Conheça o PróQuestões:
Clique aqui para acessar a página do Facebook.
Você já pode adquirir os próximos simulados clicando aqui.
Você já pode adquirir os próximos simulados clicando aqui.
CONHECIMENTOS BÁSICOS:
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
Em caso de recurso, podem deixar neste post.
Massaaaa
ResponderExcluirTem como disponibilizar o simulado?
ResponderExcluir110 – As atividades relativas a fiscalização, arrecadação e cobrança das contribuições sociais previdenciárias são da competência do Instituto Nacional do Seguro Social. Gabarito Certo
ResponderExcluirLeon esse gabarito não está trocado não? Essas competências são da Receita Federal não?
vc tem as outras questoes?
ExcluirCerteza que isso é Errado.. Vai ter que ter alteração do gabarito
ExcluirSegundo Manual do Hugo Goes, a lei 11.457/2007 transferiu as competências de arrecadar, fiscalizar e cobrar para a Secretaria da Receita Federal do Brasil. A principal função do INSS agora é a concessão de benefícios, além de emitir certidão relativa a tempo de contribuição; gerir o fundo do RGPS; calcular as contribuições previdenciárias e emitir documentos de arrecação.
ExcluirNem alterei o meu gabarito. Pois está questão está ERRADA...essas competências são da RFB.
Excluiro GABARITO DA QUESTÃO 110 ESTÁ CORRETA VEJA::Lei 8212-1991
ExcluirArt. 33. Ao Instituto Nacional do Seguro Social – INSS compete arrecadar, fiscalizar, lançar e normatizar o recolhimento das contribuições sociais previstas nas alíneas a, b e c do parágrafo único do art. 11, bem como as contribuições incidentes a título de substituição; e à Secretaria da Receita Federal – SRF compete arrecadar, fiscalizar, lançar e normatizar o recolhimento das contribuições sociais previstas nas alíneas d e e do parágrafo único do art. 11, cabendo a ambos os órgãos, na esfera de sua competência, promover a respectiva cobrança e aplicar as sanções previstas legalmente. (Redação dada pela Lei nº 10.256, de 9.7.2001)
Lei 11457-2007
Art. 2o Além das competências atribuídas pela legislação vigente à Secretaria da Receita Federal, cabe à Secretaria da Receita Federal do Brasil planejar, executar, acompanhar e avaliar as atividades relativas a tributação, fiscalização, arrecadação, cobrança e recolhimento das contribuições sociais previstas nas alíneas a, b e c do parágrafo único do art. 11 da Lei no 8.212, de 24 de julho de 1991, e das contribuições instituídas a título de substituição. (Vide Decreto nº 6.103, de 2007).
eu respondi errada essa
Excluireu respondi errada essa
ExcluirLeon a questão 110 – As atividades relativas a fiscalização, arrecadação e cobrança das contribuições sociais previdenciárias são da competência do Instituto Nacional do Seguro Social.Gabarito certo, não concordo pois essas atribuições são da Receita Federal.
ResponderExcluirenviado Jean.
Excluirpode me enviar tbm? lucaseverton.r@hotmail.com
ExcluirObg!!
Manda p mim Luciana.
Excluirxp.digo@hotmail.com
Luciana, vc tem o simulado salvo pra enviar pra mim?
Excluirpor favor andrezzaibm@hotmail.com
ExcluirTBquero alguem por favor silepaiva@hotmail.com
ExcluirSe possível, lisiane_marcli@hotmail.com
ExcluirSe possível, lisiane_marcli@hotmail.com
Excluirlucina,por favor, voce tem as qustões deste ultimo simulada,fui muito ruim...
Excluirrodriguesdemagalhaes@gmail.com
Se não incomodar, misaelmatos@hotmail.com.br
Excluirgostaria de receber também, ericsonagneli13@hotmail.com
ExcluirMandei para todos, verifiquem seus emails
Excluiralgm pode enviar pra mim? ericksilva543@hotmail.com
ExcluirGRATO!
Enviado Erik
ExcluirObrigado!
Excluirenvia por favor piasjuninho@gmail.com
ExcluirLucana, se possivel me envia tb por favor... valeriacarlos@yahoo.com.br
Excluirobrigada! :)
Enviado, Juninho e Val
ExcluirLuciana, se possível me envia. Por favor...
Excluirmarcusviniciusfsouza@gmail.com
Se puder enviar pra angelikaluyza@hotmail.com.
ExcluirObrigada
Ok
ExcluirLuciana, envia pra mim o simulado por favor:
Excluirgabrielacavalcanti89@gmail.com
Se possível me envia, monicapires16@gmail.com
ExcluirQUESTÃO 110 ERRADA.
ResponderExcluirSegundo Manual do Hugo Goes, a lei 11.457/2007 transferiu as competências de arrecadar, fiscalizar e cobrar para a Secretaria da Receita Federal do Brasil. A principal função do INSS agora é a concessão de benefícios, além de emitir certidão relativa a tempo de contribuição; gerir o fundo do RGPS; calcular as contribuições previdenciárias e emitir documentos de arrecação.
LEI 11.457/2007
ResponderExcluirCAPÍTULO I
DA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL
Art. 1o A Secretaria da Receita Federal passa a denominar-se Secretaria da Receita Federal do Brasil, órgão da administração direta subordinado ao Ministro de Estado da Fazenda.
Art. 2o Além das competências atribuídas pela legislação vigente à Secretaria da Receita Federal, cabe à Secretaria da Receita Federal do Brasil planejar, executar, acompanhar e avaliar as atividades relativas a tributação, fiscalização, arrecadação, cobrança e recolhimento das contribuições sociais previstas nas alíneas a, b e c do parágrafo único do art. 11 da Lei no 8.212, de 24 de julho de 1991, e das contribuições instituídas a título de substituição. (Vide Decreto nº 6.103, de 2007).
QUESTÃO 110: ERRADA
ExcluirQUESTÃO 110 ERRADA.
ResponderExcluirSegundo Manual do Hugo Goes, a lei 11.457/2007 transferiu as competências de arrecadar, fiscalizar e cobrar para a Secretaria da Receita Federal do Brasil. A principal função do INSS agora é a concessão de benefícios, além de emitir certidão relativa a tempo de contribuição; gerir o fundo do RGPS; calcular as contribuições previdenciárias e emitir documentos de arrecação.
ALGUÉM PODERIA EXPLICAR A QUESTÃO 106? "dada a sua natureza indenizatória"?
ResponderExcluirÑ eh natureza indenizatória... esse gab está errado, pois seria natureza remuneratória.
ExcluirEntão já vi que tem várias questões com gabarito errado!
ExcluirQuestão 85 : conforme o artigo 18 da lei 8213, o salário família é para os segurados e não para os dependentes.
ResponderExcluirConcordo com vc. No comando da questão tinha que vir informando que era pra julgar conforme a C.F
ExcluirTb concordo.
