quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Questão Cespe/UnB (nº 38)

Cespe/UnB. 2011. TRF – 1ª REGIÃO – Juíz Federal Substituto.

Com relação aos beneficiários do RGPS, assinale a opção correta.

A)Para efeitos previdenciários, presume-se que o filho e o enteado com menos de vinte e um anos são economicamente dependentes do segurado.
B) Para que o companheiro de segurado do mesmo sexo integre o rol de dependentes, de modo que faça jus aos mesmos direitos que os casais heterossexuais no que diz respeito ao recebimento de pensão por morte, é indispensável que se comprove, além da vida em comum, a dependência econômica.
C) O brasileiro civil que trabalhe fora do país para organismo oficial internacional do qual o Brasil seja membro efetivo, ainda que lá domiciliado e contratado, será segurado da previdência social como empregado.
D) De acordo com a jurisprudência pacificada do STJ, o trabalho urbano de um dos membros do grupo familiar não descaracteriza, por si só, os demais integrantes como segurados especiais.
E) A pessoa física que tiver deixado de exercer atividade remunerada abrangida pela previdência social manterá a qualidade de segurado, independentemente de contribuições, pelo período de até doze meses. Esse prazo será prorrogado por até dezoito meses, caso se comprove o pagamento de pelo menos cento e vinte contribuições mensais ininterruptas.

39 comentários:

  1. Súmula nº 41 TNU - "A circunstância de um dos integrantes do núcleo familiar desempenhar atividade urbana não implica, por si só, a descaracterização do trabalhador rural como segurado especial, condição que deve ser analisada no caso concreto".

    Gab Letra D

    ResponderExcluir
  2. D) De acordo com a jurisprudência pacificada do STJ, o trabalho urbano de um dos membros do grupo familiar não descaracteriza, por si só, os demais integrantes como segurados especiais.

    ResponderExcluir
  3. D) De acordo com a jurisprudência pacificada do STJ, o trabalho urbano de um dos membros do grupo familiar não descaracteriza, por si só, os demais integrantes como segurados especiais.

    ResponderExcluir
  4. A)para o enteado é necessário comprovação de dependência econômica
    B)Os companheiros homossexuais são dependentes de primeira classe e não precisam comprovar dependência econômica
    C)Contribuite individual
    D)Gabarito
    E)O prazo será prorrogado por 12 meses caso o segurado tenha mais de 120 contribuições e mais 12 meses caso ele comprove desemprego involuntário

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. D. Bizu: Os companheiros e companheiras devem comprovar a união estável perante o INSS, inclusive para os companheiros de mesmo sexo (relação homoafetiva). Contudo a dependência econômica é PRESUMIDA.

    ResponderExcluir