quarta-feira, 1 de junho de 2016

Nomeações além das vagas (INSS)

Para os que fizeram o concurso do INSS e não passarem dentro do número das vagas, essa notícia pode ser uma luz no final do túnel.

Já está tramitando um pedido para que seja ampliado o número de vagas inicialmente ofertado no certame.

É importante mencionar que o histórico do INSS é de sempre nomear além do previsto inicialmente no edital do concurso.

Deixa eu situar vocês a respeito da legislação aplicável ao tema, caso ainda não tenham conhecimento...

O Decreto 6.944/2009 regulamenta os concursos públicos aplicados na esfera federal. O seu artigo 11 nos diz o seguinte:

"Art. 11.  Durante o período de validade do concurso público, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão poderá autorizar, mediante motivação expressa, a nomeação de candidatos aprovados e não convocados, podendo ultrapassar em até cinquenta por cento o quantitativo original de vagas."

Então, durante o prazo de validade do concurso do INSS -  um ano prorrogável por mais um, contado da data da publicação da homologação – o Ministério do Planejamento pode autorizar a nomeação de até 50% do quantitativo original de vagas. Portanto, no caso do técnico do seguro social, o Planejamento pode autorizar a nomeação de mais quatrocentos candidatos. Isso foi o que ocorreu no concurso de 2008.

Porém, o presidente da república pode autorizar a nomeação de candidatos além do quantitativo do art. 11 do Decreto 6.944/2009. Foi o que ocorreu no concurso de 2012, onde mais de quatro mil pessoas foram nomeadas, quando o número de vagas inicial foi de mil e quinhentas.

Portanto, vale ficar ligado nas cenas dos próximos capítulos. Porém, sempre pensando em outros concursos (falo por experiência própria, não vale a pena ficar parado esperando a nomeação, que pode nem sair).

Aproveitem que outros concursos bons podem ser autorizados e metam a cara nos livros!


Abraços.

Cursos Online para Concursos

242 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na torcida Leon, consegui por enquanto 92 pontos pra gerência de Santo Antônio e estou confiante, mas já iniciei meus estudos para o TRE-BA que segundo informações já foi autorizado. Abraço e obrigado pelos simulados do INSS aplicados nos dias que antecederam a prova, por conseguinte me ajudaram muito!

      Excluir
    2. Oi Jairo, tbm vou começar a estudar para o TRE-SP. Você comprou livros e/ou curso? Poderia compartilhar comigo?

      Excluir
    3. Amanha terá promoção na Juspodim. Acho que vou comprar alguns livros pra os tre-na.

      Excluir
    4. Os preços estão excelentes!

      Excluir
    5. Por enquanto não comprei nenhum livro específico para o TRE-BA, estou revisando algumas matérias coincidentes, a meta é revisar todas e só então partir para o específico e outros tópicos que não foram estudados. Valeu galera!

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Mas esses que podem ser chamados depois, inclusive no caso de autorização do presidente, são apenas aqueles que passaram dentro daquele quadro de vagas que está no final do edital, certo? Ou pode até mesmo superar este limite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. Quem ficar fora das vagas da tabela do anexo II não tem chance de ser nomeado.

      Excluir
    2. Do anexo II do Decreto 6.944/2009.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Leon, bom dia! Não entendi a respeito de convocar a mais dentro do Decreto 6944. Na minha opção de gerencia podem ser aprovados até 5 candidatos, assim, apenas 5 serão nomeados?

      Excluir
  3. Leon, na AGEX que prestei possui no total 4 vagas e de acordo com a tabela podem ser aprovados até 18 candidatos. Minha dúvida é o seguinte... se eu ficar por exemplo em 20º lugar, eu estou REprovada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não necessariamente, se ficar empatada com 18 também é aprovada.

      Excluir
    2. Obrigada Pedro, mas e se eu não ficar empatada? Não existe cadastro reserva? não existe excedentes?

      Excluir
    3. Infelizmente não existe o cadastro de reserva, e o excedente será até o valor no anexo V do edital. Diante do cenário atual acho difícil chamarem todos do anexo V. Contudo continue na esperança, Deus faz milagres em nossas vidas.

      Excluir
    4. Entendi Humberto,obrigada!
      É verdade... amém...

      Excluir
  4. Não tenho chance de ser nomeada mais pra frente? Já era? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem chance, Priscila.

      Quem ficar fora das vagas (A nao ser que fique empatada.) nao tem chance alguma.

      Ou seja, se existiam 4 vagas. Quem ficar em 19° com pontuacao menor que o 18°, está fora.

      Excluir
    2. Caramba! Eu pensei que faziam um cadastro reserva... e nomeavam mais pra frente caso houvesse necessidade de contratar mais servidores.
      Obrigada por tirar a minha dúvida Thales.

      Excluir
    3. Priscila vc não fez para Volta Redonda fez?

      Excluir
    4. Não Estevao, eu fiz para Ribeirão Preto- SP. Pq?

      Excluir
    5. Estevao Lobato, eu fiz para Volta Redonda.

      Excluir
  5. Leon, meu nome é Zeca Mranhão, minha agex é São Luis do Maranhão. Deixei 7 em branco e errei 13. Para Slz estavam reservadas 21 vagas Se calculei certo fiquei com 87 líquidas. Se a nota de corte for 9.0 significa que já estou fora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!

      Mas acho que voce fez uma boa nota. Já que eram 21 vagas e deve subir mais um pouco. Entre os 40 colocados certamente voce estará.

      Excluir
    2. Pelo anexo 5 do edital o número de aprovados para slz chega a 57

      Excluir
  6. Leon, quanto você acredita que será a nota de corte da gex de Caruaru?

    ResponderExcluir
  7. Leon então no caso irão chamar apenas os números dos candidatos aprovados e os excedente é isso mesmo exemplo na minha gerencia é 9 vagas com os excedente chega a 35 então irão chamar até ai se eu ficar em 36 não terei chance alguma é isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, é isso! Foi o que já li em vários outros blogs.

      Excluir
    2. Vamos confiar nos recusos pra para alavancar a nota. Fé em Deus.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  8. Uma pessoa que está em 15 lugar e tem a mesma pontuação do que está em oitavo, essa pessoa de acordo com a tabela(que consta no edital) está em oitavo ou décimo quinto lugar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ambas tem a mesma pontuação, deverá ser adotados os critérios de desempate quais sejam:
      a) tiver idade igual ou superior a 60 anos, até o último dia de inscrição neste concurso, conforme artigo 27,
      parágrafo único, da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso);
      b) obtiver a maior nota na prova objetiva de Conhecimentos Específicos P2;
      c) obtiver o maior número de acertos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos P2;
      e) obtiver o maior número de acertos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos P1;
      f) tiver maior idade;
      g) tiver exercido a função de jurado
      Já vai vendo aí e muita sorte.

      Excluir
  9. Tenho a seguinte dúvida, Leon: Estou concorrendo para uma GEX que oferece 3 vagas, porém 2 são de ampla concorrência e 1 de negros. Quando forem chamar esse excedente, chamarão o excedente respectivo a cada tipo de vaga ou o excedente geral? Me explicando melhor, chamarão 9 de ampla concorrência e 5 negros ou chamarão 14, sendo apenas 1 negro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que seja proporcional... Ou seja, chamará o respectivo número de negros.