ExcluirLembrando que são 3 tipos de segurados que tem direito ao salario família; Empregado,Domestico, Avulso.
ExcluirDa forma que esta exposto na questão da a entender que são todos os tipos de segurado que tem direito ao SF.
tb concordo, PM E AR QUE SÃO PARA OS DEPENDENTES
ExcluirTodos os outros simulados serão pagos?
ResponderExcluirA questão 85 está totalmente de acordo com o texto da CF.
ResponderExcluirLeon a questão 85 não seria ERRADA???. Se vc pedisse conforme a C.F tudo bem, estaria CERTO, mas como não foi conforme a C.F o salário-família será concedido ao segurado e não ao dependente
ResponderExcluirConcordo
ExcluirO mais justo seria anular a questão, pois não foi pedido de acordo com lei e nem de acordo com a CF!
ExcluirConcordo Wanda
ExcluirO estranho é que ele deu essa questão no primeiro simulado e anulou justamente por isso, agora repetiu.
ExcluirPessoal, isso é a literalidade da CF. se voces fossem enviar um recurso pro CESPE, iam colocar o que? Questao literal, sem mais.
ExcluirPessoal, isso é a literalidade da CF. se voces fossem enviar um recurso pro CESPE, iam colocar o que? Questao literal, sem mais.
ExcluirConcordo
ExcluirAndré, repare que as questões da CESPE sempre têm enunciado: De acordo com STF, Conforme a lei 8213, Segundo a CF e etc., principalmente quando se trata de divergências. A questão não tem enunciado, logo não se sabe de acordo com o que é pra responder, se fosse enviar um recursos pra a CESPE perguntaria a ela, é lei ou CF? Pq tem diferença, mas a banca coloca enunciados, penso q não aconteça algo desse tipo.
ExcluirSim sem contar que, a CF fala que será conforme critérios estabelecidos em lei. Não dá para considerar como certa sem dizer que a questão deverá ser jugada com base na CF.
ExcluirSugestão de alteração de gabarito.
ResponderExcluir22. A equivalência da negação de "Todo segurado do RGPS tem direito a aposentadoria por invalidez" está corretamente expressa por: "Nem todo segurado do Regime Geral tem direito a aposentadoria." (CERTO para ERRADO)
Motivo: A expressão correta seria "Nem todo segurado do Regime Geral tem direito a aposentadoria por invalidez." O erro incorrido é o mesmo que se verifica na negação da seguinte: "Todos têm direito a comer pão": "Nem todos têm direito a comer".
98. Para fins de carência e tempo de contribuição, considera-se presumido o recolhimento das contribuições do segurado empregado, inclusive o doméstico, do trabalhador avulso e contribuinte individual prestador de serviços, este último a partir da competência abril de 2003. (CERTO para ERRADO)
Motivo: Questão já proposta por Ítalo Romano e Flaviano Lima. O erro está na omissão do termo "empresas". Não basta ser contribuinte individual prestador de serviços para ter seu recolhimento presumido: os serviços devem ser prestados a empresa, pois é esta quem recolherá as contribuições.
Se o seu argumento na 22 for aceito eu ganho um pontinho a mais. rsr
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEu concordo, pra mim a questão 98 está errada!!
ExcluirEu concordo, pra mim a questão 98 está errada!!
ExcluirCONCORDO COM SUA ARGUMENTAÇÃO DA QUESTÃO 22, PENSEI DA MESMA FORMA! DEVERIA ESTAR DIZENDO APOSENTADORIA POR INVALIDEZ. POIS ISSO FAZ TODA A DIFERENÇA
ExcluirA 98 também pensei assim, porque ele pode prestar serviços para outro contribuinte individual e nesse caso não será presumido, é só para aqueles que prestam serviços a empresas!
Excluirquestão 22 tbm naon concordei com o gabarito,
Excluire questão 14 de portugues, tbm considero errada, pois termo anafórico remete ao termo anterior, o que vcs marcaram ?
ExcluirNabia, eu também considero errada, pois este não pode ser anafórico, alguém sabe resolver essa questão?
ExcluirPode ser anaforico sim quando há uma situacao de fazer referencia a 02 referentes. No caso este remete encontro, e se quisesse retomar ataques, bastava colocar aqueles. Bom, foi assim que eu interpretei, e é assim que tambem o cespe segue, ja vi algumas questoes sobre isso tbm.
Excluirnão consegui entender, poderia explicar novamente André? rsrs
Excluirvaleu vou pesquisar!
ExcluirO problema da questão 14 é que as linhas estão trocadas na questão, reparem no texto, acontece que grande parte das pessoas que erraram ela não voltaram ao texto para resolver a questão, gente fiquem espertos com isso, é muito arriscado responder questão sem voltar ao texto. A questão tem motivos para ser anuladas apenas por erro de digitação, acredito, mas ela está correta se voltar ao texto.
Excluir22 tem q ser nula por estar incompleta, por causa da falta de uma palavra
Excluirja a 14 tbm deve ser.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA questão 86 não citou se eles eram de baixa renda pra receber o salário família.
ResponderExcluirExatamente! Minha dúvida tbm.
ExcluirExatamente! Minha dúvida tbm.
ExcluirPessoal, esse é o Jeito CESPE de ser, pois se nao houver qualquer limitaçao ou palavras restringiveis, restritivas, devemos interpretar como certa e atendidos oa requisitos.
ExcluirPara o Cespe, frase incompleta nao leva a assertativa a ser errada, para quem fez muitas questoes dessa banca, concerteza acertou, fiquem espertos!!
eu acho q fica implicito.
Excluir64. SITUAÇÃO HIPOTÉTICA: Johny First Born, brasileiro, foi contratado no Brasil para trabalhar como empregado em uma das agências de modelos da empresa Lurdinha S.A, entidade constituída sob as leis brasileiras e com sede e administração no país. A agência em que Johny trabalhará é localizada na Argentina. ASSERTIVA: nessas condições, o trabalhador será filiado obrigatoriamente ao RGPS, como empregado. *
ResponderExcluirEssa questão para ser considerada correta, não teria que vim domiciliado no Brasil?
O brasileiro ou o estrangeiro DOMICILIADO E CONTRATADO no Brasil para trabalhar como empregado em empresa domiciliada no exterior com maioria do capital votante pertencente a empresa constituída sob as leis brasileiras, que tenha sede e administração no País e cujo controle efetivo esteja em caráter permanente sob a titularidade direta ou indireta de pessoas físicas domiciliadas e residentes no País ou de entidade de direito público interno.
ExcluirAlguém me ajude?
Concordo
ExcluirGente, para brasileiro, pouco importa se ele reside ou se é contratado no brasil ou no exterior, se a empresa for brasileira/nacional, o brasileiro vai ser empregado na subsidiaria dessa empresa no exterior.
