sábado, 28 de maio de 2016

Material para a Receita Federal

Fala, Geração Concurseira!

Primeiramente gostaria de agradecer a todos pelo carinho que venho recebendo no decorrer desses meses (hoje a minha página no Facebook atingiu dez mil curtidas e fiquei muito feliz com a marca).

Estou voltando a estudar para concursos, então, talvez vocês notem que estarei menos presente que o costume. Bom, mas antes de dar um até logo a todos, venho deixar uma dica de material para os que vão se preparar para a Receita Federal ou para os que estão estudando para algum outro certame que tenha matérias afins.

Antes, deixo claro que não estou fazendo propaganda de nenhum professor e que também não sei se o material que indicarei é o melhor disponível no mercado. Mas, escolhi o que eu considero que seja. É o material que eu utilizarei em minha preparação.


Para quem não acredita, vai até o print do meu carrinho de compras lá na Livraria Concursar:


Vamos às danadinhas das matérias:

Português

Escolhi a A Gramática Para Concursos do Fernando Pestana, pois um colega de trabalho, que estuda há mais tempo que eu e que adora Português, já me falava bastante do professor. Tive a oportunidade de me aproximar do trabalho do Pestana quando organizei os simulados do PROQuestões e só confirmei a boa impressão que já haviam me passado. 

Outro ponto positivo é que o referido professor tem um curso completo gravado e disponível no Eu Vou Passar, que é barato para obter, só paguei sessenta reais e baixei aulas dele e de outros professores.

Espanhol

Não sei nada de Inglês, nunca fiz curso, então vou apostar em Espanhol. Mas não quero ir como franco atirador na matéria, então comprei o livro Espanhol para Concursos e também há aulas disponíveis no curso EAD que farei (da Casa do Concurseiro).

Raciocínio Lógico

Essa parte não é boba e reprova muita gente. O conteúdo é enorme, por isso, talvez seja mais indicado comprar um PDF do Estratégia ou do Ponto dos Concursos direcionado para o concurso. Mas eu sou mais tradicional e gosto de ter livros para riscar e, sempre tenho a impressão de que o livro será mais detalhado. Por isso comprei dois do autor Bruno Vilar: Raciocínio Lógico Facilitado e Matemática Financeira para Concursos. O autor também é professor da Casa do Concurseiro, o que é uma vantagem, já que também vou me preparar por lá (gosto de assistir as vídeo aulas dos mesmos autores dos livros que eu leio).

Uma observação: além de procurar obras em que eu pudesse encontrar as vídeo aulas dos professores, também avaliei se estes são ativos nas redes sociais, porque acredito que a sensação de proximidade com os autores facilita o aprendizado. 

Administração Geral e Pública

Escolhi o livro Administração Geral e Pública - AFRF e AFT do Augustinho Vicente Paludo porque é direcionado para o concurso e também porque ouvi o Alexandre Meirelles o indicando em um vídeo falando sobre material de estudos para a Receita Federal.

Direito Constitucional

Vou fugir da indicação tradicional de estudar por Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino (tenho o livro e é muito bom). Mas, fiz a opção por comprar o livro do Sylvio Motta porque as aulas dele no Eu Vou Passar são sensacionais e já disse que gosto de ler o que os professores que eu vejo as vídeo aulas escrevem, isso torna o aprendizado mais fácil e prazeroso. 

O livro é este: 


Direito Administrativo

Mais uma vez, fujo da indicação tradicional do livro do Vicente Paulo e do Marcelo Alexandrino. Optei por estudar pelo Cyonil Borges (Direito Administrativo Facilitado), porque a obra foi feita a partir de PDFs voltados para concursos da área fiscal.

Direito Tributário

Aqui não tem nem o que discutir, Ricardo Alexandre monopoliza a matéria. O livro dele te prende a atenção nas primeiras páginas e as aulas também são sensacionais. O danadinho é este aqui: Direito Tributário Esquematizado

Lembrando que Direito Previdenciário está dentro de Direito Tributário. Acho que todos já sabem qual a minha indicação para essa matéria...

