sábado, 17 de outubro de 2015

Questão do Leon Goes (nº 7)

Leon Góes. 2015.

Laís era uma empresária de sucesso do ramo de vendas de infoprodutos desde janeiro de 2014, contribuindo para a previdência, sempre em dia, na qualidade de contribuinte individual. No ano de 2015, Laís engravidou de seu companheiro, Leon. O bebê nasceu bem, feliz e saudável, todavia, Laís não teve a mesma sorte e veio a falecer no parto. Nessa situação, Leon terá direito ao recebimento do salário maternidade, desde que tenha qualidade de segurado e protocole o pedido junto ao INSS em menos de 120 dias contados da data do falecimento de Laís. A renda mensal do benefício será calculada com base nos salários de contribuição de Laís e Leon poderá acumulá-lo com a pensão por morte.

(  ) Certo    (  ) Errado

49 comentários:

  1. E- tem que ser calculado com base no salário de contribuição de Leon.... Eu acho! Rs

    ResponderExcluir
  2. E - acho que tem dois erros, o requerimento que deve ser até o final do salário maternidade e não da data do óbito e tbm o cálculo do salário de contribuição que será do segurado Leon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito Willian. Muitos podem até notar só um erro, mas o do requerimento foi bem bolado e pode, numa prova, pegar a muitos.

      Excluir
    2. O requerimento é da data do óbito até 120 dias, não é?

      Excluir
  3. E eu acho que está errado a data de requerimento

    ResponderExcluir
  4. Com dúvida sobre o prazo pra dar entrada, mas marcaria C

    ResponderExcluir
  5. A partir de 23/1/2013, data da vigência do art. 71-B da Lei nº 8.213/91, fica garantido, no caso de falecimento da segurada ou segurado que tinha direito ao recebimento de salário-maternidade, o pagamento do benefício ao cônjuge ou companheiro(a) sobrevivente, desde que este também possua as condições necessárias à concessão do benefício em razão de suas próprias contribuições. Para o reconhecimento deste direito é necessário que o sobrevivente solicite o benefício até o último dia do prazo previsto para o término do salário-maternidade originário (120 dias). Esse benefício, em qualquer hipótese, é pago pelo INSS.

    ResponderExcluir
  6. Errado. Leon receberá o salário maternidade que a esposa teria direito. Quanto a pensão por morte, acho que pode acumular sim.

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. A renda mensal é a dele e não da Lais .
      Questão errada .

      Excluir
  8. Errado, o beneficio terá por base a renda mensal de Leon. Já a parte que diz que ele terá que requerer o benefício num período de 120 dias está correto ja que o segurado tera que dar entrada no benefício entre a data do óbito de Laís e o último dia para o término do salário maternidade, visto que Laís veio a falecer no parto esse período deverá se de 120 dias.

    ResponderExcluir
  9. Errado, este prazo de 120 dias e também a base de cálculo será o salário de Leon e não de Lais.

    ResponderExcluir
  10. Errado. 2 erros: prazo para o requerimento e base de calculo do beneficio!

    ResponderExcluir
  11. Errado. 2 erros: prazo para o requerimento e base de calculo do beneficio!

    ResponderExcluir