ExcluirO requisito de domiciliado no brasil e contratado no brasil só é exigido ao estrangeiro! Fiquem espertos !
A questão omite um dado importante. Ele tinha ou não direito a regime de previdência argentino? por como a uqestão nao disse isso, Não podemos afirmar que ele será OBRIGATORIAMENTE segurado do regime de previdência social. Solicito a troca de gabarito de certo para errado.
Excluir
ResponderExcluirQuestões CESPE - Nº 449
449. (CESPE - 2013 - SEGER-ES) Em relação às normas que regulam o salário de contribuição do RGPS, assinale a opção correta.
a) Aplica-se o limite máximo do salário de contribuição às contribuições do empregado e do empregador.
b) Conforme JURISPRUDÊNCIA do STJ, incide contribuição previdenciária sobre o valor relativo às férias gozadas durante a vigência do contrato de trabalho, com exceção do terço constitucional de férias, dada a sua natureza indenizatória.
c) As parcelas de natureza remuneratória integram o salário de contribuição, mas não o salário-maternidade, que tem natureza indenizatória.
d) O décimo terceiro salário integra o salário de contribuição, inclusive para o cálculo de benefício.
e) Nenhum valor de diária, destinado a indenizar despesas do empregado com alimentação, hospedagem e deslocamento, quando este precisar se deslocar transitoriamente a serviço da empresa, integra o salário de contribuição.
Gabarito: B
QUESTÃO 106
Segundo a LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA, incide contribuição sobre o valor relativo às férias gozadas durante a vigência do contrato de trabalho, inclusive sobre o terço constitucional de férias, dada a sua natureza indenizatória. *
GABARITO DEVE SER ALTERADO, QUESTÃO ESTÁ ERRADA, VISTO QUE MENCIONOU A "LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA" e não a jurisprudência.
Tanto a questão 106 quanto a 110 estão com gabaritos incorretos.
ExcluirRecurso: questão 106. Segundo a legislação previdenciária, incide contribuição sobre o valor relativo às férias gozadas durante a vigência do contrato de trabalho, inclusive sobre o terço constitucional de férias, dada a sua natureza indenizatória.
ResponderExcluirAs ferias gozadas na vigência do contrato de trabalho, não tem natureza indenizatória, mas sim natureza remuneratória, por este motivo é que incide contribuição previdenciária sobre as ferias gozadas na vigência do contrato de trabalho e não incide contribuição sobre as ferias que não foram gozadas na vigência do contrato de trabalho. Diante do exposto não dúvidas de que a assertiva deve ser considerada incorreta.
Leon, questao 86, nao fala se os aposentados sao de baixa renda. Acredito que essa informacao seria fundamental pra podermos dizer se eles tem ou nao direito ao SF.
ResponderExcluirtbm acho uma informação fundamental.
ExcluirAlguém sabe pq está errada?
ResponderExcluir6. O uso do acento indicativo de crase, no primeiro trecho, em ―à eleição‖ é exigido pela
presença do substantivo ―impedimento‖ e pela presença de artigo definido feminino que
determina o substantivo ―eleição‖.
Eu tambem errei, pelo jeito o erro é por que o que exige a crase é a "preposiçao A" de impedimento somado ao artigo feminino A de eleiçao. E nao como a questao diz como ser exigido pela presença do substantivo impedimemto.
ExcluirAcho que é isso, se estiver errado me corrijam, pois n tenho o texto pra fazer de novo outra revisao detalhada, è o que lembro.
preposição a + artigo a
Excluirpreposição a + artigo a
Excluirprévio é que exige a preposição a. Prévio a alguma coisa.
ExcluirPra mim, prévio é um adjunto adnominal, vejam que está caracterizando impedimento, o impedimento às eleições que é prévio. Muito estranha.
Excluir2. Os termos ―por órgãos estatais‖ (R.9) e ―dos preceitos morais‖ (R.25) exercem a função de
ResponderExcluircomplemento verbal nos períodos em que ocorrem.
Discordo da questão 2 de port, no primeiro caso é um agente da passiva e agente da passiva é um tipo de complemento verbal, já fiz questões assim, a função sintática é diferente, pois um é agente da passiva e o outro é OI, mas ambos são complementos verbais, que foi o que perguntou na assertiva. Quem quiser dar uma olhada nesse vídeo, logo no início a prof Rafaela Motta, fala quem são os 4 complementos verbais. https://www.youtube.com/watch?v=3gbdUoG6iSw
Ano: 2011Banca: CESPEÓrgão: PC-ESProva: Perito Papiloscópico
ExcluirO complemento verbal “por criminosos que andavam livremente pelas ruas com fuzis e metralhadoras” (L.9-10) designa o ser que pratica a ação verbal. Gabarito correto pela banca, quem quiser dar uma olhada.
Esses simulados são cheio de erros... Deixam mais em dúvida..... Aí complica mesmo...
ResponderExcluirconcordo
ExcluirSugestões de alterações de gabarito (específicas):
ResponderExcluir59) questão engloba somente a Assistência Social, dando margem para dupla interpretação (que a seguridade engloba somente assistência ou que a assistência é parte), porém fica muito ambíguo e difícil responder sem saber o que se pede. Alterar para E ou anular.
89) Nessa situação, o aux. Acidente será devido a partir do dia seguinteao da cessação do auxílio-acidente, independentemente da percepção de qualquer rendimemento ou remuneração auferida por Davi. Sugiro alterar para E, pois se ele se aposentar no outro dia após cessar o aux. doença, não poderá cumular esse rendimento com o aux. acidente.
Wanda, vc está indo além do que as questões pedem, antes eu fazia isso e errava as questões, aí um professor me disse para procurar se centrar apenas naquilo que ela traz, sem ficar imaginando outras possibilidades:
Excluir59)A questão não diz somente, portanto de forma geral está correta, pq não diz que é só assistência.
89) Na lei diz bem isso, que o auxílio acidente será devido no primeiro dia após cessar o auxílio doença, veja que no texto diz que Davi ficou com sequelas que reduziram sua capacidade, logo não pode se aposentar pois não está inválido. Salvo engano, essa questão é da própria banca CESPE.
Estão corretas as questões.
89 - Não foi especificado qual tipo de segurado, se for segurado contribuinte individual, não terá direito ao auxílio-acidente.
ResponderExcluirAo segurado que faz jus ao auxílio acidente .....
ExcluirQual o erro da 96?!
ResponderExcluirÉ automático, não precisa requerer.
ExcluirLeon, favor analisar a questão de número 12:
ResponderExcluirO trecho “Diante de um mundo em transformação e com desafios cada vez mais complexos, Obama conseguiu alcançar objetivos importantes e quebrar tabus.” poderia ser reescrito, sem prejuízo para correção gramatical, da seguinte forma: “A quebra de tabus e o alcance de objetivos importantes, atribuídos a Obama, foram conquistas nos oito anos de Casa Branca, diante de um mundo em transformação e com desafios cada vez mais complexos”.