Auditoria

Comprei o livro do Rodrigo Fontenelle, professor da Casa do Concurseiro. A obra é esta: Auditoria Privada e Governamental.

Contabilidade

Também comprei um livro de um professor da Casa do Concurseiro: Sérgio Adriano.


Comércio Internacional e Legislação Aduaneira

Escolhi o Rodrigo Luz para ver se ilumina a minha vida nessa matéria, porque eu já tinha comprado um livro antes e não consegui gostar do assunto, vou mudar o autor para ver se encontro uma linguagem mais leve. O livro é este: Comércio Internacional e Legislação Aduaneira - Série Provas & Concursos.

Legislação Tributária

Todos falam muito bem do Murillo Lo Visco.

O livro é este: Legislação Tributária para Concursos da Receita Federal.

A vantagem é que é uma obra totalmente voltada para a Receita Federal.

Acho que não esqueci nenhuma matéria.

No tocante a vídeo aulas, indico o que eu conheço e gosto: os sites do Eu Vou Passar e da Casa do Concurseiro.

Quanto a resolução de questões, não farei propaganda da minha concorrência. Primeiro porque o meu site será melhor (risos), segundo porque vocês já conhecem mesmo hahaha. 

Indico o site PROQuestões, que em breve estará com milhares de questões de concursos cadastradas para vocês responderem gratuitamente. Também teremos disponíveis diversos simulados, voltados para a Receita Federal e também para outros certames. Podem ter certeza que buscaremos os melhores professores para acrescentar na preparação de vocês.

É isso galera. Na medida do possível (pelo menos uma vez por semana) tentarei dar um alô por aqui. Mas, é inevitável o afastamento temporário, porque a internet suga um tempo enorme do ser humano.

Abraços e bons estudos,

Leon Goes.

Cursos Online para Concursos

39 comentários:

  1. Massa! Desejo-lhe boa sorte e que Deus lhe ilumine! Depois se for possível comente seu cronograma de estudos por horário e disciplina! Abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bacana Leon, comente seu cronograma se possível. Obrigada, grande abraço!

      Excluir
  2. Bacana, Leon. Parabéns pela iniciativa. Força, foco e fé!!!

    ResponderExcluir
  3. Aproveitando, antes de você sair, qual o cronograma/ciclo de estudos que você utilizará, considerando o denso conteúdo deste concurso?

    ResponderExcluir
  4. Muito massa Leon! Boa sorte ai....mas o Livro de Português da Flavia Rita tb é muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Eu adquiri recentemente o material de Raciocínio Lógico do Estratégia. Top!Eu também pretendo prestar o Concurso da Receita Federal, mas não neste que está por vir.

    ResponderExcluir
  6. Bacana, Leon. Parabéns pela iniciativa. Força, foco e fé!!!

    ResponderExcluir
  7. Leon os concursos da RFB para o cargo de AFRFB agora estão cobrando somente essas 12 disciplinas ou essas são as que você indica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giovanio, deixo o Leon confirmar ou não, mas as disciplinas são para Analista Tributário(tb estou estudando e comprei o curso da Casa do Concurseiro). De todo jeito, são poucas disciplinas a menos do que AFRFB.

      Excluir
  8. Estou estudando licitação pelo livro do Cyonil no EVPlayer e o cara dá um show!

    ResponderExcluir
  9. Leon vai estudar para Analista ou Auditor? Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser p auditor pq p analista não cai auditoria.

      Excluir
  10. Leon vai estudar para Analista ou Auditor? Grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. Meus parabéns pela iniciativa muita fé que tô aki torcendo pela sua vitória.

    ResponderExcluir
  12. Meus parabéns pela iniciativa muita fé que tô aki torcendo pela sua vitória.

