantos serão aprovados p/ ampla concorrencia? Ja vi que para 6 vagas são 25 aprovados mas quantas dessas vagas são para ampla concorrencia? E esses 25 aprovados ja é contando com as 6 vagas ou é a mais?

    ResponderExcluir
  8. Você foi muito feliz em suas palavras!

    ResponderExcluir
  9. Leon, a título de comparação, para termos uma base, no concurso que você prestou, quantas vagas a mais foram autorizadas?
    Essas nomeações são feitas no diário oficial? Temos que acompanhar diariamente? Como funciona?

    P.S.: agradecida pelas palavras de conforto.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom Leon, sinceras palavras as suas, Deus o abençoe mais! Todavia para quem tem só o nível médio o cargo de T. do Seg. Social já é muita coisa sim, não estou dizendo que paremos por aí, é chegar lá e continuar correndo atrás de mais, mas ganhar 5 mil com o nível médio já é muito em qualquer esfera, seja no serviço público e mais ainda no privado, sem que o TCU paga mais para nível médio e alguns outros porém para quem tem pressa essa era uma ótima oportunidade; mas sigamos com Fé em Cristo Jesus e Foco...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas Lira, parabéns; seu comentário foi muito melhor do que todo o texto do prof Leaon....nada contra o prof.....mas vc arrasou em seu comentário!!!

      Excluir
    2. Oh Ticia, obrigado! Que bom que gostou; apenas expressei minha opinião em que vejo que essa porta do INSS é muito boa sim, aliás mas que isso, rsrs, mas sigamos com Fé, a Bíblia diz que Fé é a certeza das coisas que não se vê mas que se espera, com certeza sei que Deus está no controle e sabe o que faz, como sempre. Te desejo sorte e que Deus te abençoe! Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  11. Leon, tenho uma dúvida, fiz 45 pontos líquidos no na prova do Inss-Técnico 2016, Com esta nota tenho chances de ser nomeado? Fortaleza-Ceará.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado pelo texto! Muito inspirador! De fato, em um concurso com mil, dois, três, seis mil pessoas por vaga, ficar entre os primeiros, dentro do número de vagas ou não, demonstra a capacidade excepcional da pessoa. Pode-se conseguir tanta coisa quando se alia vontade com capacidade.

    ResponderExcluir
  13. Leon, sobre a escolha da cidade, os primeiros poderão escolher em qual das cidades da gerencia serão lotados?

    ResponderExcluir
  14. Leon, apesar de não haver muito no que se basear, você tem alguma opinião sobre quantas ou quais questões serão anuladas ou terão o gabarito alteradas?

    ResponderExcluir
  15. Muito obrigada, Leon! Precisava ler isso hj. Aproveito pra dizer pra vc que tbm não desista, vc tem um potencial gigantesco e merece muito mais que o INSS.

    ResponderExcluir
  16. Por essas e outras gosto do blog!Independentemente do resultado que vier, o segredo é não parar nunca de buscar algo melhor. Em frente!

    ResponderExcluir
  17. Nosso cérebro é composto por bilhões de neurônios e o mais legal de saber disso é que temos as mesmas quantidades de células neuronais então somos todos iguais a diferença está na capacidade de lutar as guerras e não se dar por vencido..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa! É isso mesmo, o que diferencia é a força de vontade.

      Excluir
  18. Nosso cérebro é composto por bilhões de neurônios e o mais legal de saber disso é que temos as mesmas quantidades de células neuronais então somos todos iguais a diferença está na capacidade de lutar as guerras e não se dar por vencido..

    ResponderExcluir
  19. Eu estou com medo de prosseguir. Meus pais idosos, estudar mais um ano, minha idade vai para os 33 anos. Estou anos fora do mercado do trabalho.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis Diego!!!! Só nós mesmos sabemos a dor do próprio calo mas quer um exemplo: Tenho 49 anos, chefe de familia, duas bocas adolescentes pra sustentar, trabalhando das 14 as 22, relativamente satisfeito com meu salário na iniciativa privada porém, sinto que estou perto de realização do meu sonho de ser servidor público federal...Não desista rapaz, quando chegar a minha idade ira se arrepender. fato!

      Excluir
    2. ei menino, isto deveria ser uma razão a mais para você continuar, não?
      E olha, no mais: ninguém tem pena de ti. Estude e conquiste seu lugar.

      Excluir
    3. parabéns Mauricio Azevedo esse é o pensamento !!!!!!!

      Excluir
    4. parabéns Mauricio Azevedo esse é o pensamento !!!!!!!

      Excluir
    5. Obrigado George!!! O pior obstáculo é normalmente o primeiro, e o primeiro somos nós mesmos...kkkkkk!!!!

      Excluir
  20. Gostei da sinceridade!! Obrigada pelo conselho.