      Excluir
  10. Pessoal vamos mandar muitos e-mails para o presidente Michel Temer solicitando que ele crie mais vagas, pois além dessas 50 por cento ele pode criar mais vagas como a Dilma fez em 2012 citrm relatório do TCU
    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/11/1549363-inss-pode-ficar-sem-metade-dos-funcionarios-em-tres-anos-diz-presidente-do-tcu.shtml

    ResponderExcluir
  11. http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/11/1549363-inss-pode-ficar-sem-metade-dos-funcionarios-em-tres-anos-diz-presidente-do-tcu.shtml

    Esse acima é o link da notícia ou so pesquisar no google relatório do TCU sobre a carência de servidores no INSS vamos mandar e-mails para o presidente Michel Temer o para o ministério do planejamento se muitas pessoas enviaram pelo menos ele vai pensar a respeito ou quem lê os e-mails vão avisa lo dos pedidos

    ResponderExcluir
  12. Será que email é o mais adequado?
    Não teria outra forma de contato mais efetiva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele e sua equipe tem facebook também, os professores poderiam nos auxiliar nessa luta, pessoalmente acho difícil !

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Para a galera do RJ que fez INSS - 2016 - Agencias:

    - RJ - Norte = 1 vaga (Ampla concorrencia)
    - Petropolis = 1 vaga (Ampla)
    - Volta Redonda = 3 vagas (Ampla)
    - Campos = 3 vagas (Ampla)
    - Duque de Caxias = 3 vagas (Ampla)
    - Niterói = 2 vagas (Ampla)

    - Total de 13 vagas a princípio.

    * Uma comparação detalhada entre 2008 p/ 2016.

    Lugares de 2008:

    - Barra Mansa = 2 vagas
    - Teresopolis = 1 vaga
    - Petropolis = 1 vaga
    - Campos - Centro = 2 vagas
    - Campos - Guarus = 3 vagas
    - Valenca = 6 vagas
    - Nova Friburgo = 1 vaga
    - Resende = 2 vagas

    - Total de 18 vagas.

    * Em todas as 8 APSs de 2008, o número de vagas dobrou. Sem exceção. Acredito em um mesmo cenário para este ano. Ou seja, por exemplo, Niterói 2 vagas, 4 serão NOMEADOS.

    * Em relacao a candidato/vaga = O número praticamente triplicou. Tivemos claro, novidades (Agencias) em relacao a 2008, como Volta Redonda, Niterói, Duque de Caxias e RJ - Norte. Mas correlacionando com as agencias de 2008, exceto a agencia de Petropolis que caiu de 4.865 para 3.467. Todas as demais agencias, praticamente triplicaram seus números de candidatos. O que DEVE aumentar a nota de corte entre 5% a 10% dependendo da agencia. Somente por este motivo. Se considerarmos o nível da prova, o aumento pode ser um pouco maior. Nao sei como estava o nível em 2008.

    * Agora o que de fato interessa:

    Porcentagem dos aprovados de cada agencia.

    Maiores porcentagens de cada agencia (8 no total em 2008.)

    = Valenca = 75%
    = Barra mansa = 74%
    = Petropolis = 73%
    = Campos - Centro = 71%
    = Resende = 70%
    = Campos - Guarus = 67%
    = Teresopolis = 67%
    = Nova Friburgo = 67%

    * As MENORES porcentagens dos APROVADOS em 2008.

    = Valenca = 63%
    = Barra mansa = 63%
    = Petropolis = 70%
    = Campos - Centro = 61%
    = Resende = 58%
    = Campos - Guarus = 55%
    = Teresopolis = 63%
    = Nova Friburgo = 63%

    * Variacao entre a MENOR de todas e a MAIOR de todas = 20%. Valenca = 75% e Campos - Guaru com 55%.

    *** Conclusão hipotética, claro:

    - Acho que a menor porcentagem NAO será de 55% como em 2008, fico entre 65% a 70%. Uma subida entre 10% a 15%. Ou seja, QUEM FEZ menos de 78 pontos líquidos, está com muita pouca chance, na minha modéstia visao.

    - Acho que a maior NAO será de 75%, fico entre 80% a 87%. Ou seja, entre 96 a 105 pontos. Quem fez uma nota maior do que esta, já pode comemorar certamente.

    Acredito que 2 fatores vao elevar as notas para estes patamares.

    1° Fator = Prova mais fácil do que o esperado. Apesar das 15 + 9 de Loas e Dir. ADM respectivamente.

    2° Fator = Tivemos 400.000 candidatos a mais em relacao a 2008. Agencias que triplicaram até seus números.

    Vamos esperar até o dia 20. Mas nao acredito em números muito diferentes destes. Aguardemos e boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thales, parabéns pelos comentarios, eu também gosto muito de trabalhar com este tipo de estatística. Abraço, juntos na luta!

      Excluir
    2. Boa!! Fiz 92 líquidos, tô insegura.. Se tivesse feito 96 estaria mais tranquila.

      Excluir
    3. Valeu Fred.

      Correcao: *Modesta visão.

      Só para fechar esse assunto e esperar pelo dia 20.

      1° = 68% a 75% ou 82 a 90 pontos. = Menores notas em AGX menos concorridas, ou que tenham muitas vagas.

      2° = 76% a 82% ou 91 a 98 pontos. = Média das notas dos aprovados na grande maioria das AGX. Podendo não passar em poucas delas.

      3° = 83% a 87% ou 99 a 104 pontos. = Notas de quem vai ser nomeado.

      - Exceção para cima = 105 pontos ou mais. Serão os 1°, 2° de suas AGX.

      - Excecao para baixo = 74 a 80 pontos. Pode ser que em AGX muito pouco concorrido e qualidade baixa dos concorrentes. Mas será a excecao da excecao.

      Abs.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Essas notas depois do recurso, pois só elas que vão decidir, quem tem 90 pode cair pra 84 e té ficar fora, nada decidido ainda!

      Excluir
    6. Essas notas depois do recurso, pois só elas que vão decidir, quem tem 90 pode cair pra 84 e té ficar fora, nada decidido ainda!

      Excluir
    7. Maneiraço o seu parecer Ygor, e faço das suas as minhas palavras, eu também dei o meu melhor, como chefe de família e trabalhando pa casa e mesmo assim, chegar às 22 e estudar até as 03. Só fiquei chateado por ter encontrado chifre em cabeça de cavalo em português (não acreditei que estava tão fácil é achei que tinha peladinha, ,,, rs) errei 27 questões que até agora não consegui digerir. ..kkkkk

      Excluir
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    9. Davis, quais destas abaixo você acredita que irão mudar o serão anuladas?

      1- Bibliotecas/Livros. = Portugues.
      2- Eficiencia ou Publicidade. = Dir. ADM
      3- Licitacao/concessao. = Dir. ADM
      4- Convalidacao = Dir. ADM.
      5- Conjuntos. = RLM.
      6- Nacionalidade = Constitucional.
      7- 1966 ou 1967. = Previdenciário.
      8- Lei complementar. = Previdenciário.
      9- Direta e Indireta. = Previdenciário.
      10- Pagamento parcelado = Previdenciário.
      11- SAT/GILRAT = Previdenciário

      Excluir
    10. Acredito em apenas 5 destas 11.

