sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Questão sobre alterações na legislação previdenciária

Leon Goes. 2015.

Analise o caso hipotético e responda os itens que seguem.

Pedro tem deficiência intelectual e foi declarado relativamente incapaz pela justiça quando tinha 18 anos, antes disso não havia se emancipado. Um ano após tal evento, João, pai de Pedro, faleceu. João tinha uma aposentadoria por idade no valor de R$2.700,00. João não tinha cônjuge, companheira ou outros filhos. Dois meses após o falecimento do pai de Pedro, José, seu tio, oferece-lhe um emprego cuja remuneração seria no valor de um salário mínimo (R$ 788,00).


1 - Diante do caso narrado, Pedro não terá direito à pensão por morte.

C ou E?


2 - Nessa situação, é financeiramente vantajoso para Pedro aceitar o emprego.

C ou E?

71 comentários:

  1. 1- Errado. Pode receber a pensão e ter rendimentos próprios
    2- Certo

    ResponderExcluir
  2. E,C- pois o emprego não gera emancipação e nem a perda da pensão.

    ResponderExcluir
  3. 1- Errado
    2- Errado, pois descontará 30% da pensão. Logo, pensão mais SM = menos que a pensão

    ResponderExcluir
  4. 1 - E
    2 - E
    Concordo com o comentário do Unknown.

    ResponderExcluir
  5. Esse dispositivo de diminuir 30% caiu, agora é financeiramente vantajoso pq nao desconta mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em que legislação fala que não ha mais essa redução de 30%...???

      Excluir
    2. minha duvida essa redução de 30% não sabia que tinha onde fala sobre ela na legislação? rsrs.. obrigada

      Excluir
  6. Errado. Não perde o beneficio, mas reduz 30%.

    Errado. 30% de 2700 é 810. Portanto a redução iria ser maior do que ele iria receber no emprego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há mais redução de 30%.
      Foi revogado pela lei 13135/2015 o §4° do artigo 77 da lei 8213/91.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Lei 8.213/91, Art 77. § 4º A parte individual da pensão do dependente com deficiência intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente, que exerça atividade remunerada, será reduzida em 30% (trinta por cento), devendo ser integralmente restabelecida em face da extinção da relação de trabalho ou da atividade empreendedora. (Incluído pela Lei nº 12.470, de 2011)

      (Revogado). (Redação dada pela Lei nº 13.135, de 2015)


      Lei nº 13.135, de 2015, Art. 7º Revogam-se:

      II - os seguintes dispositivos da Lei no 8.213, de 24 de julho de 1991:

      b) o § 4º do art. 77.

      Excluir
  8. E
    É
    Alterações desta lei só entrará em vigor ano q vem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bem assim. Apenas algumas alterações dessa lei entram em vigor nos próximos anos. Grande parte da Lei entrou em vigor na data da publicação, uma delas foi a revogação do dispositivo que descontava 30% dos pensionistas inválidos que trabalhem.

      Excluir
  9. Para a prova vai valer qual regra?
    isso que realmente importa

    ResponderExcluir
  10. Esperar seu pai falar da RMI da pensão por morte no sóinss, depois venho e respondo!
    Visivelmente, os comentários de alguns aqui estão mais preocupados em acertar a questão do que passar o conhecimento!

    Está de parabéns quanto ao blog, Leon!

    ResponderExcluir
  11. A-ERRADO...ELE NÃO PERDE A PENSÃO.IRÁTER REDUÇÃO DE 30% DO SEU VALOR.
    B- ERRADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há mais redução de 30%.
      Foi revogado pela lei 13135/2015 o §4° do artigo 77 da lei 8213/91.

      Excluir
    2. Muito bom Waliston Fernando.


      § 4º A parte individual da pensão do dependente com deficiência intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente, que exerça atividade remunerada, será reduzida em 30% (trinta por cento), devendo ser integralmente restabelecida em face da extinção da relação de trabalho ou da atividade empreendedora. (Incluído pela Lei nº 12.470, de 2011)


      § 4o (Revogado).
      (Redação dada pela Lei nº 13.135, de 2015)


      Lei nº 13.135, de 2015, Art. 7º Revogam-se:

      II - os seguintes dispositivos da Lei no 8.213, de 24 de julho de 1991:

      b) o § 4º do art. 77.

      Excluir
  12. mal que nunca vejo o gabarito dessas questões.

    ResponderExcluir
  13. A questão não tem gabarito, aí fica difícil!!

    ResponderExcluir
  14. Gabarito oficial:
    1 - E
    2 - C

    Está aberto o prazo para recursos! hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela resposta. Fazer esse tipo de questão bom base nas novas legislações, e no "estilo da banca" é uma ótima ideia. Aguardamos mais rsrs. Vlw

      Excluir
    2. Perfeito, acertei!

      Excluir
  15. Conclui-se então que o filho com deficiência mental ou intelectual pode exercer atividade remunerada sem prejuízo ao recebimento da pensão por morte? ou estou equivocada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porém, até os 21 anos, né? Isso permanece, não é?

      Excluir
    2. No exemplo da questão recebe enquanto durar a deficiência ou até morrer.

      Excluir
    3. Leon, o mesmo aconteceria se, em vez de deficiência, fosse invalidez?

      Excluir
    4. Caso não fosse a deficiência, até os 21. Ok! Valeu, Leon!

      Excluir
    5. Augusto, caso ele esteja inválido ele não poderá trabalhar, confere? Por isso o dispositivo só abarca os deficientes.

      Excluir
  16. Pessoal o que esta valendo? Reduz ou nao 30% do valor da pensao enquanto o filho invalido esta exercendo atividade remunerada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não reduz. A Lei 13.135/2015 revogou o §4º do art. 77, ele não está mais vigente. Em meu entendimento, agora, quando a pessoa que tem deficiência intelectual ou mental, assim declarada judicialmente, exerce atividade remunerada ela continua com 100% de sua cota da pensão, ela não será suspensa nem cessada, pois não há previsão legal neste sentido.

      Excluir
  17. Mas a emancipação do Art 5° IV constituição de estabelecimento civil ou comercial ou da existência de relação de emprego, desde que, em função deles, o menor com dezesseis anos completos tenha economia própria; Caso ocorresse qualquer relação de emprego ,mesmo que um salário mínimo ,não se enquadaria aí ? já o inválido ,o deficiente ... se ocorrer depois da evento não se amancipa mais por qualquer motivo ,é isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "desde que, em função deles, o menor com dezesseis anos completos tenha economia própria".

      No §2º do Art. 77 não há previsão do fim da cota parte da pensão para o filho ou irmão que tenha deficiência intelectual e que começa a trabalhar.

      Excluir
    2. sim,mas há controvérsias a respeito da econômia própria,conceito difícil... um salário mínimo tem sido econômia própria para muitos,provendo ou não as necessidades citadas na Constituição.Isso é fato... mas diminuir as garantias para essas pessoas cessando um benefício dessa forma não é nada conveniente.Ou seja ,qualquer dependente de 16 anos em diante não tem seu benefício cessado por conta de uma relação de emprego com base no salário mínimo ?

      Excluir
    3. Como você disse, essa questão da economia própria é bem subjetiva. Mas, com a atual redação do §2º do art. 77 da Lei 8.213/91, se um filho, mesmo que não seja inválido ou deficiente, já estiver recebendo a pensão e depois incorrer em causa de emancipação, ele não perderá a cota individual.

      § 2o O direito à percepção de cada cota individual cessará:
      II - para filho, pessoa a ele equiparada ou irmão, de ambos os sexos, ao completar 21 (vinte e um) anos de idade, salvo se for inválido ou com deficiência;

      A Lei 13.135/2015 excluiu o texto "pela emancipação". Todavia, a Lei 13.146/2015 voltou a incluir, mas ainda não está vigorando.

      Excluir
    4. Ao vigorar, tudo indica que sim ,se se conformarem , passamos a ter a possibilidade de emancipação...digo isso até para a prática né?afinal resolver uma questão certa é só a porta de entrada.Valeu ,amigo!

      Excluir
  18. Eu ainda faço muita confusão,valeu Leon! Filho de peixe... rsrs

    ResponderExcluir
  19. Eu ainda faço muita confusão,valeu Leon! Filho de peixe... rsrs

    ResponderExcluir
  20. No Manual de direito previdenciário 10º edição hugo goes, página 135 fala que vai ter a redução de 30% caso exerça atividade remunerada; e também na aula 4 da casa do concurseiro hugo goes também fala que terá uma redução de 30%.

    Alguém está errado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para você tirar as próprias conclusões basta acessar a Lei 8.213/91:

      http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L8213cons.htm

      O §4º do art. 77 está riscadinho e riscadinho quer dizer que não está mais vigorando.

      Excluir
    2. Lei 8.213/91, Art 77. § 4º A parte individual da pensão do dependente com deficiência intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente, que exerça atividade remunerada, será reduzida em 30% (trinta por cento), devendo ser integralmente restabelecida em face da extinção da relação de trabalho ou da atividade empreendedora. (Incluído pela Lei nº 12.470, de 2011)

      (Revogado). (Redação dada pela Lei nº 13.135, de 2015)


      Lei nº 13.135, de 2015, Art. 7º Revogam-se:

      II - os seguintes dispositivos da Lei no 8.213, de 24 de julho de 1991:

      b) o § 4º do art. 77.

      Excluir
  21. 1 E
    2 E vai descontar devido a pensão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desconta mais os 30%.


      Lei 8.213/91, Art 77. § 4º A parte individual da pensão do dependente com deficiência intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente, que exerça atividade remunerada, será reduzida em 30% (trinta por cento), devendo ser integralmente restabelecida em face da extinção da relação de trabalho ou da atividade empreendedora. (Incluído pela Lei nº 12.470, de 2011)

      (Revogado). (Redação dada pela Lei nº 13.135, de 2015)


      Lei nº 13.135, de 2015, Art. 7º Revogam-se:

      II - os seguintes dispositivos da Lei no 8.213, de 24 de julho de 1991:

      b) o § 4º do art. 77.

      Excluir
  22. León, realmente houve alteração na legislação (8.213/91) porém, nessa prova do INSS o que devemos marcar? Considerando que a lei que fez essa modificação só entra em vigor após 180 dias da sua publicação?

    ResponderExcluir