sábado, 12 de março de 2016

Questão Cespe/UnB (nº 83)

Cespe/UnB. 2014. Órgão: TCE-PB. Prova: Procurador

Em relação ao custeio do RGPS, assinale a opção correta.

A) Segundo o princípio da equidade na participação do custeio previdenciário, poderá haver diferença de valores na contribuição previdenciária, já que aquele que possui renda maior contribui mais. Entretanto, diante do princípio da isonomia preconizado pelo art. 5.º da CF, é vedado à previdência instituir alíquotas diferenciadas em função da renda auferida pelo trabalhador e(ou) da situação patrimonial do empregador.

B) Para efeito de contribuição previdenciária do segurado facultativo, considera-se salário-de-contribuição o valor por este declarado, sendo que o limite mínimo deve ser de um salário mínimo e o limite máximo será previsto em portaria do Ministério da Previdência e Assistência Social, sempre que ocorrer alteração do valor dos benefícios.

C) Na hipótese de as receitas provenientes do custeio da previdência social, a título de contribuição social, não serem suficientes para o pagamento dos benefícios de prestação continuada, o INSS poderá suspender temporariamente o pagamento desses benefícios, até que a arrecadação seja suficiente para cumprir tal déficit

D) A empresa que contrata contribuinte individual, sem relação de emprego, para prestar serviço de natureza urbana, em caráter eventual, está obrigada a recolher 10% dos valores devidos ao contratado, a título de contribuição empresarial, bem como está obrigada a reter e repassar ao INSS o percentual de 10% do valor pago ao segurado.

E) A CF foi a primeira constituição republicana a estabelecer que a previdência social seria custeada de maneira tripartite, pela União, por empregadores e empregados. Antes dela, a União não participava do custeio, que contava com a participação exclusiva dos trabalhadores e empregadores.

25 comentários:

  1. letra B.

    herbeth a primeira constituição republicana a estabelecer que a previdência social seria custeada de maneira tripartite foi a 1934.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo, mas é só a portaria do mpas ? Acho que é uma portaria conjunta do mpas e o mte, não é isso?

      Excluir
  2. Deve ser a B, mas que ministério desatualizado esse!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Não foram todas as CF, apenas a de 1934 que previu a tríplice fonte de custeio.

    B

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. A respeito do Benefício de Prestação Continuada (BPC), à luz da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), é correto afirmar que a idade mínima para as pessoas idosas terem direito ao BPC é de 60 anos.

    ResponderExcluir
  10. B, por exclusão. Deve tá desatualizada quanto ao ministério.

    ResponderExcluir