      Número 2, 3, 6, 9 e 11.

      Excluir
    11. Na minha humilde opinião: A 2 com certeza absoluta.
      A 8, 10, 11

      Excluir
    12. Acredito que a 2 a 3 a 5 a 7 e a 11, essas praticamente todos professores e sites concordam pela alteração ou anulação, a de português vários professores ja falaram que está correta o prof Jamil comenta no YouTube, as pessoas esqueçam que esses livros também é bibliotecas pois bibliotecas nada mais é que uma coleção de livros

      Excluir
    13. Acredito que a 2 a 3 a 5 a 7 e a 11, essas praticamente todos professores e sites concordam pela alteração ou anulação, a de português vários professores ja falaram que está correta o prof Jamil comenta no YouTube, as pessoas esqueçam que esses livros também é bibliotecas pois bibliotecas nada mais é que uma coleção de livros

      Excluir
    14. 1- Acho que vão anular,pois há uma certa ambiguidade, mas, no meu entendimento está correta.

      2 - Tenho quase certeza que vão mudar o gabarito, erro grotesco

      3 - Acho que vão mudar

      4 - Não vi nada muito concreto, acredito que vão manter o gabarito

      5 - Não cheguei a analisar o recurso que fizeram, mas se entendi bem a questão estaria errada de qualquer forma, certo?. Portanto não acredito em anulação

      6 - Acho que vão manter o gabarito oficial. De modo simplificado a questão aborda o conceito correto

      7 - Eu acho que a banca não vai mudar essa questão, talvez até anule, mas não creio na mudança

      8 - Com certeza não vão mudar, pq o posicionamento está correto

      9 - Acho que vão anular, há uma visão pelo lado previdenciário e outra quando analisamos pelo português

      10 - Acredito que a banca vai manter ambas as questões

      11 - Essa devem mudar o gabarito, com certeza, há um erro no modo de construção da pergunta.

      Isso é o que eu acho. Dessas, na ordem, errei a 2,3,7,8 e 11. Fiz recurso, além destas, da questão do CNIS, da encampação e da complementação do CI. Acredito, dos meus recursos, somente na mudança da 2,3,11 e da encampação.

      Excluir
    15. Thales, muito bacana seu raciocínio em relação às estatísticas, acho que será por aí mesmo. Espero que a banca seja muito consciente ao analisar os recursos e penso que ela vai cometer algumas atrocidades em função da quantidade de recursos (muitas pessoas despreparadas entrando com recursos de tudo) o que pode até favorecer os paraquedistas.

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. http://g1.globo.com/jornal-nacional/edicoes/2016/06/03.html#!v/5070543

    ResponderExcluir
  18. Temer acabando com carreira de técnico e administrativo no link acima no JN e nós concurseiros, como ficamos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia a notícia antes de ficar demostrando suas preferências políticas.

      Excluir
    2. Rangel Elias, é tanta gente ignorante! Se a pessoa não entende nem o básico de algumas medidas administrativa e quer ser servidor do inss, é uma contradição da zorra! Tem uns brasileiros que precisam ser estudado pelos extraterrestres.

      Excluir
  19. Tem alguém disputando uma vaga para a gex de Maringá?

    ResponderExcluir
  20. Eu estou tentando focar no TRE, mas to ansioso demais e não to conseguindo me concentrar. A semana de provas da faculdade acabou e talvez eu fique de exame em 1 delas. Mesmo assim tá difícil, os dias se arrastam mais e mais, a esperança em alguns momentos tá lá em cima, outras nem tanto, tá chato demais kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Idem.. No meu caso o foco está na Receita Federal.. mas até o dia 20 ta difícil render muita coisa... rsrsrs

      Também estou nessa.. esperançoso algumas vezes, outras nem tanto.

      A propósito qual sua pontuação líquida e pra qual GEX ?

      Excluir
    2. Não tenho certeza pq minha prova tava meio bagunçada rs Mas fiquei entre 82 e 86 pontos líquidos pra SP Capital/ Zona norte

      Excluir
  21. 2 3 9 11 serão alteradas com certeza... essa da nacionalidade pode ser anulada tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. A 9 creio que não será anulada... a 2, 3 e 11 também acredito que serão alteradas

      Excluir
    3. Nem de longe foram as únicas que errei, mas também vejo reais problemas, só na 2, 3 e 11.

      Excluir
    4. Acho que 2,3,8,9 e 11.

      2. Eficiência??? Ridículo.(Alterado gabarito)
      3. Licitação.(Alterado gabarito)
      8. Lei complementar. Fora do edital de previdenciário e tbm de constitucional. Art. 22 da CF/88 não cai.(Questão Anulada)
      9. Direta/indireta. Os recursos provenientes dos orçamentos da união,estados,DF e municípios é com certeza é indireto. A questão diz que é direto e indireto.(Alterado gabarito)
      11. SAT/GILTRAT com certeza errada.(Alterado gabarito)

      Excluir
    5. Já as questões 1,4,6 e 7 não vejo erro nelas.

      Excluir
    6. A questão 5 deixei em branco. O que vier é lucro.

      Excluir
  22. Fiz a prova de 2008 e sei que o Cespe é um exercício de humildade. Logo depois da prova, no blogs, rankings e foruns... todo mundo falava que tinha feito 135 questões (90%).... Dai veio resultado e baixou a nota, e a bola, de todos.... A média foi p/ 70%...

    Não existe resultado antes da hora.... enquanto isso...se estiver difícil estudar....continue nas revisões e exercícios. Pelo menos 30min por dia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mesma coisa ocorreu no concurso de 2012, muita gente dizendo que tinha feito 55, 56 (máximo era 60) e quando saiu o resultado foi bem diferente, desde então não confio muito nesses rankigs.

      Excluir
  23. Concordo com o Gustavo.

    Mas as polemicas até o dia 20 permanecem, sao 3.

    1- Quanto aos rankings.
    2- Quanto aos recursos.
    3- Quanto ao percentual dos pontos líquidos dos aprovados.

    - Quanto aos rankings, acredito que entre 1% a 3% estudaram para esta prova e é o que estamos vendo no site, olho na vaga.

    - Quanto aos recursos, acredito que apenas 11 assertivas podem ser alteradas ou anuladas.

    1- Bibliotecas/Livros. = Portugues.
    2- Eficiencia ou Publicidade. = Dir. ADM
    3- Licitacao/concessao. = Dir. ADM
    4- Convalidacao = Dir. ADM.
    5- Conjuntos. = RLM.
    6- Nacionalidade = Constitucional.
    7- 1966 ou 1967. = Previdenciário.
    8- Lei complementar. = Previdenciário.
    9- Direta e Indireta. = Previdenciário.
    10- Pagamento parcelado = Previdenciário.
    11- SAT/GILRAT = Previdenciário

    - Eu entendo que somente as assertivas 2, 3, 6, 9 e 11 serão alteradas ou anuladas. Mas nao descarto as assertivas, 1, 8 e 10. Já nas assertivas 4, 5 e 7, acho que a banca manterá o gabarito.

    - Quanto a média de aprovação para o RJ, como havia dito, em 2008 tivemos na média das MENORES notas 63%. Isso deverá aumentar para entre 70% a 80%. Estou falando das MENORES. Incluindo todos os nomeados, que sempre dobra o número. Já que para o RJ, sao poucas as vagas, que pelo menos dobre as ofertadas. Exemplo, Niterói - 2 vagas (Ampla) 4 sao nomeados.

