quarta-feira, 23 de março de 2016

Como é trabalhar no INSS?

Talvez seja um pouco tarde para tratar sobre o assunto, uma vez que estamos há menos de dois meses da prova e, imagino que, ainda que eu dissesse “olha... trabalhar no INSS é uma merda, desiste”, uma pessoa que já está estudando há meses, ou até anos, não largaria o relacionamento sério com os livros logo agora. Já o inverso pode ocorrer, alguém que ler esse texto pode se identificar com o que é o trabalho e “dar um gás” nessa reta final. Portanto, seguindo a máxima “antes tarde do que nunca”, escrevo essas palavras aos que estão flertando com o cargo de Técnico do Seguro Social.

Caso você esteja acessando este blog pela primeira vez: oi, meu nome é Leon, trabalho no INSS há três anos e estou lotado na APS Caruaru – PE. Apesar de ter saído do atendimento recentemente (bem recentemente mesmo [semana passada]), trabalhei os últimos anos na concessão de benefícios previdenciários.

Então... como é trabalhar no INSS? Vamos começar pelo começo. Peço desculpas aos mais ansiosos e que querem informações mais objetivas, mas, optei por escrever este texto associando à minha história, até para que fique mais fácil entender a minha perspectiva sobre o trabalho e que, pessoas com uma trajetória parecida possam se identificar. Mas, não se preocupem, depois lanço a apostila: “Resumo de como é o trabalho no INSS” hehehe.


Eu não fui aprovado dentro das vagas no concurso de 2012, fiquei em segundo lugar e só havia uma oportunidade de imediato para a agência do INSS em Caruaru (diferente do concurso deste ano, em 2012 as vagas foram distribuídas por agências). Portanto, para mim só havia uma expectativa de direito; para ser convocado dependia de haver nomeação de candidatos fora das vagas, o que ocorreu após um ano. Então, após esse período na incerteza de ser ou não chamado para trabalhar, finalmente saiu a nomeação no Diário Oficial da União, acompanhada de muitos gritos de alegria e cachaça com os amigos.

O INSS foi o meu primeiro concurso e o meu primeiro emprego, não sei se algumas pessoas que estão lendo este texto também estudam para conseguir o primeiro emprego, mas caso haja alguém nessa situação por aí, eu imagino tudo o que está passando na tua cabeça. É totalmente natural que haja um frio na barriga quando se está prestes a fazer algo pela primeira vez, mas, quando a pessoa já tem problemas de ansiedade (eu), todas essas emoções são elevadas ao quadrado. Eu ficava pensando em tudo, cada detalhe, desde o horário de trabalho, até com que roupa eu devia ir vestido; o que eu iria falar quando chegasse lá no primeiro dia; ficava pensando no que iriam me colocar para fazer; tinha medo de nunca aprender o trabalho, ou que eu fosse ser testado pelos colegas com várias perguntas para ver se eu tinha aprendido mesmo a legislação previdenciária durante os estudos. Lembro que meu coração devia estar batendo umas duzentas vezes por minuto quando eu estava chegando no trabalho, as mãos pareciam pedras de gelo, hehe.

O primeiro dia é o pior, você não conhece ninguém, tudo é novidade e vai ser bombardeado de informações. Não se preocupem em entender alguma coisa, provavelmente você só vai absorver algo se for superdotado ou se a pessoa que estiver te passando as informações for uma excelente comunicadora. São inúmeros sistemas: CNIS, PRISMA, SIBE, SABI, HIPNET, SIPPS, PLENUS... cada um com uma senha diferente e uma interface que você não deve estar habituado. Aí você associa esse turbilhão de informações e sentimentos a uns trinta rostinhos te olhando com uma carinha de esperança de serem chamados logo (lembre-se que você vai trabalhar com atendimento, pelo menos nos primeiros anos).

São inúmeras as funções que um técnico do seguro social pode assumir, mas, no começo, há 99% de chance de você ficar na concessão dos benefícios previdenciários e do BPC LOAS. Se você for lotado em uma APS de interior, os benefícios que mais irá atender serão os rurais (segurados especiais), então já vá procurando saber em quanto tempo nasce um pé de milho e quantas espigas dão, porque o servidor entrevista o requerente do benefício para descobrir se ele é agricultor mesmo hehe.

