quinta-feira, 31 de março de 2016

Questão Cespe/UnB (nº 93)

Cespe/UnB. 2015. Órgão: TCU. Prova: Procurador do Ministério Público

Acerca de segurados, dependentes, filiação e carência, assinale a opção correta.

A) O menor aprendiz é enquadrado na categoria de segurado facultativo.

B) No que concerne ao concubinato, relação desenvolvida paralelamente ao casamento sem a separação dos cônjuges, o STJ admite a condição de dependente do concubino.

C) Para fins de prorrogação do período gratuito para o segurado desempregado, entende o STJ que a ausência de anotação laboral na CTPS do segurado não é suficiente para comprovar a sua situação de desemprego.

D) Situação hipotética: Pedro desenvolveu duas atividades laborais de modo concomitante: na primeira, manteve vínculo empregatício; na segunda, vendeu sorvete por conta própria em estádios de futebol aos finais de semana. Assertiva: Nessa situação, não é possível que ele seja filiado, ao mesmo tempo, como segurado empregado e contribuinte individual.

E) Durante o exercício do mandato eletivo, o dirigente sindical perde a filiação ao RGPS.

22 comentários:

  1. Letra c
    Leon tenho uma dúvida. Caso um filho que receba pensão por morte na condição de menor e, por exemplo, aos 18 anos se case e antes de completar 21 anos se torne inválido. Esse filho receberá a pensão por morte até que momento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A invalidez tem que existir no momento em que implementado o requisito exigido como condição para a concessão do benefício. Sendo assim, a pensão por monte somente será devida se a invalidez ocorrer antes da emancipação. No caso que você exemplificou, o filho não teria direito ao benefício, tendo em vista o fato de já ser emancipado no momento da morte do pai.

      Excluir
    2. A invalidez tem que ocorrer antes da emancipacao!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir