quarta-feira, 4 de maio de 2016

Esquentando para o simulado 07/05 (nº 2)

Leon Goes

A possibilidade de o segurado especial contribuir facultativamente com 20% sobre o salário de contribuição para fazer jus ao benefício da aposentadoria por tempo de contribuição é corolário do princípio da universalidade do atendimento e uniformidade dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.

(  ) Certo    (  ) Errado


Gabarito da questão nº 01: errado.

51 comentários:

  1. E - Seletividade e Distributividade.

    ResponderExcluir
  2. Leon, como será o ranking do simulado? Séria possível ordenar por gex, por favor, e mostrar o nome dos candidatos? Esse ranking, diferente do simulado gratuito, estava muito vago, os do blog estavam perfeitos, pois continham todos os dados, sendo necessário apenas aplicar o filtro. Então fica a sugestão para vocês. O ranking não é o mais importante, mas todos nos temos muita curiosidade em saber nossas colocações.
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  3. Questão E .
    O legislador teve a intenção de incluir a possibilidade do Seg. Especial receber AP. Por TC. O que isso quer dizer ? Universalidade do atendimento? Não pq já ele já é se. Especial. Então o que neste caso seria a universalidade da CORBERTURA (riscos). Logo onde se lê "atendimento" deveria ser "cobertura".
    Bons estudos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que risco social a aposentadoria por tempo de contribuição abarca? O CESPE já cobrou isso. Parte da doutrina defende sua extinção, por não atender a nenhum risco social.

      Excluir
    2. A meu ver (se é que isso serve pra alguma coisa) esse argumento não tornaria a questão errada.

      Excluir
    3. A meu ver (se é que isso serve pra alguma coisa) esse argumento não tornaria a questão errada.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. E. É o princípio da equivalência dos benefícios e serviços entre as populações urbanas e rurais. Princípio completo: Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços as populações urbanas e rurais.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Opinião minha: Questão ERRADA!! Universalidade da COBERTURA.

    ResponderExcluir
  9. Creio que o erro não esta apenas em trocar atendimento por cobertura, pois a Universalidade não poderia ser citada na situação hipotética uma vez que não entendo a Aposentadoria por Tempo de Contribuição como um risco social que é a explicação do principio da Universalidade, inclusive a doutrina ataca a Apo por TC prestada pelo INSS por não ter nenhum risco social envolvido. Desta maneira entendo que apenas o princípio da Uniformidade entre urbanos e rurais (beneficios) se aplica.

    ResponderExcluir
  10. E Princípio da equivalência dos benefícios

    ResponderExcluir
  11. Errado: Omitiu a palavra "equivalência" tornando a assertiva incorreta..

    ResponderExcluir
  12. ERRADO. Sim pelo princípio da Universalidade da cobertura e do atendimento, mas não por "uniformidade". Cobertura do atendimento visa isso, o que justamente acontece com o Segurado facultativo. Mas a Uniformidade diz respeito ao benefício concedido e não a forma como ele contribui.
    SMJ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *Linha 2: leia Universalidade do atendimento onde tem Cobertura do atendimento.

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Leon Goes assisti o vídeo com o gabarito dessa questão, porém, na minha humilde opinião esse gab é Errado. Respondi o simulado da casa dos concurseiros onde tinha uma questão dessa(palavras diferentes, mas com o mesmo sentido) e seu pai deixa claro q esse princípio deve ser dividido em duas partes, sendo que a segunda: Equivalência dos benefícios entre as populações urbanas e rurais é justamente a possibilidade do S.Especial poder contribuir facultativamente com a alíquota de 20%....pelo jeito a filosofia de Carla Perez ñ serviu para isso: que uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa. rsrsr

    ResponderExcluir
  16. Leon Goes assisti o vídeo com o gabarito dessa questão, porém, na minha humilde opinião esse gab é Errado. Respondi o simulado da casa dos concurseiros onde tinha uma questão dessa(palavras diferentes, mas com o mesmo sentido) e seu pai deixa claro q esse princípio deve ser dividido em duas partes, sendo que a segunda: Equivalência dos benefícios entre as populações urbanas e rurais é justamente a possibilidade do S.Especial poder contribuir facultativamente com a alíquota de 20%....pelo jeito a filosofia de Carla Perez ñ serviu para isso: que uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa. rsrsr

    ResponderExcluir
  17. ERRADO . II - até 12 (doze) meses após a cessação das contribuições, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela Previdência Social ou estiver suspenso ou licenciado sem remuneração;

    § 1º O prazo do inciso II será prorrogado para até 24 (vinte e quatro) meses se o segurado já tiver pago mais de 120 (cento e vinte) contribuições mensais sem interrupção que acarrete a perda da qualidade de segurado.

    ResponderExcluir