domingo, 22 de novembro de 2015

Simulado do Leon Goes

No dia 06/12/2015 às 9h (horário de Brasília) será realizado simulado com 100 questões de Direito Previdenciário no estilo Cespe/UnB.

1 - A prova será disponibilizada via formulário do Google Drive e os participantes terão 3h para enviar as respostas. O link para o formulário será disponibilizado aqui no blog no dia e horário definido.

2 - Cada questão correta valerá um ponto. Uma questão errada anulará uma respondida corretamente. O participante poderá optar por deixar a assertiva em branco, assim não perderá pontos.

3 - Para poder responder o formulário é necessário que o participante tenha conta no Google.

4 - Com base nas respostas enviadas, será elaborado um ranking.

5 - As respostas enviadas depois do horário limite (12h, horário de Brasília) para a realização do simulado não entrarão no ranking.

6 - O gabarito preliminar será disponibilizado 1h após o encerramento da prova. Em seguida será oportunizado aos candidatos entrar com recurso nas questões. O gabarito definitivo sairá após a análise dos recursos.

7 - Os dez primeiros colocados terão seus nomes publicados aqui no blog.

8 - Todos terão acesso às respostas enviadas, assim, poderão comparar o seu grau de conhecimento com os demais participantes.

9 - O participante deve estar ciente que as suas respostas no simulado estarão disponíveis para outros usuários verem.

10 - Qualquer pessoa poderá participar do simulado, será gratuito.

Conteúdo programático:

1 Seguridade Social.
1.1 Origem e evolução legislativa no Brasil.
1.2 Conceituação.
1.3 Organização e princípios constitucionais.

2 Legislação Previdenciária.
2.1 Conteúdo, fontes, autonomia.
2.3 Aplicação das normas previdenciárias.
2.3.1 Vigência, hierarquia, interpretação e integração.

3 Regime Geral de Previdência Social.
3.1 Segurados obrigatórios,
3.2 Filiação e inscrição.
3.3 Conceito, características e abrangência: empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial.
3.4 Segurado facultativo: conceito, características, filiação e inscrição.
3.5 Trabalhadores excluídos do Regime Geral.

4 Empresa e empregador doméstico: conceito previdenciário.

5 Financiamento da Seguridade Social.
5.1 Receitas da União.
5.2 Receitas das contribuições sociais: dos segurados, das empresas, do empregador doméstico, do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognósticos, receitas de outras fontes.
5.3 Salário-de-contribuição.
5.3.1 Conceito.
5.3.2 Parcelas integrantes e parcelas não-integrantes.
5.3.3 Limites mínimo e máximo.
5.3.4 Proporcionalidade.
5.3.5 Reajustamento.
5.4 Arrecadação e recolhimento das contribuições destinadas à seguridade social.
5.4.1 Competência do INSS e da Secretaria da Receita Federal do Brasil.
5.4.2 Obrigações da empresa e demais contribuintes.
5.4.3 Prazo de recolhimento.
5.4.4 Recolhimento fora do prazo: juros, multa e atualização monetária.

6 Decadência e prescrição.

7 Crimes contra a seguridade social.

8 Recurso das decisões administrativas.

9 Plano de Benefícios da Previdência Social: beneficiários, espécies de prestações, benefícios, disposições gerais e específicas, períodos de carência, salário-de-benefício, renda mensal do benefício, reajustamento do valor dos benefícios.

10 Manutenção, perda e restabelecimento da qualidade de segurado.

11 Lei n.° 8.212, de 24/07/1991 e alterações posteriores.

12 Lei n.º 8.213, de 24/07/1991 e alterações posteriores.

13 Decreto n.° 3.048, de 06/05/1999 e alterações posteriores;

14 Lei de Assistência Social – LOAS: conteúdo; fontes e autonomia (Lei n° 8.742/93 e alterações posteriores; Decreto nº. 6.214/07 e alterações posteriores).

15 Poderão ser cobrados conhecimentos sobre a IN 77 de 2015 de forma subsidiária.

98 comentários:

  1. Que bacana! Muito boa sua iniciativa. Espero ficar entre os primeiros♡♡♡

    ResponderExcluir
  2. Você tem nos ajudado muito!Parabéns pela iniciativa e obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Os 10 primeiros não ganham nem um livro de questões?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe me intrometer cara, mas o conhecimento é o melhor prêmio que Hugo e Leon Goes podem nos oferecer. Isso não tem preço.

      Excluir
    2. Desculpe me intrometer cara, mas o conhecimento é o melhor prêmio que Hugo e Leon Goes podem nos oferecer. Isso não tem preço.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Desculpe por me intrometer cara, mas gostaria de dizer que o conhecimento é o maior presente que Hugo e Leon Goes podem nos oferecer. Isso não tem preço.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Legal, Leon!
    Espero me sair bem. Estou estudando há um ano após quinze anos fora dos bancos escolares. O concurso para o INSS é o meu primeiro concurso. Frio na barriga. Rsrsrs.
    Abraços e obrigada pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  5. que maravilha!!! Que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  6. Deveria ter ranking dos 50 primeiros.

