segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Questões comentadas (nº 8)

Cespe/UNB. 2008. Técnico do Seguro Social - INSS.

A grande preocupação com os hipossuficientes tem sido característica marcante da seguridade social brasileira, como pode ser demonstrado pela recente alteração, no texto constitucional, de garantias para inclusão dos trabalhadores de baixa renda, bem como daqueles que se dediquem, exclusivamente, ao trabalho doméstico, sendo-lhes oferecido tempo de contribuição, alíquotas e prazos de carência inferiores.

CERTO ou ERRADO?


Sem dúvida a seguridade social está preocupada com os hipossuficientes. Tal preocupação pode ser evidenciada em várias políticas, tal como a concessão do BPC LOAS, que é devido aos maiores de 65 anos e às pessoas com deficiência que, para ter acesso a tal benefício não precisam ter contribuído para a seguridade social, bastando que comprovem não possuir meios para prover a própria manutenção e nem de tê-la provida por sua família. A “recente” alteração a que a assertiva se referia foi a da inclusão dos §§12 e 13 ao art. 201 CF:

“§ 12. Lei disporá sobre sistema especial de inclusão previdenciária para atender a trabalhadores de baixa renda e àqueles sem renda própria que se dediquem exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência, desde que pertencentes a famílias de baixa renda, garantindo-lhes acesso a benefícios de valor igual a um salário-mínimo.

§ 13. O sistema especial de inclusão previdenciária de que trata o § 12 deste artigo terá alíquotas e carências inferiores às vigentes para os demais segurados do regime geral de previdência social.

Mas, cuidado com a questão, pois o seu erro é quase imperceptível. A Lei não assegura o direito a tempo de contribuição inferior, apenas alíquotas e carência.

Gabarito: Errado.

16 comentários:

  1. Errado.Questões comentadas, muito bom Leon,vou ser um leitor assíduo do blog! como sou do professor. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Errei essa questão, mas depois de ler o comentário não erro mais. Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Aposentadoria do deficiente por idade urbando: Será de 60 anos para o homem e 55 para a mulher. E para o rural? o mesmo ou terá desconto de 5 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não haverá desconto de cinco anos. Só poderíamos chegar ao entendimento de que, por exemplo, um trabalhador rural deficiente, que houvesse trabalhado quinze anos nessa condição, poderia se aposentar aos 55 anos se a Lei falasse que as idades mínimas para a aposentadoria por idade "seriam reduzidas em cinco anos" no caso de trabalhador rural ou deficiente.

      Mas esse não é o texto da Lei, no caso dos trabalhadores rurais ela fala que " Os limites fixados no caput são reduzidos para sessenta e cinqüenta e cinco anos no caso de trabalhadores rurais" (art. 48, §1º) e no caso dos portadores de deficiência a Lei só diz que é assegurada a aposentadoria por idade aos 60 no caso do homem e 55 no caso da mulher. Deu para entender o raciocínio?

      Excluir
    2. Deu sim leon.
      1-Aposentado por idade urbano: 65 anos H e 60 anos M
      2-Aposentado por idade rural: 60 anos H e 55 M ser rural
      3-Aposentado por idade com deficiência (independente de ser urbano ou rural).60 anos homem e 55 Mulher.

      Obrigado

      Excluir
  4. O texto constitucional fala em "alíquotas e carências inferiores às vigentes para os demais segurados". Mas na prática, existe alguma situação em que o tempo de carência é efetivamente reduzido? Não lembro de nenhuma hipótese deste tipo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb gostaria de saber em que caso a carência é reduzida..... Não me lembro.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Leon, boa noite! Primeiramente, parabéns pelo seu blog, e por seguir os passos de seu pai, digo no sentido da vontade de ajudar o próximo, e você está ajudando sim.

    E pelo fato de você estar trabalhando lá dentro, e defendo a sua causa e a dos demais técnicos, tenho uma dúvida dentre a qual acredito que você possa me responder. O concurso de remoção do TSS, você acha provável que saia assim como o de Analista? E tendo o concurso, pode se afirmar que o edital do concurso que já foi autorizado só saia depois desse concurso de remoção? Boa noite, fique com Deus!

    ResponderExcluir
  6. Mas que questão "bem bolada"hein! Graças à Deus já li esse assunto umas trinta vezes! 😂

    ResponderExcluir