Mas a espécie de benefício que você irá trabalhar vai depender da agência. No meu caso, fiquei em uma APS relativamente grande e, apesar de ser uma cidade do interior, Caruaru é uma das maiores cidades de Pernambuco e tem 300 mil habitantes, portanto, a demanda é dividida, metade dos requerimentos são de benefícios urbanos e a outra metade de benefícios rurais. O BPC LOAS também é muito solicitado e é uma das principais demandas da APS.

Não sei se haverá uma capacitação com os servidores convocados no concurso que será realizado neste ano, mas no que eu fiz, não houve. O treinamento é o seguinte: durante um mês você fica observando um servidor mais experiente realizar os atendimentos, ele vai te falar o básico, sistemas, procedimentos... depois você fica atendendo com alguém te ajudando e depois está por conta própria. Nem se iluda achando que esse mês de “treinamento” vai ser o suficiente, você vai se enrolar nos atendimentos, vai precisar perguntar (e perguntar muito), peça ajuda ao chefe de benefícios sempre que precisar, não se acanhe em perguntar, a função social do novato é ficar perdido, atormentado e cheio de dúvidas mesmo.

A responsabilidade pela concessão ou indeferimento de um benefício será sua e exclusivamente sua (nem imagine que você só fará receber o processo e passar para algum analista resolver ou que só vai dar informações), todo dia vão passar milhares de reais pela sua mão (não de forma física, claro. A não ser que você esteja fazendo algo errado, mas recomendo que não faça, salvo se tiver interesse em cair na 100ª fase da Operação Lava Jato), então, é preciso estar muito seguro do que está fazendo, caso contrário correrá o risco de responder a algum processo administrativo.

No tocante a carga horária, isso vai variar se a sua agência trabalha em turno estendido ou não. Na APS Caruaru trabalhamos seis horas, são dois turnos: um de sete horas às treze e outro de treze às dezenove horas. Até a semana passada trabalhei no turno vespertino, mas mudei para o turno da manhã. São seis horas bem puxadas, mas o bom é que a jornada de trabalho vai te permitir fazer outras coisas.

Quanto a como ir vestido, te deixam bem à vontade em relação a isso. Só não pode ir de bermuda e chinelo. Parece um pouco desnecessário dizer que não pode ir trabalhar assim, mas por incrível que pareça, caso os gerentes não dissessem, haveriam pessoas que iriam (olhe que eu até poderia ser uma dessas pessoas, odeio andar arrumado).

Depois de um tempo as coisas vão melhorando, começando pelo salário, já que quando você entra não recebe os cem pontos da GDASS (essa gratificação é responsável por mais da metade do teu salário), depois de seis meses, quando for avaliado, passa a receber os cem pontos (você tem que se esforçar muito para não conseguir receber os cem pontos, todo mundo recebe, a não ser que você seja um verdadeiro parasita. Não seja). A melhor parte é que quando você passa a receber os cem pontos da GDASS vem todo o retroativo, dá uns cinco mil reais, no meu caso gastei com um monte de besteira (é bom planejar antes o que vai fazer com o dinheiro para não fazer que nem eu).

Para você ficar afiado mesmo, vai levar mais ou menos um ano. Tem coisas que não adianta estudar, tem que ser na prática (você não vai aprender a fazer uma entrevista rural em pouco tempo, estudando por um livro, vai precisar praticar para desenrolar).

Então, em relação às atribuições é isso. O técnico do seguro social trabalha com atendimento, chamando senhas, concedendo benefícios, dando informações. Não vou mentir, lidar com seres humanos é complicado e estressante, porém, ao mesmo tempo é gratificante e divertido (caso o contrário não nos relacionaríamos, não é?). Apesar de não ter uma remuneração tão expressiva, não se engane, o trabalho de técnico do seguro social é extremamente importante, são vidas de pessoas que estão nas tuas mãos, um sim ou um não pode fazer toda diferença para aquele ser humano que está ali na tua frente. Não raramente você verá pessoas chorando após alguma notícia que der. Por isso, dediquem-se ao trabalho da mesma forma que estão se dedicando para entrar, não queira ser mais um, busque fazer a diferença, o INSS precisa de sangue novo, de pessoas dispostas a dar o seu melhor. A sociedade precisa disso.