    ResponderExcluir
  13. Ótimas indicações, mas acrescentaria exercícios comentados em português da ESAF da Claudia Kozlowski (ponto) ou Décio Terror (Estratégia). Comprei o do CESPE para o concurso do INSS do Décio e só não fechei português porque teve uma questão que mudei a resposta por insegurança, mas teria fechado se tivesse mantido a minha primeira resposta. Vale lembrar que Português é peso 2 na ESAF, geralmente tem que fazer 16 de 20 pra não ser eliminado!

    ResponderExcluir
  14. Leon ,generoso como sempre em compartilhar seus conhecimentos para nós concurseiros ,tb estou na espera do seu cronograma.Boa preparação e que Deus te ajude a manter sempre o foco e determinação ,vc merece todo o sucesso.Obrigada por todas as dicas.

    ResponderExcluir
  15. Leon. muito legal sua postagem, e sua generosidade. Informação super útil, e posição que nos ajudar também a sermos melhores :) que Deus continue nos abençoando.

    ResponderExcluir
  16. Também comecei a estudar para Receita Federal, estou seguindo a bibliografia recomendada pelo Alexandre Meirelles. Quem nunca viu ou tem dificuldades de compreender a Contabilidade, aconselho a fazer um curso básico de contabilidade, estou fazendo isso e graças a Deus tou começando a entender a disciplina.

    ResponderExcluir
  17. Boa Leon , também voltei a estudar para ANALISTA TRIBUTÁRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL.

    ResponderExcluir
  18. Leon, professor de Raciocínio o melhor é JHONI ZINI do Fócus, ele é o cara, explica tudo nos mínimos detalhes, se vc não aprender com ele não aprende com mais ninguém, experiência própria, dá uma olhada ele é THE BEST.

    ResponderExcluir
  19. Legal isso, a escolha do material pesa muito quando a gente vai entrar numa área nova. No meu caso, a área fiscal. Parabéns!

    ResponderExcluir
  20. Como diz teu pai, primeiro Deus depois estudar. Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  21. Valeu Leon,obrigada por nos ajudar.Desde já estou torcendo pela sua vitória,ou melhor,pela nossa,também vou estudar pra analista da RFB.Abraços,vc é abençoado.

    ResponderExcluir
  22. Acho que o nome do professor Bruno ViLLar tem dois LL;

    ResponderExcluir
  23. Você está com um verdadeiro arsenal, hein? :-) Bons estudos Leon, e que os frutos possam vir da melhor forma, que Deus te abençoe mais! Agradeço pelo que fez por nós concurseiros do INSS, rs, Abraços!

    ResponderExcluir
  24. Olá meninos!!
    Leon ou Marcelo....
    Obrigada, adorei a iniciativa Leon, esta semana estou fazendo meu planejamento para iniciar os estudos pra Receita também, e quando ainda não conhecemos os autores e professores, uma indicação é sempre bom!!
    Marcelo, gosto muito da casa do concurseiro, o que está achando do curso??
    A última dúvida, o livro de contabilidade tem duas versões, esta e uma com a matéria sintetizada mais questões ESAF, vocês acham este que o Leon comprou o melhor pra quem não conhece nada ainda??

    ResponderExcluir
  25. Leon já que vc comprou novos livros para estudar, você não teria algum para me doar de constitucional e administrativo? Não tenho muitos recursos para comprar!grata e bons estudos!

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. ÒTIMAS INDICAÇÕES.COMEÇANDO A VIDA DE CONCURSANDO. VOU ESTUDAR PARA FAZER NO CARGO DE ANALISTA DA RFB. CRONOGRAMA, ESTUDO, PERSEVERANÇA E FÉ EM DEUS.

    ResponderExcluir
  28. Para o concurso da receita, tanto para analista quanto para auditor, é exigido nível superior. Minha dúvida é se pode ser em qualquer área de formação para ambos os cargos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até o último, sempre se exigiu formação em qualquer área. Espero que assim seja.

      Excluir
  29. Leon (ou alguém do blog), responde aí, por favor:
    Como é feito o exame médico admissional do INSS? O que o médico faz? Quais exames são solicitados?
    Obrigado.

    ResponderExcluir