segunda-feira, 4 de abril de 2016

Questões do simulado anuladas

Questão 41 
A expressão "pelo menos" leva a entender que o tempo mínimo para a aposentadoria especial é de vinte e cinco anos, quando na verdade é possível que alguém tenha direito a aposentadoria especial trabalhando quinze anos.
ANULADA.
Questão 52 
Nos termos da Constituição Federal de 1988:
Art. 201. A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, e atenderá, nos termos da lei, a:

IV - salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda;
Já a Lei 8.213/91 diz que:
Art. 18. O Regime Geral de Previdência Social compreende as seguintes prestações, devidas inclusive em razão de eventos decorrentes de acidente do trabalho, expressas em benefícios e serviços:
I - quanto ao segurado:
f) salário-família;
Há consenso na doutrina que o salário-família é pago aos segurados, até porque a própria constituição federal diz em seu art. 7º:
7 São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
[...]
XII - salário-família pago em razão do dependente do trabalhador de baixa renda nos termos da lei;
Quando a constituição usa a expressão "nos termos da lei", dá autonomia ao legislador para disciplinar o tema.
Para não ser injusto com aqueles que marcaram certo na questão porque era a literalidade do inciso IV do art. 201 da Constituição Federal, opto por ANULAR A QUESTÃO.
Questão 60
O problema da assertiva está em se limitar a dizer que o auxílio-acidente integra o salário de contribuição para fins de cálculo do salário de benefício, quando, na verdade, ele só integra o salário de contribuição para fins de cálculo do salário de benefício das aposentadorias.
QUESTÃO ANULADA.
Com base nesse gabarito definitivo, vou elaborar o ranking. Já já coloco no ar.

296 comentários:

  1. Vamos esperar a tragédia! rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arrependi de ter feito o simulado ontem,estava exausta e ainda fui na besteira de fazer...
      Fui péssima kkkk
      Em outro que havia feito no Estratégia,fui bem.
      É isso mesmo.rsrsrs

      Excluir
  2. quando é que vai sair a classificação

    ResponderExcluir
  3. É isso aí, anulações feitas corretamente! Agora esperar o ranking pra Criciuma SC =)

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. A Seguridade Social engloba previdência, assistência e saúde.

      A seguridade social não é um conjunto de ações que garante a assistência social? Onde está o erro?

      Excluir
    2. a questão diz que o objetivo da seguridade social é a garantia do direitos relacionados a assistencia social

      Excluir
    3. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Essa questão 09 dá a entender que a Seguridade Social é composta, somente, pela Assistência Social.

      Excluir
    6. Questão 9, além de incompleta, dá a entender que todos os riscos são cobertos pela assistência. A meu ver, deve ser alterado o gabarito.

      Excluir
    7. Sim, errei ela tb por isso....paciência!

      Excluir
    8. Eu tb errei. Mas revendo a questão está correta sim. Só está incompleta, falando em parte da seguridade, e o "QUE" ainda enfatiza essa ideia uma vez que retoma assistência social.

      Excluir
    9. Acredito que conjunto de ações e conjunto integrados de ações são coisas diferentes! Não são ações dispersas, mas sim ações integradas. Faz toda diferença!

      Excluir
  5. Questão 50...
    O segurado que durante o gozo do auxílio doença vier a exercer atividade que lhe garanta subsistência PODERÁ ter o benefício cancelado a partir do retorno à atividade..
    A opção deveria ser DEVERÁ no lugar de PODERÁ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão 50 está a literalidade do §6º do art. 60 da Lei 8.213/91.

      Excluir
    2. Leon, me põe no ranking aí....mandei o simulado depois porque respondi no link errado... o de 100 questões.... abraço

      Excluir
  6. Leon, por gentileza verifique as questões 30 e 62. Estão conflitantes com o ordenamento jurídico. Obrigado pelo simulado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso da questão 30, em atividades concomitantes poderá haver SB menor que o mínimo, um auxílio doença por exemplo poderá ser de exatos 91% de um salário mínimo.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. O Auxílio Acidente é de 50% do SB

      Excluir
    4. Vc tá confundindo SB com RMI.

      Excluir
    5. Isso mesmo... eu que fiz confusão... vou arcar com este 2 pontos negativos.

      Excluir
    6. VDD Vitor... Vlw, realmente confundi!!!

      Excluir
    7. Rafael, não sou o Leon, mas posso responder sobre a questão 30. Fiz o upload do trecho do livro Manual de DP do Hugo Goes que fala sobre o tema: https://uploaddeimagens.com.br/imagens/hugao-png
      Pode clicar sem medo, não é vírus.

      Excluir
    8. E no caso dos 25% em relação a aposentadoria por invalidez? (na questão 30)

      Excluir
  7. 35..fala efetivo exercício na atividade rural e carência ?????
    segurado especial via de regra não tem carência,pois carência e qtd de contribuições necessárias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Negativo allana, segurado especial possui carencia sim

      Excluir
    2. 35. A aposentadoria por idade será devida ao trabalhador rural que, preenchidos os requisitos da comprovação de efetivo exercício de atividade rural e da carência, completar
      sessenta anos, se homem e cinquenta e cinco anos, se mulher.

      Concordo com a Allana. O trabalhador rural deve sim contribuir, mas a COMPROVAÇÃO de contribuição não é exigida e a questão dá a entender que é.

      Excluir
    3. Pensando bem, creio que nosso erro foi confundir carência com comprovação do efetivo recolhimento. Será?

