quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Questões Cespe/UnB (nº 74)

Cespe/UnB. 2013. Órgão: SERPRO. Prova: Analista - Gestão de Pessoas

O segurado especial, além da obrigação de contribuir com a alíquota de 2,1% sobre a receita bruta da comercialização da produção rural, deve contribuir, obrigatoriamente, na forma de segurado contribuinte individual.

(  ) Certo    (  ) Errado

75 comentários:

  1. Questão Errada !
    O SE obrigatoriamente contribui com 2,1% x Receita Bruta da Comercialização da Produção Rural (RBCPR). Porém se ELE QUISER poderá contribuir, além de 2,1% x RBCPR, facultativamente com alíquota de 20% x Sc.
    Logo questão errada, pois não é uma obrigação e sim uma faculdade.
    Bons Estudos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complementando o colega, O Produtor Rural Pessoa Física, além da obrigação de contribuir com a alíquota de 2,1% sobre a receita bruta da comercialização da produção rural, deve contribuir, obrigatoriamente, na forma de segurado contribuinte individual.

      Excluir
  2. E, poderá contribuir facultativamente caso queira um benefício no valor maior que um salário mínimo.

    ResponderExcluir
  3. O segurado especial, além da obrigação de contribuir com a alíquota de 2,1% sobre a receita bruta da comercialização da produção rural, deve contribuir, obrigatoriamente, na forma de segurado contribuinte individual.
    .
    Em regra, o FACI (Facultativo e Contribuinte Individual) contribuem com 20% x SC, o que lhes dão direito à Aposentadoria por tempo de contribuição e da pessoa com deficiência (Tc(d)), porém pode optar por uma alíquota menor, 11% e 5% x sm (MEI-CI e Dona de Casa-FA)
    .
    Em regra, o SE contribui com 2,1% (2,0% + 0,1%-SAT ou RAT) x RBPCR, porém pode optar ou é facultado, adicionando 20% x SC, ou seja, 20% x SC ao 2,1% (2,0% + 0,1%-SAT ou RAT) x RBPCR = 22,1% x SC, o que lhe dará direito à Apos. por (Tc(d).
    .
    Então, o dever de contribuição ou a obrigatoriedade é apenas o 2,1% (2,0% + 0,1%-SAT ou RAT) x RBPCR.

    ResponderExcluir
  4. Pra prova do INSS precisa estudar a Retenção de 11% mediante empreitada e cessão de mão-de-obra? Estou com muitas dificuldades nesta parte, se alguém puder me esclarecer, ficarei grata!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostaria de saber isso, Nadia... É um assunto chato, não?! =/

      Excluir
    2. Eu também gostaria de saber isso, Nadia... É um assunto chato, não?! =/

      Excluir
  5. ERRADO, ele poderá recolher contribuições facultativas. Para que assim possa ter o direito de benefícios superior ao salário mínimo e Aposentadoria por tempo de contribuição.

    ResponderExcluir
  6. Errado,pois, o segurando especial que quiser aposentar por tempo de contribuição tem a faculdade de contribuir 20% sobre o seu salário de contribuição. o que é obrigatório é os 2,1% sendo:
    2% para seguridade social e 0,1 % para o sat.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Leon!!!! Você está de férias ?!!! nas fez mais nenhuma postagem !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dayse tá certa, cadê você leon? E no blog geração concurseira também, turma sumida, o material de português que estamos aguardando, enfim. #estamosolitariosdevoces (rsrs).

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Leon...tá sumido hein....o Carnaval já acabou hahaha

    ResponderExcluir
  10. Leon,
    comprei o livro de questões- cespe, já se foram 10 dias e nada

    ResponderExcluir