Por fim, também me perguntam bastante sobre a perspectiva de crescimento dentro da autarquia. Não vejo grandes possibilidades, as gratificações das funções do INSS estão muito aquém das responsabilidades assumidas, em minha opinião não compensa assumi-las, mas isso varia de cada um. Por exemplo, um gerente de uma APS tipo A (maior demanda) ganha mais ou menos uns mil reais pela função, mas em contrapartida trabalha 8h, precisa gerir uns trinta servidores e uma demanda de umas trezentas pessoas/dia.

Bem gente, é isso! Já estou cansado de escrever e imagino que vocês estejam cansados de ler. Obviamente que esse texto não esgotará o assunto de como é trabalhar no INSS (e nem tinha esse objetivo), então, caso tenham outras dúvidas sobre o trabalho, podem deixar nos comentários, responderei quando der.

Abraços e bons estudos!

145 comentários:

  1. Muito bom o texto Leon.
    O que me deixou apreensivo é que eu sempre achei que quando o concurso falava que havia uma vaga disponível queria dizer que ele ainda chamaria mais umas cinco pessoas.
    Estou fazendo para Belo Horizonte e o número de vagas disponíveis são duas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E uma será minha .Kkk já sou Técnico do Seguro Social resolvi fazer pra BH minha terra natal! mas vamos ver no que vai dar são 2 vagas , classificam 9 espero está entre eles.

      Excluir
  2. Pensei que o analista que deferia o benefício.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achava. Pelo menos era assim que deveria ser, pelo menos de acordo com a lei. Algumas dezenas de técnicos, especialmente na PB, PE e SE, estão ganhando na Justiça Federal indenizações por desempenharem as funções de analistas e o retorno para as as atividades de técnicos. Mas não se iluda, o INSS sempre recorre. Se o desvio for reconhecido nas primeiras instâncias, ótimo. Se não houver reconhecimento de desvio, o técnico (na real analista com remuneração de técnico) pode chegar ao STF que sempre vá ter a resposta que não vai reanalisar as mesmas provas apreciadas nas instâncias inferiores. É dose!

      Excluir
  3. Show d+ o texto leon. Pode me dizer como faço para saber a carga horaria de cada agencia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Manda pra mim Larissy? concurseiraom@gmail.com

      Excluir
    3. Por favor, passe para ilcanpa@hotmail.com

      Excluir
    4. Poderia me mandar, por favor? leticiasouza-4@hotmail.com

      Excluir
    5. poderia mandar pra me também,por favor? moisesprazeres@gmail.com

      Excluir
    6. Também gostaria de saber, alguém me envia? rafaelafidelis1@gmail.com Valeeeu!

      Excluir
    7. OI, você poderia me mandar também Larissy.
      Katiamms@gmail.com

      Excluir
    8. Manda pra mim tbm carlosaraceni@hotmail.com
      Valeu!

      Excluir
    9. Por favor, também gostaria de receber: Lricardof@hotmail.com Obrigado

      Excluir
    10. Manda pro meu também : edgarmsn1@gmail
      Obg ;)

      Excluir
    11. Manda pro meu também : edgarmsn1@gmail
      Obg ;)

      Excluir
    12. Tenho interesse. Você poderia mandar pra mim?Obrigado!
      alcidessrjr@yahoo.com.br

      Excluir
    13. Vc pode também mandar o arquivo para mim? rodrigaoguitar@hotmail.com

      Excluir
    14. Por favor me envie tbm. Suerlen07@gmail.com

      Excluir
    15. Poderia mandar para mim, por favor? luizplis@hotmail.com

      Excluir
    16. Por favor, mande para adrianomine@yahoo.com.br

      Excluir
    17. Por favor, poderia enviar para ferdonega@hotmail.com ? Grata.

      Excluir
    18. Oi, se possível me envie também jarryerjp@gmail.com obrigado!

      Excluir
    19. Por favor, poderiam enviar para cheyanne_mirelly@hotmail.com? Obrigada.

      Excluir
    20. por gentiliza, nissinho.cba@gmail.com

      Excluir
    21. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    22. concurseiroflash@gmail.com
      Envia para mim larissy Obrigado!

      Excluir
    23. Pessoal a larissy removeu o comentário então não consigo pedir para ela eu acho. Alguem recebeu a tabela com a carga horaria das agencias e pode me mandar por favor? Obrigado.

      Excluir
  4. LI O TEXTO TODO, E FIQUEI IMAGINANDO EU ATENDENDO O POVO, Q SONHO QUASE REAL KKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk, nós temos problemas!!!! (Eu também estava imaginando )

      Excluir
    2. Se você conseguir, espero que você consigua, você terá pesadelos atendendo o povo por pelo menos uns 6 meses! kkkk

      Excluir
    3. kkkkk q isso Antonio kkkk, Denise TMJ kkkk

      Excluir
  5. Show man, valeu, queria saber um pouco das confraternizações, se ocorrem festinhas de aniversários, bota foras ou algo desse tipo, e se existe alguma meta especifica a ser alcançada, semanalmente ou mensalmente,por exemplo, atender um número x de pessoas por dia, semana ou mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso vai variar de acordo com a gestão de cada APS e união do grupo. O pessoal da minha se reúne para jogar futebol quase toda semana (como sou perna de pau, não vou). Fazem uns bolinhos para os aniversariantes do mês e no fim do ano rola uma confraternização, amigo secreto etc...

      Excluir
  6. Me deu mais vontade de estudar ainda Leon, obrigado por postar duvidas que todos devem ter a respeito do INSS. Abraços!! ;)

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recebemos como se fizéssemos as 8h. Porém, é preciso que a agência bata uma série de metas para se manter com as seis horas.

      Excluir
  8. Valeu,Leon!
    Como saber o horário da agencia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei. Mas a colega acima tem um arquivo com as agências que fazem seis e as que fazem oito.

      Excluir
  9. Obrigado Leon!
    Esse texto me deixou mais esperançoso, pois sou do interior e sonho em trabalhar na APS próxima a minha casa e conceder benefícios principalmente as pessoas que necessitam dessa renda. Com toda a certeza irei gostar desta nova função. Por interseção de Jesus Cristo chegarei ao objetivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, era bom se o critério para concessão fosse a necessidade. Mas na realidade você vai se frustar em ter que conceder benefícios a muitos picaretas e negar para os verdadeiros segurados especiais (os lavradores e as "lavradeiras").

      Excluir
    2. Gostaria quem pode me ajudar tenho ernia de disco perito nega meu benefício meu contato 969475352

      Excluir
    3. Gostaria quem pode me ajudar tenho ernia de disco perito nega meu benefício meu contato 969475352

      Excluir
  10. Hahaha Valeu Leon!!
    Quero saber se a agencia tem horário das 08 as 17h trabalham em turnos de 6h tbm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As que trabalham em turno estendido o horário é de 7h às 19h.

      Excluir
  11. Leon perfeito seu texto! Eu como servidor do inss há 3 anos e como gerente substituto sei bem como é corrido as atividades no inss, mas ao mesmo tempo e muito gratificante poder ajudar pessoas.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo texto Leon e obrigado por com partilhar sua experiência conosco q ansiamos esse cargo! Vai ser de muita importância meditarmos nesses aspectos comentados por você! Já trabalho na saúde em uma cidade do interior de São Paulo e concordo q lidar com as pessoas q precisam da ajuda da esfera pública é complicado! Abraço!

    ResponderExcluir
  13. O que você fará agora em serviço interno, sem atender ao público?
    PS: adorei o texto 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidar de todos os processos pendentes da minha agência. Chamamos de represados (os que estão há mais de 45 dias sem solução)

      Excluir
    2. Leon, trabalhando interno sua carga horária continuará de 6 horas?

      Excluir
  14. Dei boas risadas com o texto, 100ª fase da lava jato, foi boa. Muito rico e me tirou uma duvida que era a questão do curso, achava que era como nos curso de policia que iria para uma academia e ficava estudando e se adaptando. Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Academia, estudando, se adaptando, recebendo treinamento? Mano, você é jogado numa mesa com 1 mês para se virar. E o servidor vai chamando e chamando e aparece serviços que ele nunca atendeu e tem que sair mendigando informações a um e outro. Alguns te ajudam, mas sem disposição pq já estão muito estressados. Tempos depois você descobre que as informações mendigadas não estavam de acordo com as muitas normas internas (que você não tem tempo de ler).

      Excluir
    2. Eu tive sorte quando entrei e tentei repassar o que aprendi aos colegas que foram chegando depois. Só lembrar que não importa a dúvida, tem um memo, portaria, decreto dizendo o que deve ser feito.

      Excluir
  15. Que outra função vc assumiu agora?

    ResponderExcluir
  16. Muito bom Leon !
    Agora intensificar os estudos para
    poder mandar bronca nos atendimentos kkk

    ResponderExcluir
  17. Excelente texto!!!
    Quero muito tudo isso.

    ResponderExcluir
  18. cara o texto ficou muito bom!me motivou ainda mais para estudar,espero ver mais textos detalhando o nosso futuro trabalho, pois quando se trata de futuro se trata também de sonhos! que pra vc Leon ja está no plano da realidade, mas que com certeza ja foi um sonho distante assim como para nós! Obrigado que Deus lhe abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  19. Maravilha de texto, Leon!!
    Sempre busquei esse tipo de entendimento, e por que não testemunho?, do que significa trabalhar no INSS.
    Gostaria de saber qual foi a parte mais dificil de aprender e qual o atendimento mais complicado que vc ja fez.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As aposentadorias por tempo de contribuição normalmente são mais complicadas, porque normalmente tem análise de tempo especial.

      Excluir
  20. Parabéns...texto bastante claro e direto. Fiquei curiosa em saber em que está trabalhando agora?

    ResponderExcluir
  21. Também será meu primeiro emprego, rs. Realmente tenho muita ansiedade em saber se irei dar conta (não só desse, mas de qualquer outro). Terminei o Ensino Médio e estudo para concursos desde então. Muito bom o texto.

    ResponderExcluir
  22. Como faço para saber a carga horaria da aps queestou de olho, kk. Qual a possibilidade de mudar de estado? Estou fazendo para Bahia, mas sou de Sergipe e futuramente penso em pedir uma transferência (sei que não será fácil ou até impossível). Alguém sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma dica para saber se a Agencia(APS) faz 6h ou 8h:
      Procurem a APS na lista do link abaixo.
      Olhem o horario de atendimento, se for de 7 a 17 vc pode ter 99% de certeza que a agencia faz 6h. Se for menos, trabalham 8h. vlwflw
      http://www010.dataprev.gov.br/enderecoaps/mps1.asp

      Excluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Parabéns Leon por compartilhar parte do seu dia-a-dia numa APS do INSS. Com certeza, outras dúvidas surgem em nossa mente, a medida que lemos o seu texto. A curiosidade é ainda mais aguçada! Obrigado.

    ResponderExcluir
  25. Muito bacana seu texto!! Parabéns e obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
  26. obrigada por esclarecer as dúvidas dos concurseiros assim como eu ficava imaginando como seria trabalhar numa agência do inss

    ResponderExcluir
  27. Muito bom o texto Leon!!
    Sabe dizer se um técnico, sendo advogado, pode ser "aproveitado" no setor jurídico da agência? Existe isso? rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, mas, a maioria dos técnicos são formados em Direito.

      Excluir
    2. kkkk Não. Isso é golpe. TEm que atuar na área que vc se prontificou a concorrer. Seria deslealdade om outro técnico.

      Excluir
    3. Não se garanta apenas nisso. O conhecimento das normas internas é muito mais importante, principalmente as normas de procedimentos que detalham como vc deve trabalhar. Como todos têm o mesmo nível, importa quem é mais eficiente independente da formação.

      Excluir
  28. Adorei o texto!!! Obrigada por clarear a mente um pouco! Adorei o horário de atendimento!! Já me senti dentro do INSS!!!!

    ResponderExcluir
  29. MUito Bom o texto, ja era o que imaginava :D

    ResponderExcluir
  30. Galera, boa tarde! Eu sei que esse post não é pra isso rs... mas estou com dúvidas nessa questão:

    SITUAÇÃO HIPOTÉTICA: Claudiane trabalha
    como empregada da empresa Vendemos
    Roupas Ltda. há cinco anos. No dia 1º de janeiro
    de 2015, ela ficou incapacitada para o
    trabalho por dez dias. No dia 10 de março
    do mesmo ano, ela voltou a ficar incapacitada
    para o trabalho em decorrência do problema
    anterior, dessa vez por trinta dias.
    ASSERTIVA: É devido o pagamento do auxílio-
    doença pelo INSS a Claudiane a partir do
    décimo sexto dia de afastamento, contado
    do dia 10 de março.