Acredito que o seguinte trecho “nos oito anos de Casa Branca” não poderia estar presente na proposta de reescrita, pois essa informação não está no trecho proposto pela questão.
Qual o erro da Questão 6?
ResponderExcluir6. O uso do acento indicativo de crase, no primeiro trecho, em “à eleição” é exigido pela presença do substantivo “impedimento” e pela presença de artigo definido feminino que determina o substantivo “eleição”. *
Também estou procurando o erro da 6 e da 2 sendo que agente da passiva é um complemento verbal.
ExcluirAno: 2011Banca: CESPEÓrgão: PC-ESProva: Perito Papiloscópico
Resolvi certo
O complemento verbal “por criminosos que andavam livremente pelas ruas com fuzis e metralhadoras” (L.9-10) designa o ser que pratica a ação verbal. Gabarito certo.
“Enquanto a inelegibilidade é um impedimento prévio à eleição(...)”
ExcluirO uso do acento indicativo de crase é exigido pela presença do nome prévio e não do nome impedimento. Uma coisa é prévia à outra. É só pensar assim, a inelegibilidade é um impedimento prévio a alguma coisa (a eleição).
Sobre a questão 2,
ExcluirCreio que O primeiro complemento seja complemento nominal.
Veja:
"é ordinariamente VIGIADA por eles próprios e por órgãos estatais"
pq a 14 ta certa ?
Excluirpq a 14 ta certa ?
Excluireu tambem nao sei... para mim a 14 é errada.
ExcluirNesse caso, entendo que prévio é um adjunto adnominal, veja que está caracterizando impedimento, entendo que a crase se dá por conta de impedimento à eleição e não prévio à eleição, apesar de o mesmo também exigir crase. No caso da questão 2, a primeira parte se trata de um agente da passiva, na ordem direta fica: "Ele próprios e os órgãos estatais vigiam ordinariamente..." Tenham cuidado com essas questões, o agente da passiva é um tipo de complemento verbal, vejam a questão que eu postei, quem tiver acesso ao QC procure a questão e vejam a explicação do professor.
ExcluirAlguém poderia me dizer qual é o erro da questão 45?
ResponderExcluir45. A respeito do controle da administração, denomina-se controle por vinculação, e não por subordinação, o controle exercido por um ministério sobre uma autarquia cujas atribuições lhe são afetas.
Está correta, Luciana. Veja isso:
ExcluirA respeito do controle da administração, assinale a opção correta.
a)
Controle de mérito é aquele em que o órgão controlador faz o confronto entre a conduta administrativa e uma norma jurídica vigente e eficaz, que pode estar na CF ou em lei complementar ou ordinária.
b)
Na medida em que o controle de legalidade dos atos dos Poderes Executivo e Legislativo é exercido apenas pelo Poder Judiciário, ele se caracteriza como um controle externo, e não interno.
c)
Denomina-se controle por vinculação, e não por subordinação, o controle exercido por um ministério sobre uma autarquia cujas atribuições lhe são afetas.
d)
O controle exercido pelo Poder Legislativo sobre a administração pública é de caráter exclusivamente político.
e)
Segundo a CF, o controle externo da administração pública federal é exercido pelo Tribunal de Contas da União, tanto sob os aspectos de legalidade e legitimidade quanto sob os de economicidade, aplicação de subvenções e renúncia de receitas.
GAB:C
Obrigada, Cintia.
ExcluirEspero que o Leon altere esse gabarito, visto que não há erro nessa questão.
Onde está o gabarito do Simulado com 100 questões de Direito Previdenciário.
ResponderExcluirOnde está o gabarito do Simulado com 100 questões de Direito Previdenciário.
ResponderExcluir
ResponderExcluirAno: 2010
Banca: CESPE
Órgão: TRE-MT
Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa
Resolvi certo
A respeito do controle da administração, assinale a opção correta.
a)
Controle de mérito é aquele em que o órgão controlador faz o confronto entre a conduta administrativa e uma norma jurídica vigente e eficaz, que pode estar na CF ou em lei complementar ou ordinária.
b)
Na medida em que o controle de legalidade dos atos dos Poderes Executivo e Legislativo é exercido apenas pelo Poder Judiciário, ele se caracteriza como um controle externo, e não interno.
c)
Denomina-se controle por vinculação, e não por subordinação, o controle exercido por um ministério sobre uma autarquia cujas atribuições lhe são afetas.
d)
O controle exercido pelo Poder Legislativo sobre a administração pública é de caráter exclusivamente político.
e)
Segundo a CF, o controle externo da administração pública federal é exercido pelo Tribunal de Contas da União, tanto sob os aspectos de legalidade e legitimidade quanto sob os de economicidade, aplicação de subvenções e renúncia de receitas.
GAB: C
QUESTÃO 45 DO SIMULADO
A respeito do controle da administração,
denomina-se controle por vinculação, e não por subordinação, o controle exercido por um ministério sobre uma autarquia cujas atribuições lhe são afetas.
Sugiro alteração de gabarito de E para CERTO.
Concordo, 45 está com o gabarito trocado.
Excluircomo sei quais questões marquei?
ResponderExcluirSugestão de alteração de gabarito:
ResponderExcluir3. A preposição “de” – empregada, imediatamente, depois da palavra “esquecer”(linhas 12) – poderia ser retirada sem prezuízo para correção gramatical do período. (ERRADO para CERTO)
O trecho em análise é "(...) não se pode esquecer de que todo esse espetáculo se dirige especialmente ao mais importante dos sujeitos, o eleitor-cidadão."
A regra, citada pelos gramáticos, é que a preposição "de" só é exigida pelo verbo "esquecer" quando este é pronominal (esquecer-se). No caso em tela, o verbo não é pronominal, pois a partícula "se" observada no período é partícula apassivadora e, como tal, permite a transcrição do trecho para a voz passiva: "Isso não pode ser esquecido."
74. Petrarca possui uma propriedade rural de 42 hectares de área aproveitável, local onde reside e trabalha na atividade agropecuária com sua esposa e dois filhos em regime de economia familiar. A propriedade fica localizada no município de Tupantuba/RS, no qual 10 hectares de área
ResponderExcluirsão considerados um módulo fiscal. ASSERTIVA: conforme
o disposto na Constituição Federal de 1988 e na legislação
previdenciária infraconstitucional, concluímos que, preenchido o requisito da carência, quando completar 60 anos de idade, Petrarca terá direito à aposentadoria por idade.
