terça-feira, 22 de março de 2016

Questão Cespe/UnB (nº 87)

Cespe/UnB. 2013. Órgão: TRT - 8ª Região (PA e AP) Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa

Em relação ao RGPS, assinale a opção correta.

A) A aposentadoria por idade é devida ao segurado empregado, contribuinte individual e facultativo, a partir do momento em que completar sessenta e cinco anos de idade, se homem, ou sessenta anos de idade, se mulher, independentemente do tempo de contribuição.

B) O estudante com idade igual ou superior a dezesseis anos pode filiar-se ao RGPS, mediante contribuição, na condição de segurado facultativo, desde que não esteja exercendo atividade remunerada que o defina como segurado obrigatório da previdência social.

C) Para efeito de concessão de beneficiários previdenciários aos dependentes do segurado do RGPS, deve-se considerar a seguinte ordem de preferência: descendentes, ascendentes, cônjuge e irmãos.

D) O indivíduo que, em gozo de benefício de auxílio doença, no prazo de doze meses, não se aposentar por invalidez nem voltar ao trabalho perde a qualidade de segurado.

E) O segurado que, aposentado sob o RGPS, permanecer em atividade sujeita a esse regime, ou a ele retornar, terá direito ao auxílio doença e à aposentadoria por invalidez, mas não fará jus ao auxílio reclusão nem à aposentadoria por tempo de contribuição.

23 comentários:

  1. B.
    A- devida à todos os segurados, e depende de 180c.m. como carência.
    B-correta
    C- ordem de preferência dos dependentes: classe I(cônjuge, companheiro, filho menor de 21 ou inválido de qualquer idade e equiparados a filho), Classe II(irmão menor de 21 ou inválido de qualquer idade) e Classe III (país), somente os 1°s gozam de presunção de dependência econômica.
    D- Quem está em gozo de benefício previdenciário não perde a qualidade de segurado. Não há limite legal para o gozo de auxilio-doenca, o costume da autarquia vem o transformando em auxílio-acidente, aposentadoria por invalidez (em caso insuscetível de recuperação para a atividade laboral) ou enviado a Reabilitação Profissional e caso apto, retorna para a atividade habitual ou nova atividade laboral.
    E- é proibido acumular duas aposentadorias no RGPS, como também aposentadoria do RGPS com Auxílio-reclusao.

    ResponderExcluir
  2. Um servidor público federal ocupante de cargo efetivo, participa de plano de benefícios de entidade fechada patrocinado pela União. Nessa situação, para que Amaral se torne elegível a um benefício de prestação continuada, terá de ter cumprido o prazo de carência mínima de sessenta contribuições mensais.

    ResponderExcluir
  3. Um servidor público federal, foi licenciado do cargo efetivo, sem direito a remuneração, para servir em organismo oficial internacional do qual o Brasil é membro efetivo. Nessa situação, Agnaldo terá suspenso o seu vínculo com o regime do Plano de Seguridade Social do Servidor Público, durante o período em que durar a licença.

    ResponderExcluir
  4. Oi pessoal, só pra reticar Paulo, teu gabarito está correto é a letra B. Mas, na ordem das classes vc se equivocou: os dependentes da classe II são os pais e os da classe III é que são os irmãos. Um abraço.

    ResponderExcluir