domingo, 30 de agosto de 2015

Sobre a preparação para concursos

Com a iminência de um novo concurso para o INSS o pessoal tem me perguntado a respeito da preparação para a prova: por qual material eu estudei, quantas horas por dia e durante quanto tempo, se eu fazia resumos ou não, se assistia a vídeo aulas... Enfim, querem saber qual o “segredo” para serem aprovados. Bem, vou compartilhar a minha experiência e dizer, após ter refletido um pouco, o que eu acho que foi fundamental para a aprovação.

A caminhada é longa. Quando eu comecei a estudar foi um pouco antes da fase em que o concurso está agora, autorizado e aguardando a contratação da banca examinadora. No meu caso, foram oito meses de preparação até a data da prova e, o tempo é relativo, mas, quando se está abrindo mão de coisas que te trazem prazer e alegria para se dedicar a algo, pode-se considerar que esse intervalo de tempo é grande. Durante esse período você vai acordar todo dia e se agarrar com um livro, computador, notebook... e vai ouvir mais a voz do professor do que a das pessoas que moram com você. A pergunta que eu faço é a seguinte:

Se você não for aprovado, terá valido a pena toda essa dedicação?

Na minha opinião, se você acha que não terá valido a pena todo o tempo que estudou se não for aprovado, não deve nem começar a estudar. A reprovação é uma possibilidade e, durante os estudos, por mais preparado mentalmente que você esteja, virão em sua cabeça pensamentos do tipo “e se eu não for aprovado?”. Se você estiver estudando apenas como um meio para passar num concurso e começar a ganhar dinheiro, nos primeiros pensamentos negativos você já vai se desestimular e ficar mais próximo da derrota.
Para mim, o segredo de ter sido aprovado foi ter gostado daquilo que eu estava fazendo, não encarava como “obrigação” e sim como algo que estava me trazendo empolgação. Ao estudar todos aqueles assuntos eu estava abrindo a minha mente para um mundo que mal sabia como funcionava, eu estava com sede de conhecimento, eu queria aprender mais, eu queria dominar aquele assunto. No meu caso, era meu primeiro concurso e eu não tinha experiência nenhuma, claro que aproveitei ótimas dicas, principalmente de material de estudos, mas, nem tinha muita esperança de passar, estava apenas “viajando” naquela aventura, curtindo. Na verdade eu só comecei a ter esperanças reais de aprovação quando terminei a prova e saí da sala, foi aí que eu pensei “caralho, eu fui bem, tenho chances”, até porque eu tinha optado por uma cidade que só tinha uma vaga inicialmente e que superou os 2000 inscritos. Se eu estivesse estudando apenas para passar, minha derrota teria sido no momento em que fiquei sabendo da concorrência para o local em que eu coloquei, porque naquela hora eu pensei “não tem chance alguma”.
Então, na minha “aventura” o segredo foi esse, eu gostei das matérias que estava estudando. Com relação àquelas que eu tinha preconceito, busquei vencê-lo, sempre procurando encontrar em quê aquele assunto poderia acrescentar na minha vida. E quando se trata de matérias de Direito, você não vai ter nenhuma dificuldade em achar utilidade prática para o que está aprendendo.
Agora se você está estudando para o INSS e está odiando Direito Previdenciário, cara, desista do concurso, procure outro, porque vai ser seu dia a dia, você não vai deixar de estudar a matéria depois que fizer a prova, isso vai ser tua vida, tua ferramenta de trabalho. Se você estuda para concursos e odeia qualquer matéria de Direito, possivelmente está perdendo tempo, porque para trabalhar no serviço público, na grande maioria dos cargos você vai usar conhecimentos de Direito, não tem para onde correr. Se não gostou do assunto, você provavelmente não vai ser feliz com seu trabalho, busque a felicidade em outras carreiras.
Hoje concurso público é moda aqui no Brasil e visto por muitos como a única forma de “vencer na vida”, mas é possível sim obter felicidade e sucesso fora do serviço público. Imagina se Bill Gates fosse brasileiro e seguisse modinhas, possivelmente ele viraria um juiz federal!
Então, concurso público é sim uma ótima chance de ascender socialmente, todavia, é preciso ter um mínimo de vocação, caso o contrário se tornará uma pessoa infeliz e, pior ainda, um profissional frustrado que serve mal ao público e que não acrescenta em nada ao órgão ou entidade em que trabalha. Se você não consegue ter essa “paixão” pelas matérias presentes no edital, talvez valha a pena refletir se é isso mesmo que quer para o seu futuro, não pense apenas no salário, pois, o “deslumbramento” passa logo depois dos primeiros meses, num instante você vai arrumar coisas para gastar o dinheiro inteiro, mas a rotina do trabalho fica.
Mas vou fazer uma ressalva, uma coisa é não gostar do assunto, outra coisa é não entender e outra coisa mais diferente ainda é ter preconceito com a matéria. Não tenha preconceito com nenhuma matéria do edital, pois a maioria tem preconceito e, em concurso, quem passa é a minoria, não a maioria, esse vai ser seu diferencial. Se você não está entendendo o assunto, em vez de ser comodista e dizer “não gostei da matéria”, busque outras fontes, assista vídeo aulas, entre em fóruns de discussão, provavelmente vai te ajudar bastante. Agora se você já teve contato com a matéria, entendeu e mesmo assim não gostou, aí sim pode ser aplicado o que foi dito nos parágrafos anteriores.
Então é isso! Não encare o período de preparação como um fardo, veja o quão é bom estudar e o quanto isso te enriquece como pessoa, pois, com esse pensamento, de todo jeito você sairá ganhando, com ou sem aprovação, fora que se não for nesse será em outro, só seguir caminhando. A classificação nos concursos será apenas conseqüência inevitável de algo muito maior que você estará fazendo!


10 comentários: