terça-feira, 3 de novembro de 2015

Questão Cespe/UnB (nº 19)

Cespe/UnB. 2012. Defensor Público – DPE – RO.

A CF, ao determinar os objetivos que devem nortear a seguridade social, estabelece a uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais, excluindo, a partir de então, a situação de discriminação em que se encontravam os trabalhadores rurais com relação à previdência social, notadamente os que trabalham por conta própria e(ou) com auxílio de seu grupo familiar. Dadas as especificidades desses trabalhadores, a legislação previdenciária instituiu um novo tipo de segurado obrigatório para o RGPS: o segurado especial. Com relação a esse segurado, assinale a opção correta.

 A) O exercício de mandato eletivo de dirigente sindical de organização da categoria de trabalhadores rurais descaracteriza a condição de segurado especial caso o referido dirigente obtenha, por meio dessa atividade, ajuda de custo.
B) Diferentemente do que ocorre com a segurada contribuinte individual, para a segurada especial, o período de carência considerado para a concessão do salário-maternidade é igual a dez meses de efetivo exercício de atividade rural anteriores ao parto ou à adoção, ainda que de forma descontínua.
C) Entende-se como regime de economia familiar a atividade em que o trabalho dos membros da família seja indispensável à própria subsistência e ao desenvolvimento socioeconômico do núcleo familiar e seja exercido em condições de mútua dependência e colaboração, mesmo com a utilização de empregados permanentes.
D) É considerado segurado especial o produtor, seja ele proprietário, usufrutuário, possuidor, assentado, parceiro ou meeiro outorgado, comodatário ou arrendatário rural, e o empregado rural que explore atividade agropecuária em área contínua, ou não.

E) A esposa ou companheira do trabalhador rural, mesmo que não trabalhe diretamente nas atividades rurais exercidas pelos demais membros do grupo familiar, é considerada segurada especial.

46 comentários:

  1. Respostas
    1. Acho que não por causa do "empregado rural "!
      Até 2010 o empregado rural se equiparava a especial, mas não é especial.

      Excluir
  2. Rafael, a contribuinte individual necessita de carência para fazer jus ao salário-maternidade, as únicas categorias que estão dispensadas são: doméstica, empregada e avulsa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contribuinte Individual: 10 contribuições
      Especial: 10 meses de efetivo exercício de atividade rural.
      Essa questão achei cabulosa kkkk.

      Excluir
    2. Exatamente, Rafael. A C.I contribui com pagamento em dinheiro e a Especial contribui com efetivo exercício de atividade rual. (sem pagamento em $$)

      Excluir
    3. É exatamente isso, a pegadinha da questão é que nos induz a não ver a diferença entre o C.I. e o S.E. mas é exatamente o descrito pelo Rafael.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. B, visto que a D está errada pelo fato de: "Empregado rural é toda pessoa física que, em propriedade rural ou prédio rústico, presta serviços de natureza não eventual a empregador rural, sob a dependência deste e mediante salário" sendo assim preenche os pressupostos que caracterizam a relação de emprego, enquadrando-se como segurado empregado.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite pessoal! Tem gabarito as questões?

    ResponderExcluir
  8. Boa noite pessoal! Tem gabarito as questões?

    ResponderExcluir
  9. Análise da Questão:

    A) ERRADO - O exercício de mandato eletivo de dirigente sindical de organização da categoria de trabalhadores rurais NÃO descaracteriza o segurado especial.

    B) CORRETO

    C) ERRADO - Entende-se como regime de economia familiar a atividade em que o trabalho dos membros da família seja indispensável à própria subsistência e ao desenvolvimento socioeconômico do núcleo familiar e seja exercido em condições de mútua dependência e colaboração, SEM A UTILIZAÇÃO DE EMPREGADOS PERMANENTES.

    D) ERRADO - Empregado rural NÃO é segurado especial e sim segurado empregado.

    E) ERRADO - Segurado especial são todos os que PARTICIPAM das atividades do grupo de economia familiar.

    Bons Estudos !

    ResponderExcluir
  10. Alguem me explica o final da letra b, trabalho efetivo , certo mas a parte de ainda que de forma descontinua.

    ResponderExcluir
  11. Questão mais difícil que já vi por aqui.....achei todas erradas...kkkkkk...analisando os comentários vi a pegadinha da letra B e neste caso está correta mesmo

    ResponderExcluir
  12. B de bora estudar mais rsrs...
    Bons estudos!

    ResponderExcluir
  13. A minha dúvida na letra b está em
    "ainda que de forma descontínua"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lei 8.213, art.39.
      Parágrafo único. Para a segurada especial fica garantida a concessão do salário-maternidade no valor de 1 (um) salário mínimo, desde que comprove o exercício de atividade rural, AINDA QUE DE FORMA DESCONTÍNUA, nos 12 (doze) meses imediatamente anteriores ao do início do benefício.

      Excluir