      Excluir
  8. Leon, por gentileza verifique as questões 30 e 62. Estão conflitantes com o ordenamento jurídico. Obrigado pelo simulado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, não sou o Leon, mas posso responder sobre a questão 30. Fiz o upload do trecho do livro Manual de DP do Hugo Goes que fala sobre o tema: https://uploaddeimagens.com.br/imagens/hugao-png
      Pode clicar sem medo, não é vírus.

      Excluir
  9. Gostaria de contestar a questão 7, pois equidade não se traduz em igualdade no sentido estrito.
    A questão 30 pra mim está errada, o salário de benefício poderá ser inferior ao salário mínimo em caso de atividades concomitantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não concordo com a 7, equidade não seria o contrário de igualdade? Alguém sabe explicar?

      Excluir
    2. Segundo o principio da igualdade, deve-se tratar os iguais de forma igual e os desiguais de forma desigual dentro de suas desigualdades.
      Portanto tratar as pessoas de forma desigual baseado na sua capacidade econômica está de acordo com o principio da igualdade.

      Excluir
    3. Talita, isso que você citou não é princípio de igualdade, é isonomia material.

      Excluir
    4. Foi o que eu coloquei no meu comentário, mais abaixo, isso, ao meu ver, é isonomia material o que não é o mesmo que igualdade, a igualdade seria a isonomia formal...

      Excluir
    5. http://anajus.jusbrasil.com.br/noticias/2803750/principio-constitucional-da-igualdade

      Excluir
    6. Na fonte que eu citei acima
      "O princípio da igualdade pressupõe que as pessoas colocadas em situações diferentes sejam tratadas de forma desigual: “Dar tratamento isonômico às partes significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades”. (NERY JUNIOR, 1999, p. 42)."

      Excluir
    7. Igualdade e isonomia são a mesma coisa.
      Pelo menos nos livros que eu li, e os professores que eu fiz aula também.

      Excluir
    8. Esse princípio traduz a igualdade em sentido material. Logo não vejo motivo de a questão está errada.

      Excluir
    9. O SB não pode ser nem maior que o teto nem inferior ao salário mínimo. O que pode ser maior que o teto e menor que o SM é a RENDA MENSAL. Mas o SB que serve de base de cálculo jamais!

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Leon, e a questão 51?
    Não sei se o CI tem a carência para eu afirmar que ele terá direito ao salário família referente ao falecimento da esposa.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. salário maternidade que quis dizer...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Isso aí, Tati!

      Veja esta questão do Mestre Hugo Simulado 4:
      73. SITUAÇÃO HIPOTÉTICA: Mariana, segurada empregada do RGPS, pariu uma criança e faleceu no mesmo dia. O bebê sobreviveu e ficou sendo cuidado por Carlos, cônjuge de Mariana e pai da criança. Carlos é um empresário individual há dez anos e está com sua situação totalmente regularizada junto a Previdência Social.
      ASSERTIVA: Carlos terá direito a receber o salário-maternidade, desde que faça o requerimento em cento e vinte dias a contar do nascimento. A renda mensal do benefício será igual a um doze avos da soma dos doze últimos salários de contribuição de Carlos, apurados em um período não superior quinze meses.
      Gabarito: CERTO


      Art. 25. A concessão das prestações pecuniárias do Regime Geral de Previdência Social depende dos seguintes períodos de carência, ressalvado o disposto no art. 26:
      III - salário-maternidade para as seguradas de que tratam os incisos V e VII do art. 11 e o art. 13: dez contribuições mensais, respeitado o disposto no parágrafo único do art. 39 desta Lei.

      Excluir
    4. Na questão 51 realmente faltou falar se o segurado já tinha o período de carência necessária para a concessão do SM. Portanto há como afirmar que ele iria receber o beneficio.

      Excluir
    5. Corrigindo: Não há como afirmar.....

      Excluir
  12. 25. Podem contribuir facultativamente para a previdência social: o bolsista e o estagiário que prestam serviços a empresa de acordo com a Lei nº 6.494, de 1977; o presidiário que não exerce atividade remunerada nem esteja vinculado a qualquer regime de previdência social; e o segurado especial. *

    Dá a entender que o SE será facultativo, quando na verdade ele contribuirá na qualidade de CI. Não pode contribuir como segurado facultativo.

    30.Acerca do salário de benefício, é correto afirmar que o seu valor sempre estará limitado ao teto do salário de contribuição e também não poderá ter valor inferior ao salário mínimo. *

    O empregado, avulso e doméstico recebem o proporcional ao período trabalhado, então poderão receber menos que um SM no mês. Assim, o SB será inferior ao SM, mas a renda mensal do benefício que substituir a renda é que não poderá ser inferior ao SM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A 24 diz que pode contribuir FACULTATIVAMENTE,e isso é verdade, não está dizendo que será segurado facultativo.

      A 30 não entendi o argumento, mas está no texto da lei, 8213, Art.29 § 2º O valor do salário-de-benefício não será inferior ao de um salário mínimo, nem superior ao do limite máximo do salário-de-contribuição na data de início do benefício.

      Abs!

      Excluir
    2. Entendo que estaria correto somente se fosse dito facultativamente na qualidade de contribuinte individual. Dessa forma deu margem a outras interpretações.

      Quanto à questão 30, quando é dito "sempre", é restringida qualquer outra possibilidade. Mas é possível sim, no caso ora narrado. Na letra da lei não há essa restrição.

      Excluir
    3. Acho a 25 ambígua, realmente dá a entender que ele é facultativo, ainda mais que citou os outros que são, de fato, facultativos. A questão pode ser Certa ou errada, cabe os dois gabaritos, sendo assim, também acho que deveria ser anulada. Aliás, a 41 e a 52, não deveriam ser anuladas, mas terem seus gabaritos corrigidos ;)

      Excluir
    4. Gente, não sou o Leon, mas posso responder sobre a questão 30. Fiz o upload do trecho do livro Manual de DP do Hugo Goes que fala sobre o tema: https://uploaddeimagens.com.br/imagens/hugao-png
      Pode clicar sem medo, não é vírus.
      Era um ponto que sempre me intrigou, pois deve ser SEMPRE assim, não há exceções. Não se pode confundir o SB com a RMI.

      Excluir
    5. Acho que a questão 25 deveria ser anulada,pois deu a entender que o segurado especial poderia contribuir como facultativo.

      Excluir
    6. Também acho que a 25 deveria ser anulada, pois ficou com duas interpretações.

      Excluir
    7. A questão 25 está mal elaborada.

      Excluir
  13. Leon,só falta uma questão que o gabarito deveria ser trocado para "certo", é a 24, o associado eleito pode ser contribuinte individual desde que RECEBA remuneração, como a questão diz que ele NÃO recebe, então NÃO é segurado obrigatório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que Leon não vai chegar a ler este comentário,a 24 o gabarito deveria ser "certo" como expliquei.

      Excluir
  14. Boa Tarde leon!
    eu gostaria de saber sobre a questão 44.
    não deveria ser anulada tbm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lei 8213, Art. 86. O auxílio-acidente será concedido, como indenização, ao segurado quando, após consolidação das lesões decorrentes de ACIDENTE DE QUALQUER NATUREZA, resultarem sequelas que impliquem redução da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia.

      Ao meu ver, independe se o acidente é típico do trabalho, pq a lei é clara ao dizer que é acidente de qualquer natureza, e mais... a questão afirma resulta sequelas que implicam redução da capacidade laborativa.

      Excluir
    2. Acidente de qualquer natureza.
      Art 86, lei 8213

      Excluir
    3. A palavra "meramente" restringiu a questão, por isso se tornou errada, veja: Significado de meramente. O que é meramente: simplesmente, apenas. Fonte:http://www.dicionarioinformal.com.br/meramente/

      Abs!

      Excluir
    4. a palavra "meramente" torna errado, porque está dizendo que só no casos de acidente de trabalho típico

      Excluir
    5. rapaaaaz.. é verdade.. agora com esse pensamento reli a questão e vi que realmente restringiu aos acidentes típicos de trabalho... e isso não é verdade, é acidente de qualquer natureza, seja ele típico, ou não.
      obrigado pessoal!

      Excluir
  15. Por que a Questão 30 estar certa, se o salário de benefício do Auxílio Acidente é apenas 50% do salário de benefício, portanto podendo ser inferior ao salário minimo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emannuel, esses 50% que você menciona é a RENDA MENSAL do benefício, e não o salário de benefício. Não sou o Leon, mas posso responder sobre a questão 30. Fiz o upload do trecho do livro Manual de DP do Hugo Goes que fala sobre o tema: https://uploaddeimagens.com.br/imagens/hugao-png
      Pode clicar sem medo, não é vírus.
      Era um ponto que sempre me intrigou, pois deve ser SEMPRE assim, não há exceções. Não se pode confundir o SB com a RMI.

      Excluir
  16. Leon, poderia justificar gabarito da questão 70

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não encontrei base legal para o gabarito da questão 70 ser dada como ERRADA. O filho e a esposa residem na MESMA CASA e tem renda de R$ 7.000

      Excluir
    2. o filho é casado! não faz parte do grupo familiar. procurar o artigo da loas que fala sobre a composição da família para fins de LOAS. :D

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Caramba, passou batido, conta como família "os filhos e enteados solteiros"..essa não erro mais...hahaha

      Excluir
    5. Mas esse rol do grupo familiar não é taxativo.
      Se houver renda e puder ser contabilizada integrará a renda per capita.

      Excluir
    6. Ainda assim, acredito que o seu grupo familiar tem condições de prover a sua subsistência. Afinal Maria recebe o BPC LOAS e a renda familiar é superior a 1/4 de Salário mínimo.

      § 3o Considera-se incapaz de prover a manutenção da pessoa com deficiência ou idosa a família cuja renda mensal per capita seja inferior a 1/4 (um quarto) do salário-mínimo.

      Excluir
    7. Não é contabilizado, para fins de renda familiar, o bpc loas de um IDOSO para fins de recebimento de bpc loas de OUTRO IDOSO . Portanto o BPC não entra no calculo da renda familiar e ele tem direito ao benefício sim.

      Excluir
  17. Alguém confirma?
    Questão 56 está errada porque o segurado, neste caso, irá perder esta qualidade depois do dia 16 do 8º mês?

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. 25. Podem contribuir facultativamente para a previdência social: o bolsista e o estagiário que prestam serviços a empresa de acordo com a Lei nº 6.494, de 1977; o presidiário que não exerce atividade remunerada nem esteja vinculado a qualquer regime de previdência social; e o segurado especial. *

    Dá a entender que o SE será facultativo, quando na verdade ele contribuirá na qualidade de CI. Não pode contribuir como segurado facultativo.