    * Os fatores para o aumento entre 7% a 17% sao pertinentes.

    1° 400.000 candidatos a mais em relacao a 2008.
    2° Menos vagas em relacao a 2008. 13 de imediato em 2016 e 18 de imediato em 2008. Ao todo em 2008 foram nomeados 36 pessoas e agora devem ser nomeados 26 pessoas. Um número significativo.
    3° A prova estava fácil para os 1% a 3% que de fato estudou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha gex acredito em uma nota de corte pra ficar no número de vagas em 95, e 86 pra ficar entre os 29 aprovados.

      Essa questão da nacionalidade acredito que no máximo anulada... n tem fundamento pra alterar gabarito. A questão do inps tem um recurso bem forte... o art 46, mesmo assim acredito que a cespe irá bater o pé. Estou vendo no facebook a galera querendo mudar muita questão

      Excluir
    2. Só vi um curso (estratégia) propondo recurso para essa de nacionalidade, os demais não viram nenhum problema nela, ainda vi o professor Daniel Sena dizendo que não há nada de errado na questão. Não há motivos para a banca anular a 8 e a 10, a maioria das pessoas querem a anulação delas pq não estudaram essa parte, mas está sim previsto no edital em legislação e crimes, ora, são estas questões que estão "peneirando" os candidatos, se a banca as anula está igualando e correndo o risco de terem muitos aprovados empatados. A 9, espero que a banca não mude rsrs acertei ela, pois trata-se apenas de colocá-la em ordem direta, todas as vezes que a CESPE cobra questões de contribuição direta e indireta dá esse bafafá, ela tenta dificultar a questão e acaba ficando estranho, pode até ser anulada, mas errada não está, se ela alterar o gabarito cometerá um erro, pois a palavra "além" no início da assertiva já a entrega. Se ela alterar ou anular essa de 1966 será uma tremenda sacanagem, pois ela já cobra assim em outras questões, quem errou não estudou a banca, que considera esta data. Ao meu ver, a única, de fato, errada em previdenciário é a do SAT. Vi o professor Pablo dizer que a de português também não está errada, que os alunos poderiam pedir a anulação, pq existe outra possibilidade de resposta que é livros, mas a questão perguntou sobre biblioteca e não livros, errei essa questão, mas acho uma sacanagem as pessoas quererem prejudicar quem acertou por mérito, quem sabia responder, apesar de ter errado espero que a banca não altere, seria injusto. A 4 e a 5 têm divergências, mas se abanca não alterar não será nenhum absurdo. Restou a 2 e a 3 que são unânimes, a grande maioria acha que tá errado. Como disse o Barreto, o povo tá querendo mudar muita questão, vendo erros onde não tem, procurando problemas pra reclamar da questão, quem procura acha, teve gente que viajou pra responder e errou, como eu mesma em algumas, fazer o que? Tem que aceitar e não querer tirar os pontos de quem estudou, anulando questão na base da pressão, tem gente com 62 pontos querendo ganhar 20 com os recursos, vai lá no face e pergunta: "quem tiver recursos me envia que eu vou mandar", ai vc vê pq o Brasil tá do jeito que tá. Não é possível que essas pessoas que tiraram cento e poucos pontos não sabiam responder essas questões e quem tirou 60 foi injustiçado pela banca... Com certeza, a maioria da pessoas mais errou questões do que acertou, como mencionou o Thales 1% a 3% que de fato estudou, ou seja, a banca receberá milhares de recursos pq a maioria não estudou direito e tá pondo recurso de tudo quanto é questão, cabe a ela ser muito consciente na hora de analisá-los, espero que não se renda à pressão para alterar questões corretas e favorecer àqueles que querem ganhar os pontos na marra.

      Excluir
    3. Pollyanne, só me resta te dar os parabéns.você disse exatamente o que penso sobre isso.
      O maior problema do ser humano é não ter humildade e reconhecer seus erros.
      há 4 anos estudo pra concursos 1 e 8meses pra o INSS,não vi problema algum nesta prova.
      a banca possivelmente anula de 3 a 5 questões o que é normal em um concurso desses.
      Aos que não foram bem estude e deixem de chorar
      sejam fortes outros concursos virão.
      Parem de querer desmerece que estudou e se dedicou anos de estudo.

      Excluir
    4. A galera ta achando que a cespe vai mudar tudo que é questão... No máximo 5... pra mim as duas de direito administrativo... a do sat/rat de previdenciário e acredito na anulação da direta e indireta. O resto se anular ou alterar pra mim é surpresa. Vamos esperar dia 20 e ver o que vai ser.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Galera, eu concordo com voces.

      Apenas citei as assertivas que a galera mais contestou.

      Para mim, apenas 5 ou 6 vao ser anuladas ou modificadas.

      * Quanto a prova do CESPE, eu adoro o sistema deles. Acho inteligente, estratégico e justo com quem estuda. De fato, a prova do INSS 2016, poderia por mais questoes de benefícios e tal, mas nao da para por a culpa na banca por um insucesso, até porque a prova estava fácil.

      Excluir
  24. O recurso é um direito do candidato. Quem se achar prejudicado, tem o direito de recorrer. Independente do número de questões. Se a banca vai aceitar ou não é outra história.
    Agora o que não dá é querer privar um direito garantido.

    ResponderExcluir
  25. Galera,a cespe generalizou muitas questões como;UMA PORCENTAGEM,UMA PARTE,SEGURADO FACULTATIVO SEM IDADE MÍNIMA DE 16 ANOS.....

    ResponderExcluir
  26. Discordo completamente do que foi dito pelos colegas acima. Inclusive, me parece que eles estão com medo de perder pontos e, consequentemente,ficar mais longe da tao almejada vaga. Estudei por mais de dois anos pra esse concurso e independente do meu resultado(tenho grande esperança de ser chamado; ainda mais se três ou quatro das questões mais questionadas forem modificadas) mantenho a convicção de que a prova foi atípica e, sendo assim, esse papo de que passou quem sabia mais não vai colar. Todos que realmente se prepararam pra essa prova ficaram decepcionados com a superficialidade das questões de português, informática(essa foi ridícula) e raciocínio lógico,que nivelaram por baixo a prova e prejudicaram quem se dedicou de verdade e se aprofundou no estudo dessas matérias. Decepcionaram-se também ao abrir a prova e se deparar com somente 03 questões de constitucional e com os poucos assuntos explorados(tendo em vista o amplo conteúdodo edital) nas demais matérias, principalmente em previdenciário. Falar das questões de Loas não é desculpa pois colocar 15 de 70 foge completamente à razoabilidade, ainda mais quando há 09 questões de uma parte específica da lei cobrada, que poderia ter sido melhor explorada. Ademais, recomendo à alguns colegas um curso de interpretação de texto pois não reconhecer que as questões numeradas como 01 e 09 estão erradas é muita forcação de barra! É melhor ligar logo pra cespe e pedir pra só anular ou alterar as que beneficiam a si próprio e prejudicam a concorrência...
    Devido a quantidade de bons candidatos e o nível de estudo destes(ja sabido por todos e reconhecido pelos professores dos cursos mais renomados) a prova deveria trazer questões complexas, para aí sim poder fazer a esperada e necessária peneira. Agora o que não dá é peneirar com questões rasas em várias matérias e enunciados simples. E tem gente querendo que as questões polêmicas não sejam analisadas e, eventualmente, corrigidas; ou seja, querem ganhar no grito! Assim não dá! Não é justo com quem estudou! Eu quero que todos os recursos sejam cuidadosamente analisados e, se for o correto e justo, que os gabaritos sejam modificados(alterados ou anulados). Eu quero justiça e não privilégios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interprete isso. Tanto a questão 01, quanto a questão 09, não serão anuladas/alteradas.