    O gabarito foi dado como errado. Alguém pode fundamentar o pq de estar errada?

    Desde já agradeço pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ocorrendo reaparecimento da mesma doença no prazo de 60 dias, contados da cessão do benefício anterior, o empregador está desobrigado de efetuar novo pagamento dos 15 primeiros dias de afastamento do emprego. O período em que o empregado se encontra afastado do trabalho em gozo de auxílio-doença é considerado como licença não remunerada pela empresa (artigos 476, da Consolidação das Leis do Trabalho, e 80, do Regulamento da Previdência Social).

      Excluir
    2. Também não compreendi a questão...dos 15 primeiros dias de desobrigação da empresa tudo bem...mas e os outros 15 dias...pq não é pego pelo INSS?

      Excluir
  31. Embora eu não esteja prestando exclusivamente para o Serviço social, vejo que tenho essa aptidão em querer ajudar o próximo dentro das possibilidades é claro.

    Muito esclarecedor o seu depoimento, em resumo.

    1- A vida lá não é um mar de rosas, é um trabalho e deverá ser levado a sério.
    2- Não aprenderá tudo em 1 mês.
    3- Pergunte sempre para não errar ou pelo menos evitar ao máximo erros.
    4- Não vá achando que esta em colonia de férias, são pessoas que estão lá atrás de seus possíveis direitos, trate-as com respeito e dignidade de que todos merecemos.
    5- As horas de trabalho dependem da APS.
    6- Se espera muito que os novatos entrem como todo o gás possível para somar e melhorar os trabalhos com agilidade e presteza.

    Estou ainda mais entusiasmado para ingressar nesse novo desafio, espero muito em breve compor esse seleto grupo de servidores com o intuito, não só gozar das prerrogativas mas sim, fazer valer a responsabilidade da função exercida.

    Desculpa me empolguei....rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei teu resumo, Jader! É isso mesmo! Já trabalhei dois anos com atendimento e, pode ter certeza, é difícil, mas se vc tem essa visão de que estamos cumprindo uma importante função social do Estado, vc achará muito gratificante, como eu achava e acharei novamente, no INSS. Tomara que consigamos!

      Excluir
  32. Boa tarde! vc sabe informar se a agência que tem turno ininterrupto nos primeiros dias de serviço já entra para as 6h? ou tem que esperar até pegar experiência ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já entra trabalhando as seis horas.

      Excluir
    2. é verdade que os que trabalham 6 horas tem salário reduzido?

      Excluir
    3. Houve 10 dias de treinamento que previam 8 horas diárias. Depende de como a Seção que cuida do treinamento vai definir e se o pessoal responsável pelo seu treinamento vai seguir a orientação superior.

      Excluir
  33. Muito bom, é bem assim mesmo, trabalhar com atendimento é uma responsabilidade muito grande, eu sou servidor público Municipal e já trabalhei com atendimento no CadÚnico e Bolsa Família, às vezes é estressante mesmo lidar com o ser humano, mas com a prática o "cabra" desenrola.

    ResponderExcluir
  34. È um trabalho muito gratificante , parabéns pelo texto. Com fé em Deus chegaremos lá

    ResponderExcluir
  35. E quem faz faculdade a noite por exemplo, pode optar por trabalhar no turno matutino? Pq se trabalhasse no vespertino não daria tempo de ir para a faculdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí é só conversar com o gerente da APS, não creio que haja problemas.

      Excluir
    2. Daíse Cardoso, o art. 98 da Lei 8.112/90 diz que: "Será concedido horário especial ao servidor estudante, quando comprovada a incompatibilidade entre o horário escolar e o da repartição, sem prejuízo do exercício do cargo". Espero ter ajudado. Bons estudos a todos. E valeu por tudo Leon! Se passar, vou ai visitar e conhecer pessoalmente vc e seu pai hehe

      Excluir
  36. Então quer dizer que aquele valor que consta lá no edital como salário de 4.880,00 é uma ilusão e nos 6 primeiros meses não recebe aquilo? Só vai receber após passar pela avaliação? Vixeeeee mainha!!