    30.Acerca do salário de benefício, é correto afirmar que o seu valor sempre estará limitado ao teto do salário de contribuição e também não poderá ter valor inferior ao salário mínimo. *

    O empregado, avulso e doméstico recebem o proporcional ao período trabalhado, então poderão receber menos que um SM no mês. Assim, o SB será inferior ao SM, mas a renda mensal do benefício que substituir a renda é que não poderá ser inferior ao SM.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Art. 200. A contribuição do empregador rural pessoa física, em substituição à contribuição de que tratam o inciso I do art. 201 e o art.202, e a do segurado especial, incidente sobre a receita bruta da comercialização da produção rural, é de:
      (...)
      § 2o O segurado especial referido neste artigo, além da contribuição obrigatória de que tratam os incisos I e II do caput, poderá contribuir, facultativamente, na forma do art. 199.(Redação dada pelo Decreto nº 6.042, de 2007)

      Excluir
    2. Sim Maria pode contribuir facultativamente, porém como deu exemplos do bolsista e do presidiário dá a entender que é como segurado facultativo

      Excluir
    3. Sim Maria pode contribuir facultativamente, porém como deu exemplos do bolsista e do presidiário dá a entender que é como segurado facultativo

      Excluir
  20. Questão 37: Deveria ser correta. É a regra geral. Caso a questão tratasse do auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez decorrentes de acidente do trabalho, não precisaria ser intercalado com o exercício de atividade laborativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/search/19/2015-10-31&modo=1

      Também acho que esta correta e o professor do QC também comentou a questão.

      Excluir
    2. TBM CONCORDO
      Art. 60. Até que lei específica discipline a matéria, são contados como tempo de contribuição, entre outros:
      III - o período em que o segurado esteve recebendo auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, entre períodos de atividade;
      IX - o período em que o segurado esteve recebendo benefício por incapacidade por acidente do trabalho, intercalado ou não;

      Excluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de pedir recurso na questão 19, pois de acordo com o artigo 9º, parágrafo 14, do RPS, será considerado segurado especial o pescador artesanal que individualmente ou em regime de economia familiar faz da pesca sua profissão habitual ou meio principal de vida, DESDE QUE: não utilize embarcação; ou utilize embarcação de pequeno porte. Ou seja, não posso considerar a alternativa correta, porque existe um limitante e se não cumprido o pescador artesanal não será considerado segurado especial

    ResponderExcluir
  23. Quando sairá o ranking ? Sou do Paraná - Maringá , alguém mais daqui??

    ResponderExcluir
  24. Alguém sabe me dizer o erro da 44?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A palavra meramente, ela está restringindo o auxilio acidente apenas aos acidentes típicos do trabalho.

      Excluir
  25. Acho que as questões não deveriam ser anuladas, mas sim ter seus gabaritos corrigidos... a 25 acho que merecia ser anulada, ela é ambígua e pode ter gabarito tanto certo como errada, dependendo da justificativa. Quanto à questão 7, alguém sabe me dizer pq está certa? Entendo que equidade é o contrário de igualdade, talvez se dissesse isonomia material, ok, mas igualdade...

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Leon, a 47 não deveria ser anulada? Ela trouxe por base a In 77, mas Instrução pode ser cobrada pelo CESPE?

    ResponderExcluir
  28. SITUAÇÃO HIPOTÉTICA: José, nascido em 1940, trabalhou de carteira

    assinada do período de julho de 1980 a julho de 1985. Em janeiro de 2000

    José voltou a contribuir para o RGPS, como segurado facultativo.

    ASSERTIVA: supondo que José tenha contribuído sem interrupções, em

    janeiro de 2010 o segurado implementou os requisitos para se aposentar

    por idade. por que a questão está errada, sendo que ele implementou os requisitos para a aposentadoria por idade. Agora, se foi antes, teria que ser dito na questão, o tal so implemntou os requisitos nessa data. Esse foi meu entendimento

    Leon, obrigada pelo simulado, adorei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também pensei que poderia ser porque as contribuições antes de 1991 só contam como contribuição, mas não como carência, nesse caso só teria o tempo de carência como facultativo que seria 10 anos, portanto não teria direito.

      Mas estou em dúvida se isso de antes de 1991 era só pra rural ou pra todo segurado.

      Excluir
    2. O que eu entendi foi o seguinte:

      Em 2005 ele fez 65 anos a idade para se aposentar por idade. Restava ele obter a carência.
      Na lei 8113/91 tem esse artigo
      Art. 142. Para o segurado inscrito na Previdência Social Urbana até 24 de julho de 1991, bem como para o trabalhador e o empregador rural cobertos pela Previdência Social Rural, a carência das aposentadorias por idade, por tempo de serviço e especial obedecerá à seguinte tabela, levando-se em conta o ano em que o segurado implementou todas as condições necessárias à obtenção do benefício:

      Em seguida tem uma tabela....
      Seguindo essa tabela em 2009 ele completaria as condições necessárias para se aposentar e não em 2010 como diz a questão. Em 2009 o número de contribuições era 168 meses.

      Bom...foi nisso que me baseei para acertar a questão.

      Excluir
    3. Olá Talita, seu raciocínio está correto, aplica-se neste caso a regra de transição do artigo 142,mas não entendi por que nas suas contas ele vai cumprir os requisitos em 2009, nas minhas contas ele cumpre em 2007, veja só..
      a idade ele completa em 2005 - na aposentadoria por idade é na faixa da idade que temos de observar a carência , que seria de 144 meses (12 anos ) ele já tinha 5 anos (1980 - 1985) para 12 faltam 7, se ele voltou a contribuir em 2000, cumprirá os requisitos em 2007 não é?
      Obrigada

      Excluir
    4. Áurea na tabela em 2007 a carência era de 156 meses.
      Ontem eu errei no cálculo na hora do simulado...deu antes de 2009.
      Para responder aqui para o colega eu consultei a tabela para fazer a conta e deu 2009...posso estar errada claro.
      Mas dá uma olhadinha consultando para ver se bate

      Excluir
  29. Leon, na minha opinião o gabarito da questão 25 deveria ser "E", pois a questão fala sobre contribuir como facultativo; uma vez sendo segurado especial este não irá recolher como facultativo, a contribuição que pode ser recolhida facultativamente é aquela para fim de obter aposentadoria por tempo de CONTRIBUIÇÃO e esta não o enquadra como FACULTATIVO. Estou correto na minha colocação, ou vc colocou o GABARITO como "C" baseado na interpretação apenas de poder ou não recolher contribuição facultativamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, ela é ambígua, dependendo da justificativa pode dizer que é certa e também errada.

      Excluir
    2. contribuir facultativamente não quer dizer necessariamente ser segurado facultativo.. foi pegadinha

      Excluir
  30. Leon, qual o erro da 70?
    Pra mim ficou claro que ele não cumpre os requisitos para a concessão do BPC LOAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. irmãos, filhos, enteados SOLTEIROS que entram no cálculo.

      Na questão o filho é casado, portanto a renda dele e da esposa não entra no cálculo.

      espero ter ajudado!!

      Excluir
    2. Ele cumpre os requisitos uma vez que não integra a renda do grupo familiar: BPC, salario de menor aprendiz deficiente e rendimentos de filhos casados mesmo que viva sobre o mesmo teto ( tmb a nora).

      Excluir
    3. Filho casado, e outro idoso, não entram no cálculo da renda familiar. Portanto, ele vai ter direito aos Loas.

      Excluir
    4. Jonilson,
      Nos rendimentos não computados não encontrei a opção dos filhos casados que vivam sobre o mesmo teto. Vou procurar novamente

      Excluir
    5. Jonilson,
      Nos rendimentos não computados não encontrei a opção dos filhos casados que vivam sobre o mesmo teto. Vou procurar novamente

      Excluir
    6. Em uma questão bem parecida do simulado 2 da Casa do Concurseiro a questão foi considerada Correta.

      Excluir
    7. Em uma questão bem parecida do simulado 2 da Casa do Concurseiro a questão foi considerada Correta.

      Excluir
  31. Acho que deveria ser explica por que do gabarito da questão 30 ser "C". Acho que deveria ser "E", pois pode existir SB acima do teto, no caso de aposentadoria por invalidez com acréscimo de 25%, e pode existir abaixo do limite mínimo, nos casos de auxilio doença quando se tem dois vínculos empregatícios e até mesmo no caso de auxilio acidente.
    Desde já agradeço pelo simulado e pela disponibilidade de atender os questionamentos de todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, também pode ser acima do teto o salário-maternidade, pois ela receberá o valor integral da sua remuneração, ainda que ultrapasse o teto do STF, caso em que a empresa deve pagar a diferença.

      Excluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. O gabarito da questão 25 está errada. O que é facultado ao segurado especial é contribuir com a alíquota de 20% sobre o SC e não contribuir na condição de segurado facultativo como é o caso do bolsista e do presidiário.
    Questão semelhante foi aplicado no simulado 4 da casa do concurseiro ( questão 99) e considerada errada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tmb acho e tmb fiz esse simulado.

      Excluir
    2. Também errei esta questão, mas depois entendi que ela fala sobre POSSIBILIDADE, e realmente é possível:
      25. Podem contribuir facultativamente...

      Excluir
    3. mas nesse caso,se ele exercer alguma atividade dentro da prisão,ele também é segurado facultativo,achei que a questão restringiu,dando a entender que o presidiário só seria segurado facultativo se não exercesse.

      Excluir
  34. Boa noita a Q051 está com gabarito como Certo, mas pesquisando na net encontrei no link abaixo outra resposta, o que faria com que ficasse errada.
    " http://www.jurisway.org.br/v2/Provas_Responder.asp?id_prova=587&id_materia=0&id_questao=43466 "

    ResponderExcluir
  35. Pessoal, vejam se vocês concordam comigo: na questão 47,a qual fala que Romeu pagou a previdência social para Julieta de 2002 a 2014. Vejam que ele não pagou mais contribuições para ela de dezembro de 2014 até dezembro de 2015, ou seja, ficou 12 meses sem pagar contribuição. A lei 8213 fala que o segurado facultativo perde essa qualidade até 6 (seis) meses após a cessação das contribuições. Ai vocês poderiam perguntar: mas ele tem mais de 120 contribuições sem interrupção que cause a perda de qualidade. eu digo ok, mas a legislação diz que esse acréscimo é apenas para aqueles previstos no inciso II, do Art. 15 desta lei, e entre eles, não está o segurado facultativo. Logo, julieta perdeu a qualidade de segurada e seu marido não fará jus a pensão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Carlos. A questão tmb fala que ela passou a receber o auxilio doença do mês de agosto até dezembro, logo foi mantida a qualidade durante o recebimento e a carência começa a contar a parti de dezembro de 2014.