      Excluir
    2. Calma cara. É óbvio que todo mundo quer que as questões que errou sejam mudadas, todos querem e muitos necessitam dessa vaga, haja vista a situação atual do país. A prova foi fácil sim, mas muitos desacreditaram dela. E outra coisa, me desculpe, não estou desdenhando, mas você ter estudado mais de 2 anos não o torna mais capaz e ou inteligente que outros candidatos, pois o INSS muda sempre e quem tava estudando há tempos teve que se adaptar muito.
      Quanto às questões 1 e 9, não fica nessa ideia pq são questões de interpretação e tem ambiguidade em ambas. Falaram que retoma livros, mas não retoma a expressão anterior, estaria implícito, só que coleções de livros é o que? Segundo o dicionário é biblioteca. A questão 9 foi mais complexa e os 2 pontos de vista tem sentido. Se analisarmos no sentido de previdenciário, está errado, se observarmos pelo sentido de português, está correta. Tenha em mente que ambas, na minha opinião, devem ser anuladas. Concursos necessitam de questões claras e não de duplo sentido. Acertei as 2, mas compreendo a surpresa dos que erraram. Professores tiveram divergências sobre essas questões, então não sou eu ou você que vai ditar o que é ou não correto.
      No mais, boa sorte pra você, e para todos que se dedicaram e estão na batalha para ter uma tranquilidade e um emprego, seja lá qual for o objetivo

      Excluir
  27. Queridos,é simples:cada um recorreu no quis por direito. Quem decide o que será acatado é a banca e ninguém mais. Se quem recorreu,na visão de alguns está desesperado. Na visão de quem recorreu vc tbm está desesperado de ter mais candidatos com sua nota. Se a banca foi tão maravilhosa como alguns defenderam,não há com o que se preocupar. Ela será maravilhosa para corrigir também. Aguardem e aceitem que ficar escrevendo nas redes sociais e sites não mudará nada.

    ResponderExcluir
  28. Queridos,é simples:cada um recorreu no quis por direito. Quem decide o que será acatado é a banca e ninguém mais. Se quem recorreu,na visão de alguns está desesperado. Na visão de quem recorreu vc tbm está desesperado de ter mais candidatos com sua nota. Se a banca foi tão maravilhosa como alguns defenderam,não há com o que se preocupar. Ela será maravilhosa para corrigir também. Aguardem e aceitem que ficar escrevendo nas redes sociais e sites não mudará nada.

    ResponderExcluir
  29. Pra quem acha que o cespe não anula ou muda muitas questões segue o link do concurso de 2003 para o Inss foram 4 anuladas e 9 mudanças de gabarito mais de 15 pontos em jogo, jogando por baixo! Link abaixo do gabarito oficial
    http://www.cespe.unb.br/concursos/_antigos/2003/INSS/

    ResponderExcluir
  30. Olá pessoal, estamos em 2016 esse parâmetro de comparação com 2003 está fora de cogitação, pois erros surgiram para ser corrigidos, então não espere um número de alterações altas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha humilde opinião serão apenas 4 questões que mudarão o gabarito ou anularão.

      Excluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. O que venho acompanhando nos rankings, 98% das pessoas postam pontos fora da realidade da banca esquecendo que uma erreda anular uma certa
    Ex.: 90 "líquidos "
    20 erradas
    10 em branco " fiz 90 "
    Realidade e outra
    90 acertos menos 40 erradas e 10 em branco, isso é igual 70 líquidos!

    Então vamos aguardar até o dia 20/06.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MARCIO, no site olho na vaga, eu nao vi erros deste tipo. O que pode estar acontecendo lá é termos pessoas que já computaram pontos de recursos em que acreditam que vao com certeza ganhar.

      Tipo as questoes - GILRAT/SAT - Eficiencia.

      Excluir
    2. na minha gerência ja comprovei isso Thales... através da simulação de alteração.

      O melhor é saber que dia 20 não tem pra onde correr!

      Excluir
    3. Comprovou o que Gabriel? Que as pessoas estao colocando os pontos já considerando os recursos?

      Claro que uns 10% das pessoas que colocaram as suas notas no ranking do olho nas vagas é fake e tal. Mais do que isso nao acredito.

      Excluir
    4. Isso... já considerando os recursos que têm certeza que vão deferir. Não são "fakes" propriamente dito..

      Excluir
    5. Ah sim... Com certeza

      Tanto que tem gente que colocou 12 pontos em dir. constitucional + administrativo. Se isso for vdd, quer dizer que acertaram 3 assertivas das 11 ou 12 das mais polemicas:

      - Nacionalidade
      - Eficiência
      - Concessão

      Excluir
  33. Com base no disposto no Decreto n.º 3.048/1999, que aprovou o regulamento da previdência social, julgue o item subsecutivo.




    A dona de casa e o estudante podem filiar-se facultativamente ao RGPS mediante contribuição, desde que não estejam exercendo atividade remunerada que os enquadre como segurados obrigatórios da previdência social
    Essa questão vai ter o gabarito alterado,galera.Ela não mencionou o requisito básico para ser segurado facultativo :IDADE MÍNIMA DE 16 ANOS E NÃO FAZER PARTE DE REGIME BÁSICO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão questionou se eles poderiam se filiar como facultativo, e sim, eles podem. Com relação a idade já seria outro questionamento. A questão foi abordada de forma "genérica" ou incompleta, o que não a torna errada, portanto, não acho que vão mudar gabarito.

      Excluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  35. Felipe Santana10 de junho de 2016 00:33
    Para corroborar com esse entendimento, trago uma questão do mesmo certame.Com relação ao segurado especial e ao segurado facultativo, julgue o próximo item à luz do Decreto n.º 3.048/1999.




    Situação hipotética: Maria, com vinte e dois anos de idade, recebe bolsa de estudos para se dedicar em tempo integral a trabalho de pesquisa, não possuindo qualquer vinculação a regime de previdência. Assertiva: Nessa situação, Maria poderá filiar-se facultativamente ao RGPS.
    A interpretação da norma tem que ser feita de forma sistemática,galera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa questão não será alterada Felipe. Eu só vi uma meia dúzia de gato pingados reclamando delas. Acredito que quem errou ela, não conhece muito a banca. Em relação às questões da Cespe, o que está incompleto, não está errado (ah não ser que se refira a exceções). A questão também não fala que a dona de casa é brasileira e é residente no Brasil. Isso também é um requisito básico e você não está reclamando disso. São inúmeros fatores que existem em cima de cada questão, se fosse necessário elencar todos os fatores em todas as questões, cada questão teria o tamanho de um livro. Por isso, ao responder uma questão da Cespe, analise o que está na questão e as omissões que a banca provavelmente queira que você saiba.