RECURSO: com base nos dados apresentados na questão, 1 Módulo fiscal corresponde a 10 Hectares. Logo 42 Hectares corresponde a MAIS DE 04 Módulos Fiscais. Com isso Petrarca descumpri um dos requisitos para ser considerado Segurado Especial. Na verdade ele se enquadra como Contribuinte Individual, de acordo com a Lei 8.213/91, Art. 11, V, a:
“a) a pessoa física, proprietária ou não, que explora atividade agropecuária, a qualquer título, em caráter permanente ou temporário, em área superior a 4 (quatro) módulos fiscais; ou, quando em área igual ou inferior a 4 (quatro) módulos fiscais ou atividade pesqueira, com auxílio de empregados ou por intermédio de prepostos; ou ainda nas hipóteses dos §§ 9o e 10 deste artigo”.
Diante o exposto, solicito a alteração do Gabarito para ERRADO ou a Anulação da mesma.
85. A previdência social atenderá salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda.
RECURSO: A questão Não informou se era de acordo com a Constituição Federal e com isso a análise deverá ser feita com base na legislação em vigor e consequentemente a Resposta deverá ser ERRADA, pois o Salário-Família é devido ao SEGURADO de baixa renda e Não ao. Vale lembrar que o nobre examinador alterou o gabarito em questão anterior de outro simulado semelhante a esta justamente pela falta de informações na questão.
Solicito a alteração do Gabarito para Errado ou a Anulação da mesma.
106. Segundo a legislação previdenciária, incide contribuição sobre o valor relativo às férias gozadas durante a vigência do contrato de trabalho, inclusive sobre o terço constitucional de férias, dada a sua natureza indenizatória.
RECURSO: Conforme a Lei 8.212/91, Art. 28, § 9º: “Não integram o salário-de-contribuição para os fins desta Lei, exclusivamente: (...)
d) as importâncias recebidas a título de férias indenizadas e respectivo adicional constitucional...”
Não foi solicitado de acordo com a Jurisprudência. A questão enaltece a possibilidade de aplicação de contribuição mesmo em caráter indenizatório logo no final. Diante o exposto, solicito a alteração do Gabarito para ERRADO ou a Anulação da mesma.
110 – As atividades relativas a fiscalização, arrecadação e cobrança das contribuições sociais previdenciárias são da competência do Instituto Nacional do Seguro Social.
ExcluirRECURSO: As atividades relativas a fiscalização, arrecadação e cobrança das contribuições sociais previdenciárias são da competência da Secretaria da Receita Federal do Brasil e NÃO do INSS como afirma a questão.
Lei 8.212, Art. 33. “À Secretaria da Receita Federal do Brasil compete planejar, executar, acompanhar e avaliar as atividades relativas à tributação, à fiscalização, à arrecadação, à cobrança e ao recolhimento das contribuições sociais previstas no parágrafo único do art. 11 desta Lei, das contribuições incidentes a título de substituição e das devidas a outras entidades e fundos.”
Conforme a fundamentação aludida, solicito a alteração do Gabarito para ERRADO ou a Anulação da mesma.
117 – Gerências executivas, agências da previdência social, corregedoria geral e procuradoria federal especializada, são órgãos que compõe a estrutura administrativa do INSS.
RECURSO: O DECRETO Nº 7.556 (Estrutura Regimental) NÃO faz parte dos institutos cobrados no Edital Nº 1 – INSS, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2015. Creio que a intenção aqui do Simulado é de ajudar a Todos que irão participar deste concurso (INSS/2016) e não atrapalhar cobrando assuntos que não fazem parte do cronograma.
Solicito a ANULAÇÃO da questão em respeito a todos que estão comprometidos em um estudo objetivo e focados no que realmente será objeto de questionamentos.
Forte abraço e sucesso nos próximos simulados!
Realmente a questão 74,a falha foi grande,é contribuinte individual .
ExcluirPois é, na 74 foi absurdo o erro! Esse Leon quer nos enlouquecer! kkkk...
ExcluirJá gastei R$ 700,00 de material para este certame. Na atual crise financeira não tenho mais dinheiro. Oh vida oh céus.
ResponderExcluiralguém concorda que a 14 está errada?
ResponderExcluirconcordo! de fato deve estar. tem mt gabarito errado
ExcluirLeon, a questão 26 é sobre o Art. 3 CF, que eu saiba o Edital comtemplou somente a partir do Artigo 5. Concorda?
ResponderExcluirPensei a mesma coisa! Concordo com você.
ExcluirAlguém poderia me ajudar com a Questão 71?
ResponderExcluirKrzysztof, brasileiro descendente de polonês, senhor de 60 anos de idade, não recebe qualquer prestação da seguridade social. Por ter uma aparência física similar ao personagem fictício "Papai Noel'; idoso, gordo e com uma farta barba branca, foi contratado, por um grande shopping da cidade onde mora, para alegrar as crianças no mês de dezembro. Após trabalhar por 14 anos consecutivos, sempre em dezembro, na função de Papai Noel, ainda sem gozar de benefício da seguridade, Krzysztof foi acometido de doença incapacitante. Krzysztof jamais recolheu contribuições à previdência social. ASSERTIVA: nessas condições, Krzysztof terá direito ao auxílio-doença previdenciário, desde que comprove a efetiva prestação dos serviços.
Krzysztof não é segurado contribuinte individual?
Como não foi citada a doença incapacitante que acometeu Krzysztof, neste caso não deveria ser exigida carência de 12 contribuições mensais?
Acredito que mesmo que comprove a efetiva prestação dos serviços e recolha as contribuições em atraso, essas contribuições não contarão para efeito de carência.
eu também estou em dúvida... acredito que a questão enfoca em ele ser segurado empregado, ou se individual, as contribuições consideram-se presumidas pois e empresa teria a obrigação de descontar e recolher. Alguém concorda?
ExcluirEU ACHO QUE SERIA TRABALHADOR TEMPORARIO,POIS SE NUNCA RECOLHEU,MAS FOI CONTRATADO,E SEMPRE COM TEMPO DETERMINADO...ACREDITO QUE SEJA ISSO,DAI CONCLUI-SE ,QUE SEMPRE PERMANECERA EM PERIODO DE GRAÇA,ASSIM FAZENDO JUS AO AUX DOENÇA....
ExcluirGABARITO DA 45 E DA 110 ESTÁ INVERTIDO
ResponderExcluirLeon, favor analisar a Questão 85 - A previdência social atenderá salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda.
ResponderExcluirApesar de estar de acordo com o texto constitucional, a questão não menciona que deve ser respondida de acordo com a constituição ou a legislação infraconstitucional.
Acredito que seja o mesmo caso de anulação da questão 52 do simulado do dia 03/04/2016.
“Nos termos da Constituição Federal de 1988:
Art. 201. A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, e atenderá, nos termos da lei, a:
IV - salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda;
Já a Lei 8.213/91 diz que:
Art. 18. O Regime Geral de Previdência Social compreende as seguintes prestações, devidas inclusive em razão de eventos decorrentes de acidente do trabalho, expressas em benefícios e serviços:
I - quanto ao segurado:
f) salário-família;
Há consenso na doutrina que o salário-família é pago aos segurados, até porque a própria constituição federal diz em seu art. 7º:
7 São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
[...]