      Excluir
    2. Carlos Ferreira o segurado apos receber beneficio por incapacidada mantém por mais doze meses a qualidade de segurado independe de qual categoria ele se enquadre e a perda da qualidade ocorrera 16° dia do mes subsequente questão correta

      Excluir
    3. Poxa, Crisllainy, agora você blindou a questão de uma forma que , realmente, não dá pra contestar. Não tinha que atentado para esse detalhe. Obrigado e parabéns!

      Excluir
  36. Respostas
    1. Eu tmb gostaria que alguém comentasse essa questão. Eu respondi ela como "C" partindo do pressuposto que ele tinha recolhido mais de 1/3 das contribuições necessárias para a carência que é de 180, logo o tempo anterior seria acrescido e ele atenderia os requisitos para aposentar-se.

      Excluir
    2. SITUAÇÃO HIPOTÉTICA: José, nascido em 1940, trabalhou de carteira

      assinada do período de julho de 1980 a julho de 1985. Em janeiro de 2000

      José voltou a contribuir para o RGPS, como segurado facultativo.

      ASSERTIVA: supondo que José tenha contribuído sem interrupções, em

      janeiro de 2010 o segurado implementou os requisitos para se aposentar

      por idade.

      Gabarito: E

      Excluir
    3. Ele implementou os requisitos antes de 2010
      Errei essa questão também mas reconheço que o gabarito está certo

      Excluir
    4. não entendi. ele só completou os 15 anos mínimos de tc em 2010

      Excluir
    5. Ele começou a trabalhar antes de 1991 deve se antentar a tabela de transição para ver a carência

      Excluir
    6. Não entendi muito bem a sua colocação Crisllainy. Eu entendi da sua explicação o seguinte: vc acha que o erro da questão é o fato de ela afirma que ele implementou os requisitos para se aposentar em janeiro de 2010? Se for realmente isso, essa questão foi "uma puta falta de sacanagem" kkkkkkkkkkk

      Excluir
  37. Também acho que a questão 41 não deveria ser anulada apenas alterado o gabarito.

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Na questão 51 o cônjuge como CI não deveria ter a carência de 10 meses para receber o salário maternidade? A questão não menciona se ele tinha 10 contribuições....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb não concordo com essa Sabrina. Essa informação é fundamental para afirmar se tem direito ao salário maternidade.

      Excluir
    2. Olá meninas, segundo o Professor Hugo Goes o salário maternidade pago ao cônjuge segurado pela ocasião da morte da segurada deve levar em consideração para efeito de CARÊNCIA o período de contribuição da segurada que faleceu e não o período de contribuição do pai segurado que irá receber em seu lugar. No entanto, no que se refere ao VALOR do benefício deve-se levar em consideração o salário de contribuição daquele que irá terminar de receber o benefício.

      EXEMPLO: Paula segurada empregada com salário de contribuição de R$ 2.000,00 falece no momento do seu parto. Sérgio seu marido, contribuinte individual com salário de contribuição de R$ 10.000,00 irá receber o tempo que resta do salário-maternidade?
      RESPOSTA: Como segurada empregada Paula não tem carência para o recebimento do salário-maternidade, então Sérgio por ter a qualidade de segurado receberá o salário-maternidade a que teria direito Paula, no entanto, o valor que ele receberá é de R$10.000 visto que é o valor integral de sua remuneração.

      Espero ter ajudado

      Excluir
    3. Olá, Cristiane Pinheiro! Acho que você se enganou, pois o professor Hugo assim como os professores Ítalo Romano, Flaviano Lima, Lilian Novaski e Carlos Mendonça afirmam que é o cônjuge deverá ser segurado e cumprir a carência se for CI, SE ou Facultativo!

      Assista ao vídeo da correção do simulado 4 da Casa, em que o professor Hugo confirmar que é necessário a carência, especialmente a questão abaixo:

      73. SITUAÇÃO HIPOTÉTICA: Mariana, segurada empregada do RGPS, pariu uma criança e faleceu no mesmo dia. O bebê sobreviveu e ficou sendo cuidado por Carlos, cônjuge de Mariana e pai da criança. Carlos é um empresário individual há dez anos e está com sua situação totalmente regularizada junto a Previdência Social.
      ASSERTIVA: Carlos terá direito a receber o salário-maternidade, desde que faça o requerimento em cento e vinte dias a contar do nascimento. A renda mensal do benefício será igual a um doze avos da soma dos doze últimos salários de contribuição de Carlos, apurados em um período não superior quinze meses.
      Gabarito: CERTO

      Art. 71-B. No caso de falecimento da segurada ou segurado que fizer jus ao recebimento do salário-maternidade, o benefício será pago, por todo o período ou pelo tempo restante a que teria direito, ao cônjuge ou companheiro sobrevivente que tenha a qualidade de segurado, exceto no caso do falecimento do filho ou de seu abandono, observadas as normas aplicáveis ao salário-maternidade.

      Art. 25. A concessão das prestações pecuniárias do Regime Geral de Previdência Social depende dos seguintes períodos de carência, ressalvado o disposto no art. 26:
      III - salário-maternidade para as seguradas de que tratam os incisos V e VII do art. 11 e o art. 13: dez contribuições mensais, respeitado o disposto no parágrafo único do art. 39 desta Lei.