      Excluir
  36. Cara, você tá certo em expor sua opinião e argumentar. Ninguém é dono da verdade e a cespe é a grande chefe da coisa rs

    Mas assim, vou expor o que penso dessa questão também. Assim como a outra, ela usa o termo poderá/podem que tem sentido de hipótese. Se a questão abordasse com os termos é/são que indica afirmação, aí sim poderíamos considerar como errada. Nessa questão, se não tivesse a idade, ela estaria correta também.

    Pra deixar claro meu pensamento, se pensarmos nas nossas leis e na CF vários artigos são exemplificativos, pois, o legislador não teria como prever todas as possibilidades. Se uma questão necessitar de todos os requisitos pra certo artigo, por exemplo, poucas questões seriam corretas. Então, ao meu ver, ambas, por causa do verbo, foram abordadas de forma exemplificativa, porém, a segunda estava mais completa e só. Se esta não estivesse, continuaria exemplificativa e estaria correta da mesma forma.

    Mas enfim, te desejo boa sorte no certame

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também penso assim, na própria lei é citado as hipóteses que PODEM vir a ser um segurado facultativo... Não quer dizer que vão. Essa é uma das questões que n cabem nem recurso mas cada um entende de uma forma.

      Excluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao entendi nada que voce expos.

      Mas vamos lá, é bem simples.

      - Anulou uma questao que voce acertou = Nao altera nada. 1 ponto que voce já tinha.
      - Anulou uma questao que errou = Voce ganha 2 pontos. Bem simples.
      - Anulou uma questao que voce deixou em branco = Voce ganha 1 ponto e só.

      - Inversao de gabarito, nao precisa explicar, creio.

      Excluir
  39. O que venho acompanhando nos rankings, 98% das pessoas postam pontos fora da realidade da banca esquecendo que uma erreda anular uma certa
    Ex.: 90 "líquidos "
    20 erradas
    10 em branco " fiz 90 "
    Realidade e outra
    90 acertos menos 40 erradas e 10 em branco, isso é igual 70 líquidos!

    Então vamos aguardar até o dia 20/06.

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Dii, ocorre que no caso em comento a regra é justamente exigir a idade mínima de 16 anos para inscrição como facultativo!
    Aliás, não há exceção!!! Ninguém pode se inscrever como facultativo sem ter 16 anos completos.
    Como a questão omitiu essa exigência, não há como afirmar que a dona de casa ou o estudante "podem" se filiar, pois isso depende impreterivelmente da idade e não só do requisito apontado pela questão...A maioria das pessoas não deu atenção a esse detalhe importante,mas como você disse a chefe vai decidir.kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cespe cobrou o que ta na lei, na lei fala que dona de casa e estudante PODEM ser facultativo... nenhum professor de previdenciário viu erro nessa questão... Sinto muito mais vc está procurando pelo em ovo.

      Excluir
    2. Felipe Santana, se eu te perguntasse "Estudantes podem se inscrever como segurados facultativos", só isso, o que você responderia? "Ah não, tem que falar a idade!" Você não pode mudar a pergunta, só responde se os estudantes podem. A resposta é sim, naturalmente. NADA na pergunta faz a questão estar errada! Se as informações estão corretas na questão, então está certo. Assim que a Cespe funciona.

      Excluir
    3. A resposta não é sim. A resposta é: depende.

      Excluir
  42. Também não vejo erro nessa questão da dona de casa.Lembrando que questão incompleta não é errada.Comentando sobre os rankings,acredito que muitos estão viajando nessas notas,mas tudo bem,vamos esperar o dia 20.Porem,creio que a nota de corte será alta, em torno de 90 pontos líquidos.

    ResponderExcluir
  43. O que venho acompanhando nos rankings, 98% das pessoas postam pontos fora da realidade da banda esquecendo que uma erreda anular uma certa
    Ex.: 90 "líquidos "
    20 erradas
    10 em branco " fiz 90 "
    Realidade e outra
    90 acertos menos 40 erradas e 10 em branco, isso é igual 70 líquidos!

    Então vamos aguardar até o dia 20/06.

    ResponderExcluir
  44. Olá pessoal, estamos em 2016 esse parâmetro de comparação com 2003 está fora de cogitação, pois erros surgiram para ser corrigidos, então não espere um número de alterações altas!

    ResponderExcluir
  45. O estudante pode filiar-se ao RGPS como facultativo?

    - Pode, desde que não esteja exercendo atividade remunerada que o enquadre como segurado obrigatório.

    Só isso?

    - Não, além disso ele tem que ter mais de 16 anos de idade.

    Então quer dizer que os requisitos são cumulativos?

    - Sim, sem o cumprimento dos dois requisitos ele não poderá se filiar ao RGPS.

    Então afirmar que ele pode se filiar cumprindo apenas um dos requisitos está errado?

    - Parabéns, você entendeu!

    ResponderExcluir
  46. Questão ERRADA! MUITO ERRADA! cadê a idade do estudante? ou seja, requisito básico do segurado para se filiar como segurado facultativo.

    VOU LEVAR MEU FILHO COM 15 ANOS E ELE TAMBÉM NÃO FAZ PARTE DE REGIME BÁSICO DE PREVIDENCA SOCIAL AO INSS, PARA SE FILIAR COMO SEGURADO FACULTATIVO.

    REQUISITO BÁSICO,BÁSICO, BÁSICO, BÁSICO....16 ANOS IDADE MÍNIMA

    ISSO NÃO É QUESTÃO INCOMPLETA,GALERA.OS EXAMINADORES DO CESPE NÃO SABEM INTERPRETAR A NORMA DE FORMA SISTÉMATICA.

    ESSA QUESTÃO BENEFICIOU QUEM CHUTOU E AQUELES QUE NÃO VIRAM O DETALHE.

    QUEM ESTUDOU DE VERDADE ERROU ESSA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, pelo amor de Deus. Não foi isso que o examinador quis saber de voce ao fazer esse tipo de questão. Ele quis saber o GERAL, se você sabia a LETRA DA LEI. Se ele estivesse querendo saber se vcs sabem os requisitos, a questão seria MAIS ELABORADA. Veja a letra da lei.
      Decreto 3.048:

      Art. 11. É segurado facultativo o maior de dezesseis anos de idade que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição, na forma do art. 199, desde que não esteja exercendo atividade remunerada que o enquadre como segurado obrigatório da previdência social.

      § 1º Podem filiar-se facultativamente, entre outros:

      I - a dona-de-casa;

      II - o síndico de condomínio, quando não remunerado;

      III - o estudante;
      (...)

      ''podem filiar-se facultativamente.''

      Excluir
  47. Felipe está corretíssimo. Imagina alguém atuado como técnico do INSS e recebendo, numa APS, um estudante que deseja filar-se ao RGPS na condição de Segurado Facultativo. Obviamente, além de necessitar saber se esse hipotético estudante exerce atividade remunerada, será necessário saber sua idade, para que se determine em que categoria se enquadra, ou mesmo, se se enquadra em alguma. A questão objetiva não permite que o candidato suponha que esse estudante tem 16 anos ou mais. De modo que, objetivamente, ser estudante não garante que ele possa se filiar como segurado facultativo. A questão, do modo como fora redigida, deveria ter como gabarito “errado”, e não “certo”. Os professores passaram batido nisso, a exceção de Eduardo Tanaka, que chega a sugerir recurso a esse item, que realmente merece alteração. Não se trata de questão incompleta, mas de item carente de requisito que justifique julgá-lo como correto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vcs estão viajando na maionese, a cespe não quis saber se a pessoa tinha ou não os requisitos pra ser um facultativo, ela só perguntou se uma dona de casa e um estudante PODEM se filiar facultativamente... Só isso.