XII - salário-família pago em razão do dependente do trabalhador de baixa renda nos termos da lei;
Quando a constituição usa a expressão "nos termos da lei", dá autonomia ao legislador para disciplinar o tema.
Para não ser injusto com aqueles que marcaram certo na questão porque era a literalidade do inciso IV do art. 201 da Constituição Federal, opto por ANULAR A QUESTÃO.”
Questão 110. isso é competencia da secretaria.
ResponderExcluir109. não é comprovante de que a contribuição SERA recolhida, é comprovante de que a contribuição FOI recolhida.
98. CI que presta serviço a alguma empresa, não apenas que presta serviço.
49. Alguem pode me explicar? em regra as fundações são de direito privado certo? entao são celetistas...
45. esta certa.
43. alguem sabe me explicar o erro aqui?
22. errado. aposentadoria não é aposentadoria por invalidez.
19. alguem sabe explicar? pq ta certa rsrs
14. errado. deve ter sido erro de digitação, mas ta errado.
13. alguem sabe me explicar o erro?
12. já começa errado com o "a" em maisculo... não?
6. alguem sabe me explicar o erro aqui?
2. aqui tambem, para mim os dois são complementos verbais.
49- Nem todas as fundações são celestistas
ExcluirPessoal, alguém sabe qual a fundamentação legal para a questão 94?
ResponderExcluir94 – O valor não recebido em vida pelo segurado só será pago aos seus dependentes habilitados à pensão por morte ou, na falta deles, aos seus sucessores na forma da lei previdenciária, independentemente de inventário ou arrolamento.
Artigo 112 da Lei nº 8.213 de 24 de Julho de 1991
ExcluirArt. 112. O valor não recebido em vida pelo segurado só será pago aos seus dependentes habilitados à pensão por morte ou, na falta deles, aos seus sucessores na forma da lei civil, independentemente de inventário ou arrolamento.
Obrigada, João Henrique!
ExcluirLeon, solicito alteração do gabarito da questão 98 de CERTO para ERRADO.
ResponderExcluir98 – Para fins de carência e tempo de contribuição, considera-se presumido o recolhimento das contribuições do segurado empregado, inclusive o doméstico, do trabalhador avulso e contribuinte individual prestador de serviços, este último a partir da competência abril de 2003.
Com relação ao contribuinte individual, para que se considere presumido o recolhimento das suas contribuições, este deve prestar serviço a uma ou mais empresas, pois só assim as contribuições serão descontadas pelas empresas.
Gente essa questão me deixou intrigada, pois como sabemos a concessão do Auxílio acidente requer produção de sequela DEFINITIVA E EFETIVA redução da capacidade de trabalho do segurado em decorrência dessa sequela, e a referida questão não menciona "DEFINITIVA". Isso não deveria invalidar a questão ??
ResponderExcluirPor gentileza, quem pode me ajudar a entender?! :-)
89 – SITUAÇÃO HIPOTÉTICA: Davi, segurado da previdência social, após sofrer acidente, passou a receber auxílio-doença. Como as sequelas deixadas pelo acidente implicaram a redução da sua capacidade para o trabalho que habitualmente exercia, Davi pleiteou o auxílio-acidente. ASSERTIVA: Nessa situação, o auxílio-acidente será devido a partir do dia seguinte ao da cessação do auxílio-doença, independentemente de qualquer remuneração ou rendimento auferido por Davi.
86. SITUAÇÃO HIPOTÉTICA: Maria, Betina e Carlos são aposentados pelo Regime Geral da Previdência Social. Maria é aposentada por invalidez. Betina, 62 anos de idade, é aposentada por idade e Carlos, 66 anos de idade, é aposentado por tempo de serviço. Considerando que Maria possui uma filha de 10 anos de idade, que Betina possui um filho inválido com 30 anos de idade e que Carlos possui um filho de 13 anos de idade, no tocante ao salário-família. ASSERTIVA: Segundo a Lei 8.213 de 1991 Maria, Betina e Carlos terão direito ao benefício que será pago juntamente com a aposentadoria
ResponderExcluirbasta isso? Não precisa ser baixa renda? Então qualquer aposentado por idade pode receber salário família independe temente do beneficio ?
Exatamente! Com certeza essa questão está errada!
ExcluirLeon Leon Goes, sobre a questão 79 ,que o gabarito está como certa, não concordamos com o gabarito, pois para ter direito à aposentadoria especial não basta o trabalhador apresentar o PPP, pois ele tem que comprovar durante o tempo necessário para a concessão (15,20 ou 25 anos), fundamento legal:
ResponderExcluirArtigo 57, § 3 e § 4 da lei 8213:
§ 3º A concessão da aposentadoria especial dependerá de comprovação pelo segurado, perante o Instituto Nacional do Seguro Social–INSS, do tempo de trabalho permanente, não ocasional nem intermitente, em condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, DURANTE O PERÍODO MÍNIMO FIXADO. (Redação dada pela Lei nº 9.032, de 1995)
§ 4º O segurado deverá comprovar, ALÉM DO tempo de trabalho, exposição aos agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física, pelo período equivalente ao exigido para a concessão do benefício. ( como ele irá comprovar que exerceu o trabalho em condições especiais ? R- através do PPP.)
Ou seja, pela questão dar para entender que basta a apresentação do PPP para ter direito à percepção da aposentadoria e desconsiderando assim o período mínimo fixado (15,20 ou 25 anos) ao qual ficou exposto aos agentes nocivos prejudiciais à saúde.
Abraço e muito obrigado pelo simulado.
Bruno concordo com a sua colocação, contudo essa é questão da CESPE, onde o gabarito foi dado como CERTO.
ExcluirVeja no QC questão Q314702.
:-(
É o jeito CESPE de ser.
Nosso desafio: entender a matéria e ainda o que o Querido ou Querida da CESPE quer...
AFF, que merda viu, mas vlw pela força.
ExcluirLeon, solicito alteração do gabarito da questão 106 de CERTO para ERRADO.
ResponderExcluir106. Segundo a legislação previdenciária, incide contribuição sobre o valor relativo às férias gozadas durante a vigência do contrato de trabalho, inclusive sobre o terço constitucional de férias, dada a sua natureza indenizatória.
A questão está incorreta por afirmar que o terço constitucional de férias gozadas tem natureza indenizatória. Com base na legislação previdenciária, o que tem natureza indenizatória são apenas as importâncias recebidas a título de férias indenizadas e respectivo adicional constitucional.
:-(
ResponderExcluirachei a resposta!
Esse de fato é o texto "ipsis literis" da lei 8.213/91, art. 86:
"Art. 86. O auxílio-acidente será concedido, como indenização, ao segurado quando, após consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultarem seqüelas que impliquem redução da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia.
§ 2º O auxílio-acidente será devido a partir do dia seguinte ao da cessação do auxílio-doença, independentemente de qualquer remuneração ou rendimento auferido pelo acidentado, vedada sua acumulação com qualquer aposentadoria."
Dessa forma, a questão ora analisada está em plena conformidade com o dispositivo acima analisado.
(comentário da questão Q241492 no QC)
Negativo, se fosse copiado e colado do artigo estaria correta, mas foi dado uma situação hipotética, fiz o recurso para ela e fundamentei. Se quiser olhar, procura uma das postagens que fiz, vlw.
ExcluirLeon, favor alterar o gabarito da questão 110 de CERTO para ERRADO.
ResponderExcluir110– As atividades relativas a fiscalização, arrecadação e cobrança das contribuições sociais previdenciárias são da competência do Instituto Nacional do Seguro Social.
Antes da vigência da Lei 11.457/2007, no tocante às contribuições previdenciárias, a competência para arrecadar, fiscalizar e cobrar era do INSS. Mas por força do art. 2º da Lei 11.457/2007, esta competência foi transferida para a Secretaria da Receita Federal do Brasil.
Isso é sacanagem, o simulado foi anunciado como gratuito, isso fere o CDC!!
ResponderExcluirIsso é sacanagem, o simulado foi anunciado como gratuito, isso fere o CDC!!
ResponderExcluirRECURSO PARA A QUESTÃO 89 (mudança do gabarito de C para E)
ResponderExcluirE a questão 89 eu não concordo com o gabarito que está como Certa, pois não mencionou que tipo de segurado ele era, dai por generalizar dar para entender que é qualquer tipo de segurado, mas sabemos que só recebe auxílio acidente o empregado, inclusive o doméstico, avulso e o segurado especial. Caso a questão fosse copiado e colado do artigo 86 da lei 8213 na qual só diz "segurado" sem mencionar de qual tipo, dai estaria correta:
Art. 86. O auxílio-acidente será concedido, como indenização, ao segurado quando, após consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultarem seqüelas que impliquem redução da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia. MAS como foi de uma situação hipotética que generalizou sem mencionar o tipo de segurado que ele era gera confusão na hora da resolução =/, vlw mesmo.
Aguardando as questões anuladas!!!
ResponderExcluirQuestão 85 : conforme o artigo 18 da lei 8213, o salário família é para os segurados e não para os dependentes.
ResponderExcluirLeon, depois de solicitar a alteração do gabarito de algumas questões, quero aproveitar para mais uma vez agradecer tudo que você tem feito para nos ajudar. Os valores que algumas vezes são cobrados são irrisórios perto de todo aprendizado que adquirimos com seus simulados, em particular com aquele primeiro simulado aplicado no ano passado. Aquele simulado foi essencial para revermos nossos conceitos e correr atrás de várias dúvidas que surgiram durante a resolução daqueles excelentes casos hipotéticos. E, graças a Deus, deu tempo! Hoje podemos perceber a evolução quando resolvemos as questões desses outros simulados. Parabéns pela elaboração das questões, e, principalmente, parabéns pelo pdf com os comentários das questões daquele primeiro simulado. Esse material esclareceu várias dúvidas que ainda restavam em Direito Previdenciário. Cara, você é uma pessoa iluminada e merece ter muito sucesso. Muito obrigada!!!
ResponderExcluirEsses simulados sao os mesmo do geracaoconcurseira?
ResponderExcluirAH BOM VOU DESISTIR DE FAZER ESSES SIMULADOS.
ResponderExcluirUM MONTE DE GABARITO ERRADO. SÓ PRA CONFUNDIR A CABEÇA DA GENTE E FAZER A GENTE PERDER TEMPO...
45. A respeito do controle da administração, denomina-se controle por vinculação, e não por subordinação, o controle exercido por um ministério sobre uma autarquia cujas atribuições lhe são afetas.
ResponderExcluirQual o erro dessa assertiva? O controle da direta sobre a indireta se da por meio da tutela, controle finalistico ou supervisão ministerial, que é o controle exercido pelo ministerio o qual a autarquia esta vinculada e não deixa de ser um controle por vinvulação e não por subordinação.
procurei e também não achei.
Excluirprocurei e também não achei.
ExcluirQual erro da 95? alguem?
ResponderExcluirpara receber auxilio reclusão não pode estar recebendo aposentadoria
Excluirvish é mesmo ceguei pra isso eu apenas enxerguei ele como um segurado. :) vlw n erro mais
Excluirvish é mesmo ceguei pra isso eu apenas enxerguei ele como um segurado. :) vlw n erro mais
Excluir99 – Arthur Zico é empregado do Clube de Regatas do Flamengo, e recebe uma remuneração de R$650.000 por mês. O Clube de Regatas do Flamengo é uma associação desportiva que mantém equipe de futebol profissional.Mensalmente, o Clube de Regatas do Flamengo é obrigado a recolher contribuição previdenciária patronal de 20% incidente sobre o valor da remuneração de Arthur Zico.
ResponderExcluiralguém pode explicar essa questão? =]
Como fala de contribuição patronal acho que para empresas desportivas é apenas de 5%
ExcluirComo fala de contribuição patronal acho que para empresas desportivas é apenas de 5%
ExcluirQuestão que pode ser anulada.
ResponderExcluir85. A previdência social atenderá salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda.
O salario familia é pago em razão do dependente, mas não é pago para o dependente como afirma a questão, é pago para o segurado.
A questão 110 pode ser anulada. Tais competencias afirmadas na questão como sendo do INSS, são na verdade da SRFB.
ResponderExcluirMaria era casada com José há três anos. José era segurado obrigatório do Regime Geral de Previdência Social e faleceu quando já havia pago mais de 18 contribuições. Na data do óbito Maria tinha vinte e oito anos e era inválida. Foi realizado o pedido de pensão por morte junto ao INSS e este o concedeu. Passados sete anos, a invalidez de Maria cessou. Nesta hipótese a cota individual recebida por Maria deverá ser cessada de imediato.
ResponderExcluirGabarito: E
Alguém poderia me ajudar a compreender esta questão? :D
COMO CESSOU A INVALIDEZ,DEVE OBSERVAR A IDADE ( 28) E OBSERVAR A TABELA DE PRAZO ( 10 ANOS),ASSIM ELA SO UTILIZOU DE 7 ANOS,ENTÃO TEM DIREITO DE CONTINUAR RECEBENDO O BENEFICIO POR MAIS 3 ANOS,CESSANDO A INVALIDEZ,ELA SE ENQUADRARA COMO DEPENDENTE NORMAL,DAI VOCE DEVE OBSERVAR A TABELA E IDADE ,PAR SABER O QUANTO RESTA...