      Bons estudos...

      Excluir
  40. Professor, como faço para ter acesso novamente à questões? Gostaria de rever as questões que errei. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegui encontrar o link. Obrigado!

      Excluir
    2. Não entendi porque a questão 36 esta errada, alguem explica ?

      Excluir
    3. Pq pela regra de transição ele implementa os requisitos bem antes de 2010.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Nossa questão fácil dessa, ainda errei. Obg

      Excluir
    6. Cassiano artigo 142 da lei 8213

      Excluir
  41. Acho que as questões que estão com o gabarito invertido não tem que ser anuladas. Apenas tem que mudar o gabarito!

    ResponderExcluir
  42. Porque a questão 24 foi considerada ERRADA? Se não receber remuneração o síndico e o diretor de associação são facultativos, ou seja, não são obrigatórios. Exatamente o que diz a assertiva.

    ResponderExcluir
  43. E a questão 25 foi considerada CERTA? E o segurado especial pode contribuir como facultativo em quais situações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode sim,para ter direito a aposentadoria por tempo de contribuição

      Excluir
  44. O gabarito da questão 25 deve ser trocado para ERRADO, pois o segurado especial é segurado obrigatório e não facultativo. Se alguém pensa de forma diferente, por favor, me explica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas o segurado especial pode contribuir facultativamente,sem perder a qualidade de segurado especial

      Excluir
  45. Na questão 30, o salário de benefício SEMPRE estará limitado ao teto do salário de contribuição? E o salário de benefício do salário-maternidade num é limitado ao teto do subsídio dos Ministros do STF?

    ResponderExcluir
  46. A questão 51 tem o seu julgamento comprometido, pois faltou falar se o segurado já tinha a carência para o recebimento do Salário Maternidade, Visto que para o CI ter direito ao referido benefício ele precisa ter a carência de 10 recolhimentos.

    ResponderExcluir
  47. Leon.. quanto à questão 30..

    O valor do salário-de-benefício não poderá ser inferior ao salário mínimo, nem superior ao limite máximo do salário-de-contribuição na data de início do benefício.

    Observe-se que não há impedimento para que os benefícios que não substituam a remuneração sejam pagos com valores inferiores ao salário mínimo, como ocorre com o salário-família e o auxílio-acidente.

    Acho que é o caso de anular a questão, ou alterar o gabarito, já que É POSSÍVEL QUE O BENEFÍCIO SEJA MENOR QUE O SAL. MÍNIMO.

    ResponderExcluir
  48. Questão 32 - ESTÁ CORRETO, pois a LC 142 diz isso mesmo A PARTIR de..

    Sendo, então, considerado deficiente, o segurado pode gozar desta aposentadoria
    especial, nas seguintes condições (art. 3• da LC 142):
    1 · aos 25 anos de tempo de contribuição, se homem, e 20 anos, se mulher, no caso de segurado com deficiência grave;
    li · aos 29 anos de tempo de contribuição, se homem, e 24 anos, se mulher, no caso de segurado com deficiência moderada;
    Ili · aos 33 anos de tempo de contribuição, se homem, e 28 anos, se mulher, no caso de segurado com deficiência leve; ou
    IV · aos 60 anos de Idade, se homem, e 55 anos de Idade, se mulher, independentemente do grau de deficiência, desde que cumprido tempo mínimo de contribuição de 15 anos e comprovada a existência de deficiência durante igual período.

    Logo, a questão tem Gabarito CERTO

    ResponderExcluir
  49. Alguém poderia me explicar porque o gabarito da questão 24 está errado? Obigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 8213, art.11, V
      f) o titular de firma individual urbana ou rural, o diretor não empregado e o membro de conselho de
      administração de sociedade anônima, o sócio solidário, o sócio de indústria, o sócio gerente e o sócio cotista que recebam remuneração decorrente de seu trabalho em empresa urbana ou rural, e o associado eleito para cargo de direção em cooperativa, associação ou entidade de qualquer natureza ou finalidade, bem como o
      síndico ou administrador eleito para exercer atividade de direção condominial, desde que recebam remuneração;

      Excluir
    2. Na questão ele colocou "receba " (singular), ou seja, aplicando somente ao sindico , o que tornou a questão errada pois todos eles para não serem considerados segurados obrigatórios não podem receber remuneração.. tbm errei :/

      Excluir
  50. 36.
    SITUAÇÃO HIPOTÉTICA: José, nascido em 1940, trabalhou de carteira assinada do período de julho de 1980 a julho de 1985. Em janeiro de 2000 José voltou a contribuir para o RGPS, como segurado facultativo. ASSERTIVA: supondo que José tenha contribuído sem interrupções, em
    janeiro de 2010 o segurado implementou os requisitos para se aposentar por idade.
    Gabarito: E

    Pessoas nas minhas contas ele cumpre os requisitos em 2007 e na de vocês??

    ResponderExcluir
  51. SITUAÇÃO HIPOTÉTICA: Romeu, servidor da Prefeitura de Caruaru, é

    casado com Julieta, que é dona de casa. Romeu contribuía com o Regime

    Geral de Previdência Social (RGPS) para sua esposa como facultativa de

    janeiro de 2002 a julho de 2014. Em agosto de 2014 Julieta fez uma

    cirurgia e entrou em gozo de auxílio­doença, que cessou em dezembro de

    2014. Após a cessação do benefício, Romeu não continuou pagando as

    contribuições de sua esposa. Em dezembro de 2015 Julieta faleceu.