    ResponderExcluir
  7. Oi,Leon
    Eu gostaria de participar,mas eu estou me preparando para técnico e comecei a pouco, o nível é para técnico ou analista? E vale a pena fazer pra ver se estou aprendendo alguma coisa?

    ResponderExcluir
  8. Adorei quero me inscrever... vai ser maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  9. Háaaaaaaaaa, eu tenho prova dia 06/12 que pena...

    ResponderExcluir
  10. Háaaaaaaaaa, eu tenho prova dia 06/12 que pena...

    ResponderExcluir
  11. Essa foi a melhor ideia que vi nos últimos meses. Sensacional!

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é davi julio rosa , vejam esse nome no primeiro lugar !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Leon!
    Será no horário de Brasília né?
    Então para nós paraibanos, que não temos horário de verão, será às 08:00 horas?
    Muito boa a sua iniciativa e muito obrigado pela grande ajuda!!

    ResponderExcluir
  14. Oi, as questões serão de concursos anteriores ou de sua autoria?

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Leon pela sua iniciativa. Irei participar. Esse fds passado estive em aula presencial com teu pai na cidade de Picos-PI e acertei 90% das questões propostas, espero me sair bem também nesse simulado.

    ResponderExcluir
  17. Obrigada pelo seu maravilhoso trabalho!!!!

    ResponderExcluir
  18. Leon, tenho um concursos neste dia - DP/SP . Vc vai disponibilizar a prova (simulado) para quem não puder realizar no dia 6. Obrigado.

    ResponderExcluir
  19. Como faz pra se inscrever e participar?

    ResponderExcluir
  20. Muito bom esta iniciativa, Parabéns.
    E caso Leon Goes autorize, para quem possui grupos de estudos em facebook, podemos compartilhar esta informação, para atrair mais pessoas que desejem fazer a prova do INSS.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite Leon!

    Vc vai cobrar IN 77 / 2015, mas acho que está IN 77 não é cobrada na prova do INSS? Eu não estudo ela para prova justamente para não me confundir, pois ela tem, muitas vezes, posicionamento diferentes da Lei, e como Regra ela não tem sido cobrada para provas do INSS. Bom, gostaria de pedir para deixar está IN de fora já que para prova ela não é cobrada, para que assim seja o mais próximo de como iremos encontrar na prova. Pois já temos diversas alterações na própria Lei. Bom, é um pedido, se for possível. Obrigada por tudo!

    ResponderExcluir
  22. Valeu pela força Leon, vou participar!

    ResponderExcluir
  23. Como participar do simulado ? Alguém pode me dizer?

    ResponderExcluir
  24. mt bom Leon,mt bom mesmo.
    Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  25. Leon , muitíssimo obrigado pela iniciativa é que Deus continue te iluminando cada vez mais essa preocupação com as pessoas é super valioso para para qualquer indivíduo como pessoa , parabéns.

    Irei participar e esse será um estimo a maior para saber como estou e poder revisar meus pontos fracos é pra gabaritar, foco no inss!

    ResponderExcluir
  26. bom demais leon. com certeza participarei!!!

    ResponderExcluir
  27. Domingo às 9:00 prontíssima !!!!! Uhuuuuu

    ResponderExcluir
  28. Dia 06/12 é dia de concurso em SP =/

    ResponderExcluir
  29. Professor Hugo no sábado (São Luís -- MA) e Leon no domingo!! Perfeito! ; )

    ResponderExcluir
  30. É só ficar de olho no link que será postado aqui? Ou precisará informar o email antes????
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  31. Professor, para Edital, o que vale? Leio LC 150 diz no
    § 1º As contribuições, os depósitos e o imposto arrolados nos incisos I a VI incidem sobre a REMUNERAÇÃO

    Já no II - 8% (oito por cento) de contribuição patronal, nos termos do art. 24 da Lei no 8.212, de 24 de julho de 1991

    no art. 24 diz que é 12% sobre SC.... e vide LC 150....

    Por favor da um Help

    ResponderExcluir
  32. Que pena não vou fazer o simulado, tenho prova no mesmo horário!

    ResponderExcluir
  33. Onde eu pego o material? como vai ser feito esse trabalho vai servir webinário???

    ResponderExcluir
  34. Pronto Leon, já respondi o simulado, quando sai o gabarito????

    ResponderExcluir
  35. Presentão que ganhei de aniversário, porém não estou vendo meu nome na lista...Obrigada Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  36. Presentão que ganhei de aniversário, porém não estou vendo meu nome na lista...Obrigada Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  37. gente o horário limite para o pessoal enviar as respostas é 13 horas e o resultado sai uma hora depois quer dizer O resultado vai sair14 horas gente

    ResponderExcluir
  38. Olá Leon. Hoje fiz o simulado, entretanto, para minha frustração, não consegui visualizar as minhas respostas. Por favor, gostaria de ter o acesso a elas, fico muito grato se puder visualizar, obrigado!
    alexdtista@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Gostaria de ter acesso ao simulado.

    ResponderExcluir
  41. Fiz o simulado queria ter acesso ao gabarito. Tem postar ou enviar MARVINMSS12@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Também gostaria de ter acesso ao simulado, é possível?

    ResponderExcluir