Excluir71 – SITUAÇÃO HIPOTÉTICA: Krzysztof, brasileiro descendente de polonês, senhor de 60 anos de idade, não recebe qualquer prestação da seguridade social. Por ter uma aparência física similar ao personagem fictício "Papai Noel'; idoso, gordo e com uma farta barba branca, foi contratado, por um grande shopping da cidade onde mora, para alegrar as crianças no mês de dezembro. Após trabalhar por 14 anos consecutivos, sempre em dezembro, na função de Papai Noel, ainda sem gozar de benefício da seguridade, Krzysztof foi acometido de doença incapacitante. Krzysztof jamais recolheu contribuições à previdência social. ASSERTIVA: nessas condições, Krzysztof terá direito ao auxílio-doença previdenciário, desde que comprove a efetiva prestação dos serviços.
ResponderExcluirGabarito: C
Alguém poderia ajudar nesta questão?? :)
EU RESPONDI A QUESTÃO,ACHANDO QUE POR SER CONTRATADO PELO SHOPING,PODE SER EMPREGADO TEMPORARIO ,ASSIM ELE SEMPRE ESTARIA EM PERIODO DE GRAÇA,POIS TRABALHA UMA UNICA VEZ AO ANO,E ASSIM TEM 12 MESES DE PERIODO,ASSIM TENDO DIREITO AO AUX. DOENÇA...ACHO ISSOO ...RESPONDE CERTO.
ExcluirDúvida absurda também nessa questão. Alguém pra clarear?
ExcluirCreio que a questão está certa, porque CI que presta serviço para empresa sua contribuição é presumida. acho que é isso.
ExcluirLeon, obrigada pelo simulado!
ResponderExcluirMEUS RECURSOS:
85. A previdência social atenderá salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda.
O salário-família não é para os dependentes, e sim para os segurados em relação aos seus dependentes. Se fosse cobrar o texto da CF deveria deixar claro. Solicito mudança do gabarito para ERRADO.
96 – ENUNCIADO: Joaquina recebe Auxílio-Reclusão pelo fato de seu marido, Joaquim, ter sido preso e ser de baixa renda. ASSERTIVA: nessa situação, se Joaquim vier a falecer na prisão, Joaquina deverá requerer a pensão por morte junto ao INSS. Se tal requerimento for realizado até 90 dias após o óbito, ela receberá o retroativo desde o início do fato gerador. Se for realizado após 90 dias, a partir da data do requerimento.
Não vejo erro algum na questão, e o óbito é o fato gerador. Solicito mudança para CERTO.
98 – Para fins de carência e tempo de contribuição, considera-se presumido o recolhimento das contribuições do segurado empregado, inclusive o doméstico, do trabalhador avulso e contribuinte individual prestador de serviços, este último a partir da competência abril de 2003.
A presunção de recolhimento é apenas para o Contribuinte Individual que presta serviços a empresas, e a questão generalizou para CI prestador de serviços. Solicito mudança para ERRADO.
110 – As atividades relativas a fiscalização, arrecadação e cobrança das contribuições sociais previdenciárias são da competência do Instituto Nacional do Seguro Social.
Essas competências são da SRFB e não do INSS. Solicito mudança para ERRADO.
talvez o erro da 96 seja que nao precisa requerer a pensao por morte, a transformação do auxilio reclusao em pensao será automatica
ExcluirAcho que deve ser isso mesmo ..
Excluirnunca vi um simulado com tanto erro.. jesus.
ResponderExcluirconcordo
Excluiraté me espantei na hora que fui corrigir o meu.
ExcluirPrincipios fundamentais...direito constitucional nao voa cair nao!!
ResponderExcluirPedido de análise da questão 45. Questão CORRETA.
ResponderExcluirA respeito do controle da administração, denomina-se controle por vinculação, e não por subordinação, o controle exercido por um ministério sobre uma autarquia cujas atribuições lhe são afetas.
Qual a fundamentação pra 74? Sendo que 4,2 módulos fiscais são maiores que 4 módulos fiscais, portanto excederia ao limite legal.
ResponderExcluir74. Petrarca possui uma propriedade rural de 42 hectares de área aproveitável, local onde reside e trabalha na atividadeagropecuária com sua esposa e dois filhos em regime de economia familiar. A propriedade 嘀ca localizada no município de Tupantuba/RS, no qual 10 hectares de área são considerados um módulo 嘀scal. ASSERTIVA: conforme o disposto na Constituição Federal de 1988 e na legislação previdenciária infraconstitucional, concluímos que, preenchido o requisito da carência, quando completar 60 anos de idade, Petrarca terá direito à aposentadoria por idade.
Alguém consegue explicar o porquê da questão 71 ter sido considerada correta?
ResponderExcluirComo pode uma pessoa que nunca contribuiu ter direito ao auxílio doença::??
Ele nunca recolheu, pois era função do shopping, não dele. Ele trabalhava pra uma pessoa jurídica.
ExcluirA questão está muito implícita com a falta de clareza no enunciado.
ExcluirQue tipo de segurado ele era?
Se for por dedução, pode-se dizer que ele poderia ser um contribuinte individual que foi contratado pra prestar serviço e recebia somente pelo seu trabalho nos meses de dezembro.
TRABALHADOR RURAL, MESMO SENDO CI, ENTENDO QUE REALMENTE HÁ REDUÇÃO NA IDADE P SE APOSENTAR, MAS PRODUTOR RURAL???NÃO ESTÁ NA LEI!!!!PORTANTO, A 74 ESTÁ ERRADA.
ResponderExcluirERRADA. Não incide contribuição sobre benefícios de natureza indenizatória.
ResponderExcluir106. Segundo a legislação previdenciária, incide contribuição sobre o valor relativo às férias gozadas durante a vigência do contrato de trabalho, inclusive sobre o terço constitucional de férias, dada a sua natureza indenizatória.
quantos questoes acertaram? eu só 79.
ResponderExcluirAcertei só 84, mas errei 15 e deixei 21 em branco, totalizando 69 pontos líquidos, 58% do simulado. Se for assim na prova, não alcançarei meu tão sonhado objetivo. Muito triste com meu desempenho.
ExcluirLeon goes a questão 74 ERRADO 42 hectares> 4 módulos fiscais fica enquadrado como CI.
ResponderExcluirQuestão 106 ERRADO seria natureza remuneratória não indenizatoria
Putz tá osso!
ResponderExcluirA parte dos Princípios Fundamentais não vai cair. (Art. 1º ao 4º).
ResponderExcluirLeon, para quem fez o simulado on line e gravou a nota, não tem como conferir o gabarito. É necessário adquirir o Ranking?
ResponderExcluirQUESTÃO 106
ResponderExcluirSegundo a LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA, incide contribuição sobre o valor relativo às férias gozadas durante a vigência do contrato de trabalho, inclusive sobre o terço constitucional de férias, dada a sua natureza indenizatória.
Está errado, não é por ser indenizatória que há incidência de contribuição.