    ASSERTIVA: Romeu terá direito ao recebimento de pensão por morte.


    Não perderia em seis meses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segurado em auxilio doença mantem a qualidade (período de graça) até 12 meses após.

      Excluir
  52. Leon pode comentar as 26,36 e 27

    ResponderExcluir
  53. SITUAÇÃO HIPOTÉTICA: Romeu, servidor da Prefeitura de Caruaru, é

    casado com Julieta, que é dona de casa. Romeu contribuía com o Regime

    Geral de Previdência Social (RGPS) para sua esposa como facultativa de

    janeiro de 2002 a julho de 2014. Em agosto de 2014 Julieta fez uma

    cirurgia e entrou em gozo de auxílio­doença, que cessou em dezembro de

    2014. Após a cessação do benefício, Romeu não continuou pagando as

    contribuições de sua esposa. Em dezembro de 2015 Julieta faleceu.

    ASSERTIVA: Romeu terá direito ao recebimento de pensão por morte.


    Não perderia em seis meses?

    ResponderExcluir
  54. Leon a questão 30 no meu entendimento ela está errada,rsrsr.

    ResponderExcluir
  55. Complementando a questão 30

    Dec. 3048/99

    (VEJA O Parágrafo ùnico)

    Art. 42. Nenhum benefício reajustado poderá exceder o limite máximo do salário-de-benefício na data do reajustamento, respeitados os direitos adquiridos, nem inferior ao valor de um salário mínimo. (Redação dada pelo Decreto nº 6.722, de 2008).

    Parágrafo único. O auxílio-acidente, o abono de permanência em serviço, o auxílio-suplementar, o salário-família e a parcela a cargo do Regime Geral de Previdência Social dos benefícios por totalização, concedidos com base em acordos internacionais de previdência social, poderão ter valor inferior ao do salário mínimo.

    ResponderExcluir
  56. QUESTÃO 44 -

    O Gabarito consta Errado, mas considero que seja CERTO, com fulcro no que diz o art. 104 do DEC 3048/99 (verbis)

    Art. 104. O auxílio-acidente será concedido, como indenização, ao segurado empregado, exceto o doméstico, ao trabalhador avulso e ao segurado especial quando, após a consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultar seqüela definitiva, conforme as situações discriminadas no anexo III, que implique: (Redação dada pelo Decreto nº 4.729, de 2003)

    I - redução da capacidade para o trabalho que habitualmente exerciam; (Redação dada pelo Decreto nº 4.729, de 2003)

    DESTACO - "ACIDENTE DE QUALQUER NATUREZA"

    ResponderExcluir
  57. 62 pontos, estou bem satisfeita!!!

    ResponderExcluir
  58. 35. A aposentadoria por idade será devida ao trabalhador rural que, preenchidos os requisitos da comprovação de efetivo exercício de atividade rural e da carência, completar sessenta anos, se homem e cinquenta e cinco anos, se mulher.

    8.213, art. 48, §2 e 3.048, art.51, §1
    "...o trabalhador rural deve comprovar o efetivo exercício de atividade rural, ainda que de forma descontínua, no período imediatamente anterior ao requerimento do benefício, por tempo igual ao número de meses de contribuição correspondente à carência do benefício pretendido..."

    na questão:"comprovar efetivo exercício E carência"
    na lei/decreto: "comprovar efetivo exercício por tempo = nº meses correspondente à carência"

    Pesquisei a questão (Q555842) e acredito que essa alternativa foi dada como certa porque todas as outras estavam claramente erradas. Mesmo pegando o conceito de carência do decreto, ainda acredito que ela está errada. Como faz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2015 - FCC - TCE-AM - Auditor
      Em relação aos benefícios previstos aos segurados e dependentes no Regime Geral da Previdência Social, conforme legislação aplicável à matéria, é correto afirmar:

      a) Os benefícios do Serviço Social e da reabilitação profissional são devidos apenas aos segurados e não aos seus dependentes.

      b) A doença degenerativa e a inerente ao grupo etário estão incluídas no rol das doenças do trabalho para efeitos de equiparação a acidente de trabalho.

      c) Os períodos de carência para os benefícios auxílio-reclusão e salário-família são, respectivamente, de dez e doze contribuições mensais.

      d) A doença ou lesão de que o segurado já era portador, ao se filiar ao Regime Geral da Previdência Social, jamais lhe conferirão direito à aposentadoria por invalidez.

      e) A aposentadoria por idade será devida ao trabalhador rural que, preenchidos os requisitos da comprovação de efetivo exercício de atividade rural e da carência, completar sessenta anos, se homem e cinquenta e cinco anos, se mulher.

      Excluir
  59. Leon, a questão 37 não deveria ser alterado o gabarito para Certo?

    37.Apenas quando tiver sido intercalado com o exercício de atividade laborativa, o período em que o segurado se beneficiar de auxílio-doença deverá ser considerado para fins de cômputo do tempo de contribuição na concessão das aposentadorias. *

    Decreto 3.048
    Art. 61. Até que lei específica discipline a matéria, são contados como tempo de contribuição, entre outros:
    III - o período em que o segurado esteve recebendo auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, entre períodos de atividade;
    IX - o período em que o segurado esteve recebendo benefício por incapacidade por acidente do trabalho, intercalado ou não;


    ResponderExcluir