      Excluir
    2. Se a cespe cobrasse... Um sindico de condomínio desde que não remunerado pode se filiar facultativamente, vc ia responder errado pq não disse se ele é maior de 16 anos? Para de viajar.

      Excluir
    3. Isso, esse povo viaja demais.... Questões simples e eles dificultam, por isso saem errando tudo.

      Excluir
  48. Prezado Felipe Santana,

    Respeito seus argumentos e você tem todo direito de lutar por aquilo que acha correto. Entretanto, a hora dos argumentos passou e nem é a nós (estudantes) que você deve convencer, mas a banca (afinal é ela que vai julgar os recursos)... Você fez o seu melhor, tenha paz e fé, que sua parte você fez... Agora é esperar o resultado...

    Particularmente, não acho correto você afirmar que "quem estou de verdade errou essa". Veja, não basta estudar, deve-se estudar da forma correta (ou seja, de acordo com a banca que irá fazer o concurso)... Quando estudamos muito, sabemos de vários detalhes que se não estudarmos conforme o CESPE cobra, vamos errar... Por isso é que é uma banca temida por muitos concurseiros...

    No mais, boa sorte nos seus recursos e bons estudos!!!!

    ResponderExcluir
  49. O estudante pode ser menor de 16 anos,mas síndico só se for no prédio onde voce mora,meu caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe!

      Análise a situação ( o estudante voltou somente no prefeito, sub entendi que no mínimo ele tem 16 anos)
      Sobre a questão da prova também sub entendi que no mínimo ele teria 16 anos.
      Espero ter ajudado!
      Vamos nos manter tranquilo pois só faltam 10 dias.

      Excluir
    2. Olá Felipe!

      Análise a situação ( o estudante voltou somente no prefeito, sub entendi que no mínimo ele tem 16 anos)
      Sobre a questão da prova também sub entendi que no mínimo ele teria 16 anos.
      Espero ter ajudado!
      Vamos nos manter tranquilo pois só faltam 10 dias.

      Excluir
  50. Galera, a norma tem que ser interpretada de forma sistemática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. A questão 63/Alga diz que Maria recebe bolsa de estudo para se dedicar a tempo integral a trabalho de pesquisa e que por isso ela pode se filiar facultativamente. Não diz que Maria é brasileira e essa pesquisa é feita no Brasil, ela pode ser Americana fazendo pesquisa nos Estados Unidos. Segundo seu raciocínio, o gabarito da questão deveria ser errado, porque não deixou isso claro.
      Você pode continuar convicto de que a banca está errada, mas eu aconselho que você comece a estudar como responder as perguntas da Cespe, porque não adianta responder como você considera correto, tem que responder como a banca considera correto.

      Excluir
  51. Olá pessoal!
    Calma com tanta angústia pois só faltam 10 dias

    ResponderExcluir
  52. Eu só sei que nada sei, uma coisa eu sei que. Deus estará com todos que acreditam nele, até mesmo os que não acreditam mesmo assim ele não desistem se ninguém então fé confiança, mas longem já esteve e contagem regressiva :)

    ResponderExcluir
  53. Eu só sei que nada sei, uma coisa eu sei que. Deus estará com todos que acreditam nele, até mesmo os que não acreditam mesmo assim ele não desistem se ninguém então fé confiança, mas longem já esteve e contagem regressiva :)

    ResponderExcluir
  54. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  55. Marcio Barbosa disse acima: “Analise a situação (o estudante voltou somente no prefeito, sub entendi que no mínimo ele tem 16 anos). Sobre a questão da prova também subentendi que no mínimo ele teria 16 anos”. Mas consideremos que ser eleitor exige que o indivíduo tenha ao menos 16 anos, mas ser estudante não. Logo, esse subentedimento é inadequado para a questão. Além do mais, em provas objetivas o que deve ser jugado é o que está escrito, não o que o candidato supõe que esteja. Mas não deveríamos nos aborrecer com essas colocações (as favoráveis e as não favoráveis a manutenção do gabarito preliminar), afinal, essa é uma maneira que os candidatos encontram para “matar tempo” até o dia de divulgação do gabarito definitivo. Particularmente, até acredito que a banca não altere esse item, mas correto seria alterar. Infelizmente tivemos de lidar com uma prova muito mal elaborada e superficial. Não fosse isso, não teríamos tantas questões passiveis de recursos e supostos candidatos alcançado três dígitos numa prova de apenas 120 questões, em que há descontos por erros. Acho que a prova da FCC foi mais justa que essa (algo que eu não esperaria antes de ler a prova que o Cespe elaborou nesse concurso).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Realmente você entendeu quando eu falei estudante, você compreendeu como um ELEITOR
      Quando a banca fala em estudante ligado ao assunto previdenciário, a interpretação seria se tratando de um suposto SEGURADO


      Excluir
    2. Bom dia!
      Realmente você entendeu quando eu falei estudante, você compreendeu como um ELEITOR
      Quando a banca fala em estudante ligado ao assunto previdenciário, a interpretação seria se tratando de um suposto SEGURADO


      Excluir
  56. Olá pessoal!
    Calma com tanta angústia pois só faltam 10 dias

    ResponderExcluir
  57. Basta ser estudante para poder se filiar como facultativo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. N foi isso que a banca perguntou, perguntou se estudante PODE ser, n disse que bastava ser...

      Excluir
  58. Olá pessoal!
    Calma com tanta angústia pois só faltam 10 dias

    ResponderExcluir
  59. A angustia só aumenta,amigão, rs.
    desejo sorte a todos vcs.
    melhor coisa na vida é poder sonhar com um futuro melhor para nós e nossa família.
    Namastê.

    ResponderExcluir
  60. Faltam 9 dias,galera,parece uma eternidade,mas vamos manter a tranquilidade. Belém estou chegando.

    ResponderExcluir
  61. Alguém tem ideia da nota de corte em Belém?

    ResponderExcluir
  62. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  63. No olho na vaga,a nota de corte 90 pontos líquidos,mas tem gente colocando nota errada,ou seja,não é 100% confiável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Qual sua pontuação pra Belém?

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Sim,tinha 92 pontos,mas com o gabarito das questões polêmicas caiu pra 78.Ainda tenho esperança de recuperar alguns pontos,já que perdi exatamente nessas questões mais polêmicas.

      Excluir
    7. Vai recuperar com fé em Deus.O Cespe sempre faz isso,mas depois altera ou anula a questão.

      Excluir
    8. Estou muito aflito pois,fiz 94 pontos e depois do gabarito caí pra 86 pontos para FEIRA DE SANTANA BA...enfim a esperança é a última que morre boa sorte a todos e que seja feita a vontade de DEUS.

      Excluir
    9. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  64. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  65. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  66. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  67. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  68. Sinceramente acho difícil toda essa quantidade de notas altas serem verdadeiras.Vamos aguardar os resultados, mas acredito que as notas de corte ficarão em torno de 90 pontos líquidos.

    ResponderExcluir
  69. Estou super apreensiva... fiz 94 pontos concorrendo como cotista e cidade sem notas altas segundo o olho na vaga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente as notas pra porto velho são as mais baixas, 94 da pra ficar entre os 3 primeiros... N só no olho na vaga mas é a primeira nota alta que eu vejo pra la

      Excluir
  70. Fazendo uma comparação com a prova para técnico do INSS de 2008 aplicada pelo cespe cheguei na seguinte conclusão:

    Aquela prova tinha 150 questões
    Na maior parte das agências, o candidato com 110 pontos conseguia ser nomeado, ou seja, +ou- 73,5% em pontos líquidos.

    Tomando como base esses dados e considerando que a concorrência dos concursos públicos vem aumentando a cada ano, creio que a porcentagem de pontos líquidos para o candidato conseguir ser nomeado aumentará de 73,5% para 80% em pontos líquidos.

    PROVA CESPE INSS - 2008 = 150X73,5%= 110,25 PONTOS

    PROVA CESPE INSS - 2016 = 120X80% = 96 PONTOS

    Na minha opinião, acredito que o candidato com 96 pontos líquidos está com uma vaga garantida!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo vai depender do gabarito definitivo, oro só pra que o examinador seja justo

      Excluir
    2. São realidades diferentes...

      Excluir
  71. Tomara que os que fiquem classificados ("cadastro reserva") consigam ser chamados na validade do concurso. Depois do ministro do planejamento falar que vão chamar apenas as vagas previstas desanimei um pouco, mas vamos ver o que vai acontecer... Falta pouco! Sanidade a todos nesses poucos dias que faltam!

    ResponderExcluir
  72. Pessoal , para quem anda dizendo que a banca não costuma anular ou que não deverá alterar muitos gabaritos das questões dá uma olhada nas justificativas da prova "AGU" 2015 e vejam a quantidade de questões que tiveram o gabarito modificado. Ou seja, tudo pode acontecer e somente no dia 20 mesmo é que saberemos sobre notas de cortes, classificados. ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em média 6 questçoes da cespe são anuladas/alteradas...

      Excluir
  73. Fiquei sabendo que vao alterar 40 questões kkk

    ResponderExcluir
  74. Fiquei sabendo que vao alterar 40 questões kkk

    ResponderExcluir
  75. Tem que ter calma demais da conta!
    To com 88 Goiania.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como é que está a expectativa, Paulo?

      Excluir
    2. estou com 90, tava animado mas dps que vi alguns comentários no facebook de gnt com 110 108, e que a nota de corte vai ser 98 pontos.. desnimei

      Excluir
    3. Pouco provável que estejam falando a verdade...
      Algumas questões de Loas e outras polêmicas que pegou muita gente desprevenida...
      Só analisar a prova é verá que é difícil alguém ficar com essa pontuação..

      Excluir
  76. Fala galera, boa tarde.

    Para quem fez a prova para o Estado do Rio de Janeiro,
    eu peguei os 3 principais rankings, Olho na vaga - Pro questões - Casa do Concurseiro e compilei as 50 primeiras notas para as 6 AGX do RJ que tivemos vagas abertas.

    -----------------------------------------------------

    * Lembrete = Eu considerei as notas para o CR (Cadastro de reserva) somente aquelas que chegaram ao dobro das vagas propostas pelo Ministério do planejamento, ou seja, Duque de Caxias eram 3 vagas (Ampla Vaga) devem ser nomeadas 6 pessoas. Eu só vou expor as notas dos 6 primeiros. Para Petrópolis era 1 vaga apenas, somente 2 pessoas devem ser nomeadas. Somente as 2 primeiras notas, eu vou expor.

    -----------------------------------------------------

    - Vamos às notas para o RJ.

    1° AGX - Duque de Caxias: Nota de corte de 93 pontos. 3 vagas, 6 devem ser nomeados. O 14° colocado tem 83 pontos. Ficará no CR também, mas não será nomeado.

    Pro questões - Uoston Teles ----------------- 96
    Olho na vaga - LeoRJ------------------------- 96
    Olho na vaga - Rosi_----------------------------- 94
    Olho na vaga - Meri------------------------------ 94
    Olho na vaga - Antônio Pedro ------------------ 93
    Olho na vaga - Vitor A.M ------------------------- 93

    ------------------------------------------------------

    2° AGX - RJ-Norte: Nota de corte de 93 pontos. 1 vaga e 2 devem ser nomeados. O 5° colocado tem 92 pontos. Ficará no CR também, mas não deve ser nomeado

    Pro questões - Nane Aguia ------------------------ 111
    Casa do concurseiro - Hugo Leonardo Silva -------- 93

    ------------------------------------------------------

    3° AGX - Niterói: Nota de corte de 96 pontos. 2 vagas e 4 devem ser nomeados. O 9° colocado tem 87 pontos. Ficará no CR também, mas não será nomeado.

    Casa do concurseiro - Alberto Dias -------------- 102
    Casa do concurseiro - Agatha Horanna ------------- 99
    Olho na vaga - elisaaz---------------------------- 96
    Pro questões - Eas ------------------------------- 96

    -----------------------------------------------------

    4° AGX - Petrópolis: Nota de corte de 100 pontos. 1 vaga e 2 devem ser nomeados. O 5° colocado tem 92 pontos. Ficará no CR, mas está fora.

    Olho na vaga - SchwabenStr ------------------------ 101
    Casa do concurseiro - Claudia de Melo ------------ 100

    ----------------------------------------------------

    5° AGX - Volta Redonda: Nota de corte de 94 pontos. 3 vagas e 6 devem ser nomeados. O 14° colocado tem 87 pontos. Ficará no CR, mas está fora.

    Olho na vaga - Anderson_336------------------------- 104
    Olho na vaga - Fabrício_170 ------------------------- 96
    Olho na vaga - Chrislly ---------------------------- 95
    Casa do Concurseiro - Marcelo Leal ---------------- 95
    Olho na vaga - Rodrigo Bourbon---------------------- 94
    Pro questões - LPM ------------------------------- 94

    ------------------------------------------------------

    6° AGX - Campos: Nota de corte de 97 pontos. 3 vagas e 6 devem ser nomeados. O 14° colocado tem 88 pontos. Ficará no CR, mas está fora.

    Casa do concurseiro - Izabela Couto---------------- 100
    Olho na vaga - Mateus Costa------------------------ 98
    Pro questões - Julia M----------------------------- 98
    Pro questões - Cris FB----------------------------- 98
    Casa do concurseiro - Maurício Alencastro---------- 97
    Olho na vaga - Honorato2------------------------- 97

    -----------------------------------------------------

    É isso pessoal, essas são as notas para o RJ, como havia dito um aumento de 63% das menores em 2008 para entre 75% a 80% em 2016. Pelos 4 fatores já ditos:

    - Maior concorrência - 400.000 pessoas a mais.
    - Menos vagas - 13 contra 18 em 2008.
    - Prova fácil.
    - Menos questões em relação a 2008. 120 contra 150.

    * Um abraco aos aprovados do RJ e até dia 20.

    ResponderExcluir