    ResponderExcluir
  37. Muito bom Leon,obrigado por sua dedicação com nós, espero ser aprovado,e quando for voltarei aqui pra agradecer a vc e a seu pai!!

    ResponderExcluir
  38. Leon, remoções são muito difíceis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lúcio,acho que posso te responder,sou servidor federal a quase 2 anos.remoção e dificil sim não pense que será fácil o que e mais facil e permuta .acontece quando vc encontra alguem de onde vc quer ir que quer vir pra seu lugar ai e so trocar.

      Excluir
  39. Manda pra mim Larissy Barbosa????? jayplanet@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  40. Valeu Leon texto muito bom,como pensava.O trabalho no INSS e puxado bem mais do que eu trabalho hoje.mas como quero ir para uma cidade do interior, quero passar neste concurso.

    ResponderExcluir
  41. Leon você é 10! Obrigada pelo texto, prepare os ouvidos quando eu for nomeada! kkkkk

    ResponderExcluir
  42. Leon qual o salário líquido de um técnico? E como é isso de não receber as gratificações nos 6 primeiros meses e depois receber retroativo? ganha quanto no início e quanto depois dos 6 meses?

    ResponderExcluir
  43. Não me contive, chorei. A cada coisa que descrevia me imaginei ali. Quero poder ajudar as pessoas e está pronta pra servi-las. Inss é um sonho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, controle suas emoções, pois você vai precisar de muito controle emocional no atendimento ao público. Se não, você vai chorar de pena de muitas lamúrias que ouvirá, vai chorar de raiva com gente grossa, picaretas, mal-educadas, e vai chorar por causa do estresse causado pelo trabalho. Enfim, se você não aprender a se controlar, vai viver chorando por causa do INSS.

      Excluir
    2. Nesses meus 3 anos de inss posso dizer que aprender e bema ccontrolar as emoções.

      Excluir
  44. Respostas
    1. e eu não vejo a hora de sair...

      Excluir
    2. Sério mesmo! Já tá extressado com o inss.

      Excluir
    3. Sério. Vivi os três piores anos de minha vida profissional no INPS (16 anos). Mas parece que vou ter que aguentar muito mais, pois o país tá quebrado e com PMDB e PSDB podemos dizer adeus aos concursos. Talvez eles venham a comandar o país antes de 2018. Se não acontecer, não podemos esperar algo de bom da presidentE, pois ela já demonstrou que não sabe o que faz e que vai diminuir despesas se voltando contra os servidores.

      Excluir
  45. Muito bom o texto, obrigada por disponibilizar de seu tempo para nos instruir! Deus te abençoe, Leon!

    Dúvida: Você sabe se tem plano de carreira? Se ter diploma de nível superior e pós-graduação muda alguma coisa no salário ou algo do tipo?

    ResponderExcluir
  46. Uma dica para saber se a Agencia(APS) faz 6h ou 8h:
    Procurem a APS na lista do link abaixo.
    Olhem o horario de atendimento, se for de 7 a 17 vc pode ter 99% de certeza que a agencia faz 6h. Se for menos, trabalham 8h. vlwflw
    http://www010.dataprev.gov.br/enderecoaps/mps1.asp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Não seria o contrário? Se o horário de atendimento for das 7 as 17 a agência faz 8 hrs. Ex: trabalhar das 7 as 12, tendo a pausa para o almoço, e das 14 as 17? Fechando 8 hrs!

      Excluir
    3. é não Daise. É como informei mesmo =].
      quando o horario de atendimento é de 10h ininterruptas, ficam 2 equipes de servidores fazendo 6h todos. o pessoal que fica a tarde trabalha 4h com atendimento ao publico, e 2h interno sem atendimento.

      Excluir
    4. E se a pessoa fizer faculdade a noite, por exemplo... não tem como ela trabalhar a tarde, pq n daria tempo de ir à faculdade, então poderia optar por trabalhar de manha?

