sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Questões comentadas (nº 5)

Cespe/UNB. 2008. Técnico do Seguro Social - INSS.

Em que pesem os inúmeros avanços alcançados após a promulgação da Constituição Federal de 1988, especialmente com a estruturação do modelo de seguridade social, o Brasil mantém, ainda, resquícios de desigualdade, que podem ser observados, por exemplo, pela existência de benefícios distintos para os trabalhadores urbanos em detrimento dos rurais.

CERTO ou ERRADO?


É verdade que o Brasil ainda mantém resquícios de desigualdade, mas, com relação aos serviços e benefícios da Previdência Social, não pode haver distinção na prestação deles às populações urbanas e rurais, caso contrário, estaria sendo violado o princípio da uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços entre as populações urbanas e rurais.

Constituição Federal de 1988, artigo 194, parágrafo único, II:

“Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
Parágrafo único. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos:
II - uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais;

Gabarito: ERRADO

12 comentários:

  1. Leon, poderia me dizer porque a letra b está correta ?
    Segundo a lei 8213/91 e suas respectivas atualizações, a pensão por morte é devida ao conjunto dos dependentes do segurado e se extingue nas condições abaixo, exceto uma, Indique-a.
    a) Morte do pensionista.
    b) Para o filho ou equiparado, quando este completar 21 anos, mesmo se inválido.
    c) Para o pensionista inválido, pela cessação da invalidez.
    d) Para irmão menor, de ambos os sexos, quando completar 21 anos, salvo se inválido.
    e) Para o dependente inválido cuja invalidez não puder ser comprovada na data do óbito do segurado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz Gambogi.
      Na verdade a alternativa B está errada. O enunciado (exceto uma) pede que seja indicada a questão incorreta. Todas as demais alternativas estão corretas pois são situações que extinguem a pensão por morte.
      O erro está na parte final, que menciona "mesmo se inválido". Quando inválido, não se extingue a pensão ao dependente quanto este completar 21 anos.

      Excluir
    2. Confirmo o que o Nilson disse. Gabarito: B.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Oi, Leon! Tire uma dúvida, se possível, o SC do doméstico para prova agora passa a ser a remuneração não mais o valor registrado na carteira. Abraços!!!

    ResponderExcluir