    ResponderExcluir
  21. Você está certo.
    Preciso voltar para minha rotina de estudo. Ainda estou um pouco decepcionada, porém, vida que segue. O mundo não acabou.

    E vou fazer isso hoje.
    Que Deus abençoe e que eu volte a minha rotina de estudo.
    Obrigada pelas suas palavras.

    ResponderExcluir
  22. Gratidão Leon! Tuas palavras confortam e nos fazem ver que existem outros concursos, precisamos prosseguir! Conhecimento não se perde! Enfim, foi uma semana difícil para todo mundo que se dedicou. Mas é preciso continuar! Agradeço à voce e ao teu pai por toda ajuda nesse período. Desejo muita luz e bênçãos para tua família! Carlise.

    ResponderExcluir
  23. Quem fez pra GEX Santo Antonio de Jesus - BA, qual a preferência de vocês ?

    ResponderExcluir
  24. Sabias palavras. Eu talvez consiga passar, mas no final da semana que vem retorno esses estudos. Época de prova na faculdade é fogo. Mas estou feliz com meu resultado, não esperava, estudava umas 4h/dia desde janeiro desse ano e mês passado dei um gás maior. Errei 18, mas com os recursos pode mudar, quase não acreditei.
    Com relação ao salário... Cara, tá tão difícil arrumar um estágio ou um trampo pra ganhar 2 mil, quem dirá 5 mil. Conheço muita gente com superior que tá aceitando QQ coisa. Então há uma frustração de várias pessoas pq se dedicaram integralmente a isso, muito mais do que eu, e é complicado não dar em nada

    Força galera, faz parte da vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. puxa moça, tambem errei 18, c/ 1 em branco. Sera que devemos mesmo ter esperancas?

      Excluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Independentemente de passar ou não, vou continuar estudando, vou focar agora no concurso do TRF 2ª região, pois mesmo passando no INSS quero sentir o gosto de passar em outros concursos.

    ResponderExcluir
  27. Excelentes palavras, tirei duas semanas de descanso pós INSS, e já estou organizando os estudos para o próximo.

    Com essa crise econômica e política, os concursos serão mais raros, mais concorridos e com níveis altíssimos, só resta estudar, estudar e esperar.

    ResponderExcluir
  28. Oi Leon tb? Sabemos que sua experiência intelectual para a área de Direito Previdenciário é muito grande, por isso somos gratos por toda sua ajuda até aqui, mas por acaso vc não poderia trazer para seu blog outros assuntos, aberturas de outros concursos, nos dá dicas variadas? Vc é jovem e nos identificamos com vc. Obrigada.

    ResponderExcluir
  29. Oi Leon! Quão belas e bem colocadas foram suas palavras.Isso sim é uma injeção de ânimo e motivação.Sabe, fiquei super arrasada pelo fato de ter não conseguido deixar questões em branco, hoje eu poderia estar só aguardando meu nome aparecer na lista dos aprovados, no entanto... Estudei pelo livro de seu pai, que por sinal é muito bom e assistir algumas videos aulas de resoluções suas e também do professor Hugo. Saiba que voes são pessoas queridas e admiráveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, deixar questões em branco de assuntos que estudamos é bem complicado. Também não conseguir deixar nenhuma.

      Excluir
  30. Estou arrasada, eu fiz 70 ptos pq errei 25. Eu nao sabia que podia deixar em branco. A falta de oculos me prejudicou, pois nao enxergava nada. A sala da escola tinha pouca luminosidade. Eu podia estar entre os primeiros em minha cidade. Palavras bonitas, mas nada consegue me animar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concurso público é isso mesmo. Alguns percalços e louros para aqueles que persistem. Eu estou feliz, errei mais do que vc(27) e deixei tres em branco. Eu não me esqueci dos óculos o que me matou foi eu achar que tinha pegadinha na prova de português pois não acreditei que estava tão fácil..Levanta e continue que a vitória é certa.
      Fiquei a cinco pontos do DEPEN e agora provavelmente ficarei bem na classificação mas sem chances de nomeação. No proximo a gente entra

      Excluir
  31. Boa tarde Mauricio Azevedo foi parecido com em português aquelas questões loas de tiraram da prova ta acioso fez 66 líquidos para caruaru o mundo desabou pra min.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica assim não parça. Quem fez algo em torno do que vc fez em se tratando de cesp, sinta-se um vencedor. Aposto contigo que caso vc consiga imprimir o mesmo ritmo, colherá bons frutos já no proximo concurso

      Excluir
  32. Ei Mauricio Azevedo tu fez para qual gerencia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz para Belém, mas minhas chances são remotíssimas. Ja comprei algo sobre ANVISA e estou voltando ao ritmo frenético, mas entrarei de cabeça quando o caixão do inss for fechado...Sorte e estude como se não houvesse o amanha....

      Excluir
    2. Rá!!! quando o caixão do inss for fechado......engraçada expressào..

      Excluir