      Excluir
    5. Deíse Cardoso te respondi lá em cima no outro post, mas segue o comentário novamente rs "Daíse Cardoso, o art. 98 da Lei 8.112/90 diz que: "Será concedido horário especial ao servidor estudante, quando comprovada a incompatibilidade entre o horário escolar e o da repartição, sem prejuízo do exercício do cargo". Espero ter ajudado. Bons estudos a todos. E valeu por tudo Leon! Se passar, vou ai visitar e conhecer pessoalmente vc e seu pai hehe"

      Excluir
    6. Foi, vi agora seu comentário e o de Leon Goés! Bons estudos a todos.

      Excluir
    7. Por nada ;) Daíse....qualquer dúvida é só perguntar, se eu souber responder neh kkk

      Excluir
    8. depende daise.. depende do interesse da administração.. lembrando que a maioria das cidades das aps do atual concurso nao tem faculdade.

      Excluir
  47. Minha APS são 5 - 1 foi pra PF policia federal , 2 duas estão grávidas fora do atendimento só estão atendendo o gerente e eu o substituto do gerente ! Estamos passando apertados até as colegas voltarem ano que vem da licença maternidade.

    ResponderExcluir
  48. Eu quero é passar !!!! Uhuuuuuu depois preocupo com o horário de trabalho!!

    ResponderExcluir
  49. A pessoa que tem nível superior e entrar como técnico, ganha algum percentual pela Graduação?

    ResponderExcluir
  50. caso eu passe, acho que vou pedir exoneração rapidinho. Não gosto de atendimento.

    ResponderExcluir
  51. Muito bom Leon o seu depoimento, vai dar uma motivação a mais para eu responder a prova com mais gosto ainda, como dizem a gente só tem que valorizar o trabalho e o dinheiro que recebe por ele !!!!!!

    ResponderExcluir
  52. Leon bom dia
    Já temos a quantidade de candidatos inscritos para o INSS?

    ResponderExcluir
  53. Mais motivação ainda!!!!
    Quero muito este cargo...
    Vai ser gratificante atender os trabalhadores rurais. Sou do interior da Bahia e sei como eles aguardam ansiosos a aposentadoria depois de muitos anos de sofrimento sob um sol escaldante.
    Parabéns, Leon!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É satisfatório aposentar um verdadeiro segurado especial (SE). Mas é frustante negar para muitos que você tem certeza que são SE ou conceder para muitos que você tem certeza que nunca foram SE.

      Excluir
  54. Obrigado Leon me sentir mais motivado pela importancia do cargo de tecnico do seguro social.

    ResponderExcluir
  55. Obrigado Leon me sentir mais motivado pela importancia do cargo de tecnico do seguro social.

    ResponderExcluir
  56. Gostaria de saber Leon qnto a horas extras. Servidor do INSS faz mauito?

    ResponderExcluir
  57. Muito bom seu texto.
    Gostaria de saber se há algo oficial falando da concorrência por GEX.

    ResponderExcluir
  58. leon como eles te avisam após você passar como se dar essa comunicação, pois o edital só informa da seguinte forma ( em momento oportuno), e os exames é por conta do inss ou é por conta do aprovado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha o que eu encontrei no edital INSS 2016:
      12.4 Os exames médicos solicitados para a realização da inspeção médica oficial serão realizados pelo candidato às suas expensas.

      Excluir
  59. Leon, parabéns pelo texto, cara! Velho, consegui o primeiro lugar em meu estado e estou feliz por demais. Quero parabenizar aqui todos os guerreiros e guerreiras que por lá passaram no concurso também. Somente agora olhei seu blog e já deu mais ou menos uma visão de como é trabalhar na autarquia. Abraço, irmão e parabéns pela iniciativa. INSS, aí vamos nós rsrsrs

    ResponderExcluir
  60. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  61. Leon, você poderia falar um pouco sobre como acontece o processo de remoção? É muito difícil? Excelente post! Obrigada, desde já! =)

    ResponderExcluir
  62. Oi Leon, espero que vc ainda esteja acompanhando essa postagem. Eu fui aprovado dentro das vagas pra técnico no ultimo concurso que teve, e ja to focando nos concursos de nivel superior. Voce acha que dá pra conciliar a rotina do trabalho no inss com os estudos? Ou o cansaço mental é muito intenso?

    ResponderExcluir